Está pensando no aluguel de motos para viagens? Saiba mais desse assunto

Atualmente, locar um automóvel ou uma moto não é nada de outro mundo. Ao contrário, pode ser uma boa ideia para quem não quer ter os gastos com manutenção. Sendo assim, tem muita gente estudando as formas e maneiras de fazer o aluguel de motos para viagens.

Por isso, nós criamos essa matéria. Até mesmo porque comprar uma moto esportiva ou off-road para viagens pode não ser viável financeiramente. No entanto, alugar uma é algo totalmente possível. E até mesmo simples.

Curiosamente, saiba que na hora de colocar as rodas na estrada, muita gente vai atrás de motos como a Harley Davidson. Mas, além dela também temos variações da BMW e da própria Honda, que permite esses passeios ao ar livre. Gostou do assunto? Vamos saber tudo.

O que saber da locação de motos

O primeiro ponto é sobre o aluguel das motos. O que você tem que saber é que o mais comum é que seja cobrada uma diária. A diária de locação vem com a taxa de serviço também. Logo, o que também é comum é que o interessado paga por um seguro por quilometragem livre.

Geralmente, esse seguro é muito importante para empresas que alugam motos ou pessoas que vão trabalhar por aplicativos de entrega. No caso de viagens, nem tanto. Afinal, o viajante poderá fazer um seguro individual também, o que pode incluir a moto ou não.

Mais um detalhe importante é: existe a opção de alugar os capacetes e os acessórios também. Isso costuma ser bacana porque nem todo mundo tem motos. Logo, dificilmente terá os equipamentos de segurança obrigatórios.

Em algumas empresas, você poderá conseguir até mesmo uma ideia de percurso e de planejamento da viagem. Ou seja, tem todo um suporte técnico por trás, o que pode ser bastante interessante.

Os tipos de motos para viajar

Mais um tópico que é de seu interesse, com certeza, tem a ver com os tipos de motos que são aconselháveis para viagens. Como falamos acima, todo mundo (a maioria das pessoas) pensam na Harley Davidson. Mas, há de se considerar os tipos de motos também.

A gente tem aqui os 5 modelos mais visados e mais indicados. Nós vamos falar deles rapidinho.

  • Touring – é um tipo de moto estável e com capacidade carga. São ótimas para pista
  • Sport Touring – é versátil e tem tudo a ver com as viagens mais longas
  • Big Trail – tem muita potência e conforto. Ela permite viagem em asfaltos também
  • Cruisers – esse modelo é mais prático e estilosa. Ótimas para viagens mais rápidas
  • Standard – para quem não tem experiência é a mais fácil e adaptável

Se você não entende muito dos modelos ainda. Tudo bem. Tente começar uma pesquisa por aquelas que são chamadas de motos-estradeiras. Nesse caso, todos os tipos citados acima se encaixam. De todo modo, a Touring sempre é a mais indicada. Mas, também a mais cara.

A Honda tem uma página bacana onde fala mais desse tipo de motocicletas. Os atuais modelos dela são Gold Wing Tour e a GL 1.800 Gold Wing. Já para quem gosta de velocidade e aventura nas pistas, a Sport Touring pode ser melhor opção, como a Honda VFR800.

O que saber do contrato do aluguel de motos

O aluguel de motos para viagens pode ser uma boa ideia. No entanto, para cada empresa ou tipo de moto, você terá um contrato. Logo, considere que você tem que ler esse documento para saber tudo o que é direito e dever. Mas, vamos falar do que é mais comum, agora.

O mais comum, inclusive, é sobre a idade para validação desse contrato. Recomenda-se que a pessoa tenha mais de 21 anos e, ao menos, 2 anos de experiência com a carteira de motorista. Outra coisa é sobre algumas “aulas” sobre a moto que vai ser alugada.

Afinal, mesmo que a pessoa tenha experiência com trânsito e direção, considere algumas motos, especialmente as esportivas, são mais pesadas e podem ter características diferentes. Logo, essas aulas são interessantes.

Aliás, ainda temos sobre as taxas e custos. Assim, o ideal é conhecer as tarifas de locação e os serviços oferecidos. Sem contar que você deve ter em mente a hora da entrega e devolução da moto. Além do lugar. Em caso contrário, você poderá ter multas e encargos.

As locadoras de motos ativas no país

Esse também é um ponto importante sobre o aluguel de motos para viagens porque muitas locadoras fecharam as portas durante os últimos anos. Assim, é preciso considerar a sua cidade ou região para saber sobre as opções que ainda funcionam. Nós temos exemplos.

aluguel de motos para viagens

Por exemplo, em São Paulo, nós temos a Riders Moto Experience, que fica na capital mesmo. Depois, tem a Rox Moto ou a Triumph Experience, ambas em Campinas. Já em Canoas (RS), tem a A&K Motorcycle e ainda no Sul tem a Campeche Locação de Motos, em Floripa (SC).

Por outro lado, a gente tem muitas locadoras de motos suspensas aqui no Brasil. E elas estão espalhadas por todas as regiões. Por exemplo, a Moto Libre em Fortaleza (CE), a Minas Lock em Belo Horizonte (MG) e a Siga Rent a Car em Goiânia (GO).

Curiosidade – Brasileiros fazem viagem de motorhome pela Flórida, conheça as histórias

Já para quem vai considerar um passeio de moto fora do país, a gente tem opções de locadoras também. Um bom exemplo é a Darcos, que fica em Paris, na França. No mesmo país e na mesma cidade tem a Scoot Company. Nos Estados Unidos, a Eagle Rider.