Aprenda como limpar o celular corretamente com essas 5 dicas comprovadas

Responda rápido: com quem você passa a maior parte do seu dia? A sua resposta pode variar:  patrão, filho, mãe ou amigo. Mas, além deles, com certeza, você passa uma boa parte da vida com o seu celular, né? Por isso, é importante aprenda como limpar o celular corretamente.

Dessa forma, a grande maioria das pessoas passa a maior parte do dia com o celular nas mãos. Ele é consultado não apenas para ligações, mas também para jogos online, para calendário, para fazer contas, para se comunicar, postar fotos, vídeos, etc.

Obviamente, entenda que isso não é uma crítica – até porque muitas pessoas utilizam essa ferramenta para trabalhar, se divertir, se comunicar. No entanto, a higienização do aparelho celular é importante de ser feita – ainda mais quando a gente fala em vírus e doenças.

Dessa forma, o que queremos com esse artigo é alertar sobre os cuidados para deixar o seu aparelho limpo. Inclusive, há estudos que mostram que como ele “vai” para qualquer lugar pode conter mais de 23 mil fungos e bactérias (pesquisa da Devry Metrocamp).

5 dicas sobre limpar o celular corretamente

Entre outras doenças que são causadas por vírus e bactérias, saiba que o usuário poderá ser infectado com micose, conjuntivite e intoxicações – além de outras coisas. Então, sem mais enrolações, vamos aprender como limpar o celular nessas dicas fáceis.

ANÚNCIO

1 – Limpe o display com álcool isopropílico

A primeira dica para limpar o celular corretamente é pensar na limpeza do display. Dessa forma, você já deve saber que o celular se estiver em contato com água pode danificar. Por isso, tome muito cuidado na hora que tiver que fazer a limpeza.

Vamos começar então limpando o display que é onde junta um número considerável de sujeira – além de ser bem sensível. Inclusive, essas áreas contem sensores e camadas que podem ser facilmente comprometidas.

Por isso mesmo saiba que existem produtos de limpeza específicos como, por exemplo, o álcool isopropílico puro, que precisa ser utilizado por meio de um paninho devidamente higienizado, macio, seco e recomendado para essa ação.

Para que tenha um segurança ainda maior é aconselhável desligar o seu aparelho antes de começar a limpeza. Depois, passe o pano. Primeiro sem o álcool isopropílico, em movimentos redondos, para conseguir remover a sujeira mais grossa. Na sequência, com o produto.

Termine passando mais uma vez o pano, mas somente a parte seca. Agora, vem a melhor dica desse tópico: será preciso aguardar entre 5 a 10 minutos para ligar o celular. Ok? Isso é para garantir a secagem completa do display.

2 – Use cotonete para a limpeza da carcaça

Quando for fazer a limpeza da carcaça, você deverá também se ater com a conexão USB, saída de áudio, som e o microfone. Elas também vão acumular resíduos com o passar do tempo e se não limpar poderão ter até problemas operacionais em breve.

Para limpar essas partes sensíveis você deverá utilizar um cotonete limpo e sem uso. No entanto, tome muito cuidado, pois ao invés de limpar poderá danificar seu aparelho.

3 – Bicarbonato e cremes hidratantes nas capinhas

De nada adianta fazer uma higienização completa do celular e não dar atenção para a sua capinha, né? Antes, descubra de qual matéria é constituída a sua para usar o produto correto para ela.

No caso de ser feita de TPU, aquelas que são transparentes ou claras, dá para lavar com água (não se esqueça de já ter retirada do celular, hein). Já o bicarbonato de sódio ou vinagre podem ser usados para acabar com aquele aspecto amarelado.

Além do mais, água e detergente são suficientes para lavar as capinhas que são de plástico resistente. Porém, não se esqueça de secar com pano seco depois. Já a capinha de couro exige um pano de microfibra e borrifadas de água com detergente.

E ainda no caso do couro, você poderá utilizar também cremes, desde que sejam sem cheiro, evitando assim que haja ressecamento.

4 – Não se esqueça de limpar os cabos

Os cabos do seu aparelho celular também devem ser incluídos no processo de limpeza. Para fazê-lo você deverá usar novamente o pano de microfibra com álcool isopropílico.

Passe por todo o cabo e componentes, como o próprio carregador. Se não conseguir uma limpeza completa, tente utilizar uma esponja macia. E evite puxar demais o cabo na hora de fazer isso – afinal, ele pode se romper.

Ah, e não se esqueça de nunca fazer isso enquanto seu cabo estiver em contato com a tomada, retire antes de começar o processo, como medida de segurança. Por último, termine a limpeza secando o cabo com um paninho seco.

5 – Os fones também precisam ser limpos

Para limpar o celular corretamente e por inteiro, considere o seu fone de ouvido, que não pode ser esquecido. Saiba que um fone sujo pode lhe causa problemas de saúde e, especialmente, nos ouvidos.

A limpeza dele é bem parecida com a que já ensinamos sobre como fazer com os cabos, no tópico 4. Mas, tome um cuidado especial com as áreas de comando ou no próprio fome, pois não podem ser molhadas.

Além de também secar após a utilização do pano, faça a operação com o celular desconectado, para evitar que acidentalmente puxe seu aparelho e ele caia. Porque assim não adiantará muita coisa ter um aparelho limpo, mas quebrado.

como limpar o celular corretamente

Assistência técnica especializada

Uma dica final é você pensar em levar o seu aparelho em uma assistência técnica especializada que pode fazer a limpeza do seu aparelho. Geralmente, o serviço é rápido e não costuma demorar mais do que algumas horas. Quanto ao preço, varia de região para região.

ANÚNCIO