Ganhar dinheiro para viajar? Entenda o que é a Bolsa de Valores

Você pode achar que esse conteúdo não tem nada a ver com os assuntos desse blog (que é sobre viagens, passagens, hotéis, etc). Mas, está enganado. Afinal, quando você sabe o que é a Bolsa de Valores, você estuda essa forma de ganhar dinheiro para viajar, por exemplo.

Isso porque a Bolsa de Valores é algo que mexe com a imaginação de muitas pessoas que acreditam que irão comprar uma ação em um dia e no outro já estarão ricos. Na verdade, não é assim que o mercado acionário funciona. E está longe de ser assim.

Além disso, muitas são as dúvidas que se tem em como funciona a Bolsa de Valores, pois não sabe nada ou quase nada sobre o mercado de ações. E se o segundo caso é mais a sua cara, você faz parte dos mais de 99% dos brasileiros que nunca fizeram um investimento em ações.

A informação acima é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Eles ainda citam que os motivos são: a falta de conhecimento, medo ou alegações de falta de dinheiro.

Agora, outra coisa é saber que ser rico não é um passaporte para ser um bom investidor. Assim como não ter um bom dinheiro seja um impedimento. Para que entenda melhor sobre esse incrível mercado de investimentos, fizemos esse conteúdo para você. Leia com atenção.

ANÚNCIO

Conheça a Bolsa de Valores

Imagine um ambiente onde todas as pessoas estão vendendo e comprando o tempo todo. Nesse mesmo lugar é necessário expor aquilo que está com vontade de vender para que outro indivíduo faça a aquisição – como se fosse uma grande feira.

Se você entendeu a ilustração que fizemos, saiba que essa é a Bolsa de Valores. Só que os seus produtos são títulos devidamente emitidos por empresas. Eles podem ser de capitais públicos, mistos ou privados.

Para que essas compras e vendas sejam feitas é necessário o intermédio de correspondentes de negociações – as chamadas corretoras de investimentos, mas que também podem ser bancos que tenham esse viés financeiro.

O modo de funcionamento da Bolsa

A forma de como funciona a bolsa de valores é bem tranquilo de se assimilar. Logo, os negócios se iniciam quando uma empresa abre seu capital e disponibiliza uma porcentagem das ações em busca de dinheiro.

Quem tiver grana para executar essa aquisição se tornará um “sócio” daquela empresa, pois será dono de pequena ou pequenas partes, dependendo da quantidade liberada e o quanto tenha conseguido comprar.

Essa ação de venda se chama IPO, Oferta Pública Inicial, em português. Quando surgem as ofertas para compra e venda, chamamos esse movimento de mercado primário, que é responsável pela delimitação que existe na relação entre oferta e demanda pelos títulos.

Dessa forma, o investidor primário emitirá uma ordem de venda para suas ações, definindo quanto está disposto a receber na troca delas. Então, é enviada essa ordem de venda pelas corretoras até que encontre um segundo investidor que tenha interesse em fazer uma ordem de compra – também pela corretora.

Na hora que a ordem de compra coincide com o mesmo valor da venda, o negócio é finalizado. Esse processo tem o nome de mercado secundário. Parece difícil entender, mas não é. Agora, de modo simples, você sabe o que é a Bolsa de Valores. Então, vamos continuar.

As ações da Bolsa de Valores

Quando se quer entender sobre a Bolsa de Valores é obrigatório ter conhecimento sobre o que são as ações.

Já falamos um pouco sobre elas, que são papeis que os investidores compram de uma empresa para se tornarem “sócios”. Mas, além disso, as ações são documentos que representam pequenas partes do capital social de uma empresa.

Conforme esse empreendimento apresentar sucesso no mercado você conseguirá valorizar suas ações, mas quando a situação complicar acontecerá uma desvalorização naquele produto que comprou.

Quanto mais pessoas comprarem daquelas ações, a tendência é que a sua comece a desvalorizar.

Dá para investir com segurança na Bolsa de Valores

Agora, uma próxima questão importante de ser analisada é sobre o fato de que a Bolsa de Valores é um mercado muito volátil. Isso é verdade. Tanto é que tudo pode influenciar os preços das ações – desde uma medida do governo até a mudança de governança na empresa.

De qualquer modo, se você pensa em investir em ações para um projeto longo, saiba que isso pode ser algo um pouco menos arriscado. Afinal, hoje em dia existem vários modos de você investir com segurança na Bolsa.

Logo, quando decidir iniciar suas aplicações na Bolsa de Valores saiba que deverá ter bastante cautela, estudar a fundo o assunto e se dedicar muito para que tenha bons resultados.

Você não deverá tratar com uma roleta a compra de ações, comprando aleatoriamente esperando que ganhe dinheiro na sorte. Uma estratégia de analise e observação deve ser feita antes de efetuar qualquer entrada.

Os cuidados!

Do mesmo modo, saiba que esperar que vai enriquece rapidamente é outra ilusão muito grande que pode lhe fazer ter grandes prejuízos. É preciso pratica e conhecimento para que invista com segurança. Usar muito dinheiro logo nas primeiras aplicações é muito perigoso.

Esteja preparado também para as perdas, elas também poderão acontecer, isso é inevitável. Como contornar isso? Conhecendo seu perfil de investidor será o grande diferencial para ser um bom investidor.

o que é a Bolsa de Valores

Outra dica fundamental é ter muito cuidado com excesso de confiança, principalmente no começo das suas compras quando começar a dar tudo certo e, por conta disso, você decide aumentar as suas aplicações em ações bem arriscadas. Tenha cautela, sempre!

Por último, procure ações baratas

Uma última dica é você procurar por ações baratas. Isso vai fazer com que você tenha mais possibilidade de lucrar com a valorização dos papéis.

Quando estiver começando a investir ou precisando de algumas dicas de quais ações são baratas, saiba que existem vários conteúdos na internet que focam nisso.

ANÚNCIO