Encontramos 5 tendências para as viagens no pós-pandemia

O que você sabe sobre as tendências para as viagens no pós-pandemia? Tem quem pense que as viagens não devem acontecer no próximo ano. No entanto, especialistas e até mesmo ministérios garantem que sim – desde que “com os devidos cuidados”.

Por isso, tem muita companhia aérea, marcas de hotéis e todo tipo de empresa ligada ao setor se preparando para isso. Mas, além desses cuidados e dos protocolos, o que mais será que é tendência para o próximo ano? Nós trouxemos 5 pontos que são bastante óbvios.

Por exemplo, o turismo ecológico, sustentável e rodoviário. Por que? Nós vamos explicar cada um desses pontos e outros nos próximos tópicos. Por isso, leia com bastante atenção e entenda porque eles ganharão força.

As 5 tendências nas viagens

Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que essa leitura não é uma recomendação de viagem. Até mesmo porque a gente não cita aqui nenhum lugar ou hospedagem ou companhia para você fazer a sua viagem. De todo modo, é um texto informativo com o intuito de ajudar você a tomar melhores decisões sobre viagens.

1 – Turismo Ecológico

O turismo ecológico ou da natureza é uma das opções mais tendenciosas. O motivo? Estar em meio a natureza, que é um lugar aberto, promete ser uma opção mais segura do que viajar para lugares fechados e que possibilitam a circulação do vírus.

Certamente, vai acabar sendo uma escolha de muita gente que não abre mão da viagem. Porém, que quer fazer isso com mais segurança. Assim, pensar no turismo ecológico como forma de fazer viagens no pós-pandemia é algo natural.

E nessa situação a gente pode pensar em destinos nacionais também, já que temos muitas reservas naturais e parques por aqui.

2 – Turismo Sustentável

Se a gente está falando sobre as tendências para as viagens no pós-pandemia também podemos considerar que o turismo sustentável ganhou força. Ele já vinha sendo uma opção para muita gente interessada em assuntos do meio-ambiente.

No entanto, agora com o período do isolamento social, mais gente começou a ver a importância disso. Logo, estamos falando de optar por lugares menos caros e mais sustentáveis, que colaboram com a vida na Terra.

Isso permite a exploração de lugares diferentes, paradisíacos e, geralmente, em ambientes naturais, como as já citadas reservas naturais.

3 – Turismo Solitário

Obviamente, o termo “turismo solitário” não existe como conceito do dicionário. Mas, a ideia é inteligente. Estamos falando sobre um conjunto de ações que tenham a ver com os citados: turismo ecológico e sustentável. Assim, a ideia é complementar.

Nesse caso, não estamos falando de viajar sozinho – apesar de isso ser totalmente possível. Mas, sim de optar por lugares que não aglomeram as pessoas ou os casais. Por exemplo? Praias paradisíacas são bem menos cheias do que as praias famosas.

Ou dá para pensar em cachoeiras, que podem ser lugares menos movimentados também. De qualquer modo, note que as opções quase sempre se voltam para lugares abertos ao ar livre e que tenham relação com a natureza.

4 – Turismo Nacional

Na soma de tudo o que falamos até aqui, também podemos incluir como outra das tendências para as viagens no pós-pandemia o turismo nacional. Isso porque há bons motivos para crer que essa pode ser uma opção mais viável.

Por exemplo, a gente ainda não tem tanta certeza sobre como o vírus está circulando em outros países. Em alguns, há o que é chamado de “segunda onda da Covid-19”, o que tem aumentado os casos relativamente.

O próximo ponto a ser estudado é o fato de que as viagens internacionais são mais burocráticas e isso quer dizer ter que ir em mais lugares, enfrentar mais filas e até mesmo a questão do avião – como vamos falar mais abaixo.

5 – Turismo Rodoviário

A última dica que temos aqui, que também é tendenciosa, tem a ver com o meio de transporte. Atualmente, existem muitas restrições nos aeroportos. Logo, a movimentação desses lugares é menor, visando a segurança dos passageiros e trabalhadores.

Assim, caso vá para outro país é muito importante verificar quais as medidas de segurança que as companhias estão tomando. Ao mesmo tempo, muito tem se recomendado sobre as viagens de carro com a família, que são mais seguras do ponto de vista sanitário.

Assim sendo, isso também envolve tudo o que falamos acima: das viagens dentro do país até as opções em parques ou reservas naturais.

Bônus – sobre a hospedagem

A gente não citou a questão da hospedagem como uma das tendências para as viagens no pós-pandemia porque ela é na verdade uma novidade. Atualmente, esses lugares têm investido muito em cuidados no setor. Isso porque há protocolos do Ministério da Saúde a serem seguidos.

Sendo assim, agora o viajante tem uma missão ainda mais importante para fazer o seu planejamento. O motivo é que em alguns lugares ainda existe a restrição do número de hospedes, por exemplo. Outra coisa é que mais gente está reservando o lugar com antecedência.

E um próximo ponto sobre a hospedagem é se ligar na segurança sanitária. Assim, será que esse lugar que você vai ficar toma todas as medidas necessárias? A ideia é fazer os clientes se sentirem seguros.

No entanto, nem todo mundo está preparado para isso. Por isso, é preciso atenção com a hospedagem.

Outras notícias sobre as viagens na pandemia

tendências para as viagens no pós-pandemia

Para quem tem o interesse em saber mais sobre o setor durante a pandemia e no pós-pandemia, considere que já publicamos aqui alguns conteúdos. Trouxemos uma lista deles que serve como leitura complementar.

Como visto, temos 3 assuntos diferentes (intercâmbio, réveillon e cuidados). No entanto, todas as matérias citam a pandemia como enforque, o que pode ser um bom conteúdo para você entender mais desse momento.