Saiba como comprar passagem de ônibus pela internet de forma segura

Há alguns anos, os voos para todo canto do mundo e do país se popularizaram. Ainda assim, por vários motivos, as viagens de ônibus ainda são bastante comuns. O que mudou foi a forma de comprar o tíquete. Por isso, hoje vamos aprender como comprar passagem de ônibus pela internet sem correr riscos.

Afinal de contas, ao mesmo tempo em que a internet nos traz a facilidade de efetuar a reserva da poltrona sem precisar sair de casa, saiba que ela também pode trazer problemas. Isso acontece quando entramos em um site errado ou que não é confiável, por exemplo.

Assim, temos a primeira dica: conhecer o site que está vendendo a passagem. Até mesmo porque nem sempre vai ser a plataforma digital da própria viação. Aliás, é bem comum que sites terceirizados façam a venda de tais tíquetes. Então, como saber se são seguros?

Para responder essa pergunta, nós criamos essa matéria. Aqui, nós vamos trazer diversos pontos importantes para manter a sua compra online segura e garantir, de fato, a sua poltrona na próxima viagem de busão.

As dicas para comprar online com segurança

Para quem busca a compra de uma passagem de ônibus de forma eficaz, saiba que a internet é uma boa saída. Mas, como já anunciamos, é preciso alguns cuidados. Assim, vamos trazer nesse tópico todos esses cuidados para tornar a compra segura. Bora lá.

ANÚNCIO

1 – O registro da empresa

Parece não haver muita dúvida de que a primeira coisa a se fazer é verificar a procedência da empresa. Então, para saber como comprar passagem de ônibus pela internet sem ter muitas dores de cabeça, comece por pesquisar sobre o site.

E onde fazer isso? O ideal é que você saiba que a empresa está registrada no Ministério do Turismo. Isso porque ele tem uma lista completa de todas as empresas que podem vender as passagens, de forma regular. A autorização vale para o território nacional.

A busca é gratuita e deve ser feita no site do Cadastur. Em resumo, se a pesquisa que foi feita não gerar resultados, possivelmente, há motivos para você desconfiar daquele site de venda de passagens.

2 – A reputação do site

Esse ponto é complementar ao que falamos acima. Isso porque as vezes a empresa usa nomes diferentes, entre a razão social e o nome fantasia. Então, pode ser que a pessoa não tenha facilidade em pesquisar no site do Ministério.

Agora, uma próxima dica é você descobrir sobre a reputação da empresa. Um dos maiores sites que permitem isso é o Reclame Aqui. Lá, as pessoas e consumidoras podem fazer reclamações. Assim, se tem muita reclamação do site, então, isso é um problema.

Assim, a dica é acessar o RA e pesquisar pelo nome da empresa. Depois, ver a nota que foi dada e quais as reclamações mais frequentes também. Tudo isso vai te ajudar a ter a certeza de que está reservando um lugar no ônibus de forma confiável.

3 – As formas de pagamento

Mais uma boa dica tem a ver com a forma de pagamento. Como assim? Saiba que toda OTA, que é uma Agência de Turismo Online, deve disponibilizar diversos meios de pagamento. E isso visa o benefício direto ao consumidor.

Então, se o site só permite pagamento por boleto ou só por cartão, saiba que isso pode ser algum indicio de problemática futura. Resumidamente: quanto mais provedores de pagamentos forem possíveis e de forma ativa, emissores as chances de sucesso na sua compra.

4 – Os canais de atendimento

Agora temos a dica sobre os canais de atendimento que a plataforma disponibiliza. Ué, mas isso realmente é importante para quem quer aprender como comprar passagem de ônibus pela internet? Sim porque também podem ser indicativos.

A gente explica: se a empresa online não disponibilizar outros canais de atendimento além do site, considere que isso é ruim para o consumidor. Logo, apesar de a versão digital ser recomendada, também é preciso que se tenha telefones, por exemplo.

5 – O acesso ao site

A última dica sobre fazer a compra online das passagens é para dizer que é sempre melhor acessar a plataforma de venda diretamente do que clicar em outros links. Especialmente, os links que são enviados por e-mail.

como comprar passagem de ônibus pela internet

Logo, é legal saber e conhecer sobre alguns sites que existem e são confiáveis. A partir disso, você digita o site diretamente na busca do seu navegador, com pontos e siglas. Isso permite um acesso direto sem ter que passar por outras páginas, que podem possibilitar riscos.

Agora, quais as plataformas de venda de passagens? Atualmente, temos uma lista com várias. Mas, as mais conhecidas são da ClickBus, QueroPassagem, RodoviariaOnline, GuicheVirtual. Inclusive, já fizemos uma matéria para citar essas empresas. Relembre

Melhores sites para comprar passagens de ônibus online? Confira os 5 principais

Bônus – conheça 3 praias saindo do Terminal Tietê, em São Paulo

Esses dias a gente fez uma matéria bem legal falando como dá para sair do maior terminal rodoviário da América Latina, que é o do Tietê, e chegar até uma das praias do litoral. Obviamente, a gente citou as mais conhecidas e procuradas, como Guarujá e Praia Grande.

Quer saber mais sobre esse passeio de ônibus e o preço da passagem? Considere que trouxemos todas as informações na matéria. Além disso, contamos um pouco sobre a história desse terminal, que só não é o maior do mundo porque fica atrás do Terminal de Nova Iorque.

E também sobre como fazer as reservas de passagens online, como mencionamos aqui.

ANÚNCIO