Relembre 5 motivos que fizeram do Chile o melhor destino de aventura da América do Sul

Talvez você não saiba, mas a WTA (World Travel Awards) considerou o Chile como o melhor destino de aventura da América do Sul e bateu países como Argentina, Uruguai e o próprio Brasil. Agora, o que faz do Chile tão especial assim? Vamos descobrir em 5 pontos.

Inclusive, são 5 pontos turísticos que escolhemos para mostrar que realmente o título faz algum sentido ao país. Se você conhece o Chile apenas pela capital, Santiago ou pelo caminho de Santigo, então, é hora de mudar essa chavinha do seu conhecimento.

Abaixo, nós temos alguns dos pontos turísticos mais incríveis de lá, especialmente para quem gosta de aventuras, seja nas montanhas, na terra ou na água. Saiba mais.

1 – Deserto do Atacama

A realidade é que não tem como a gente começar a falar do Chile e do título de destino de aventura sem falar desse deserto aqui. O Deserto do Atacama é um dos lugares mais conhecidos entre todos do mundo para quem gosta de aventura.

Ele tem uma paisagem de deixar qual um de queixo caído. E nesse deserto, a gente pode considerar ainda outros pontos turísticos para os amantes da aventura, como o Vale de La Luna, o Vale de La Muerte, que possuem terrenos na cor laranja-avermelhada.

Ah, e tem também o vulcão “Lascar”, que é considerado o mais ativo do norte do Chile, com mais de 5,6 mil metros de altitude.

2 – A Patagônia Chilena

O próximo ponto turístico do Chile que, com certeza, colaborou para que ele vencesse esse título é a Patagônia, que fica entre o Chile e a Argentina. Por lá, a gente também encontra paisagens únicas, exuberantes, maravilhosas.

Elas ficam entre fiordes e glaciares. Sendo assim, sedia também o Parque Nacional Torres del Paine, que tem mais de 200 mil hectares. É nesse lugar que dá para fazer escaladas. Mas, atenção: elas são consideradas as escaladas mais difíceis do mundo.

Na mesma região existe a prática do trekking nos rios, as cachoeiras, os vales. Sem contar que os passeios de barco são atrativos nos fiordes de Última Esperança e no glaciar de Balmaceda.

3 – O Parque Nacional de Pan de Azúcar

O Chile foi considerado como melhor destino de aventura da América do Sul e uma parte desse bônus vai para esse parque aqui. Curiosamente, saiba que ele não tem nada a ver com o nosso Pão de Açúcar daqui, do Rio de Janeiro.

Ele fica localizado entre a região do Atacama e a cidade de Antofagasta. Na verdade, é um deserto que fica em torno do Oceano Pacífico. A praia é única, com uma vista para o mar e em contraste com as montanhas do deserto. É um cartão postal e tanto.

Descubra o Melhor Roteiro de Viagem para o Chile

Do lado das aventuras, a gente pode falar dos mergulhos em Playa Branca ou na Playa los Piqueiros, que tem uma vida marinha muito rica, além das embarcações antigas que naufragaram por ali, em toda a costa. Dá para trekking e o mountain bike.

4 – Futaleufú

Aqui a gente começa a falar de destinos chilenos bem menos conhecidos, apesar de serem incríveis e valerem a pena a visita. Futaleufú, por exemplo, é o “Rio Grande” dos povos indígenas Mapuche. O lugar fica no meio da Cordilheira dos Andes, na região dos lagos.

O forte de lá é o esporte chamado de rafting e o caiaque, ambos na água. Mas, se você curte algo menos radical ou fora da água, dá para pensar nas trilhas de bike também. a Reserva Nacional de Futaleufú permite esse tipo de aventura.

5 – Huilo Huilo

O último dos lugares que vamos citar aqui, que pode ser visto como um dos mais curiosos de todos é Huilo Huilo. Inclusive, é uma grande surpresa para muita gente. No entanto, vale a pena estudar sobre o lugar.

Veja esses 5 cuidados quando for alugar um carro em Santiago, no Chile

É uma reserva ambiental que fica perto de Pucón, uma cidade que é cercada por um lago e um vulcão. Já na região de Huilo Huilo a gente encontra muitas florestas, trilhas e cachoeiras, que podem ter até 40 metros de altura.

O rio Fuy corta a mata, logo, o que temos é uma paisagem vista somente lá.

Sobre o World Travel Awards

Apenas para fins de curiosidade, saiba que o World Travel Awards é conhecido como o “Oscar do Turismo”. Assim sendo, todos os anos sai uma nova lista indicando as regiões, as cidades e os países mais recomendados para o turismo.

No ano passado, em 2019, ele listou o Chile como sendo o melhor destino de aventura da América do Sul. O prêmio existe desde 1993 e envolve praticamente todos os setores do turismo e todo canto do mundo.

Conhecido pela sigla WTA, ele separa a lista em continentes, mas mais especifico. Por exemplo, temos América do Norte e Caribe, Oriente Médio, África e Oceano Índico, Europa, América Latina, Ásia e Oceania, além da América do Sul.

Na época, além do Chile, tivemos a Colômbia como principal destino da América do Sul, Machu Picchu (Peru) como Principal Atração Turística da América do Sul, Quito (Equador) como Principal Cidade Destino da América do Sul.

Depois, Cartagena (Colômbia) como Principal Destino de Lua de Mel da América do Sul. Ah, Salar do Uyuni (Bolívia) entrou como Principal Atração Natural da América do Sul, também.