Veja como alugar carro em um passeio em Cuba

Fazer um passeio em Cuba pode ser algo que vai entrar na sua lista de “viagens inesquecíveis”. Inclusive, não estamos falando aqui sobre posição política ou adoração por guerrilheiros, ok? Estamos falando do ponto de vista mais turístico possível.

Nesse caso, alugar um carro para passear em Cuba pode ser legal. Afinal, a Ilha de Fidel Castro tem ótimas rodovias, passando pela Costa e chegando até o interior do país. O problema é que existem algumas regras que não podem ser deixadas de lado. E vamos falar disso.

Se há uma boa dica para começar é saber que todo planejamento deve ser feito com antecedência. Assim, saiba que são poucas as empresas que permitem esse tipo de aluguel. Mais do que isso, todas são estatais. Então, considere ao menos 48 horas para a reserva.

Sendo assim, para fechar o tópico, saiba que se você tem o hábito comum de “deixar tudo para a última hora”, então, você pode ter um problema nisso. Tanto é que não é incomum encontrarmos brasileiros reclamando que em Cuba não tem carros para alugar.

Sobre as regras para alugar carros em Cuba

Para não correr o risco de ficar sem carro ao partir de Havana para Varadero, que tal a gente conhecer as regras sobre a Cubacar, que é a principal locadora do país? Aliás, as mesmas regras podem ser aplicadas na maioria das outras locadoras, como na Transtur.

Os documentos

Sobre os documentos, considere que você poderá alugar a partir da sua CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação. Isso vai permitir você dirigir em Cuba. Mas, além da CNH, esteja também com o seu passaporte em mãos, hein.

A diária

Outra coisa importante é sobre a diária. Ela só é feita para 3 dias ou mais. Portanto, os valores variam conforme os dias que você ficará com o carro.

Os preços

Falamos um pouco dos preços do aluguel do carro. Porém, não falamos muito. Assim, ao fazer passeio em Cuba, saiba que o aluguel de um carro automático é de CUC 90 para reservar entre 3 e 6 dias. A diária cai para CUC 85 se você aumentar as diárias.

O combustível

Outra regra é sobre o combustível. Assim sendo, saiba que você também deve pagar algo como CUC 60 pelo primeiro tanque do carro. Por outro lado, dá para devolver o carro sem fazer o abastecimento completo dele.

A caução

Você sabe o que é a garantia caução certo? É a mesma coisa que acontece por aqui. Então, você tem que deixar CUC 150 como caução na garagem da locadora. Obviamente, o valor é devolvido na entrega do carro, se o veículo estiver em conformidade.

Sobre viajar de carro em Cuba

Já nesse próximo grande tópico, a gente vai falar sobre algumas dicas que vão interessar você que vai viajar de carro por Cuba. Primeiro, saiba que há uma crise lá muito forte, ainda mais quando pensamos em itens básicos, como é o caso do combustível.

Então, é comum você ver postos de combustíveis fechados por toda cidade, como Havana. Um dos motivos é que a crise na Venezuela, que exporta a gasolina para Cuba, tem afetado todo mercado cubano. Logo, dá para considerar levas galões extras no porta-malas.

Ainda considerando esse ponto da gasolina, saiba que tem a questão financeira. Afinal, como a oferta é menor, então, o preço aumenta. Essa regra mundial afeta o orçamento do viajante. Por fim, sobre o preço, ele é acessível, variando entre CUC 0,80 e CUC 1,20 para cada litro.

Falamos do combustível e da grana, agora vamos fechar o tópico mencionando a estrada. Por lá, a qualidade das rodovias é considerada boa. Além disso, elas são sinalizadas. Porém, não são perfeitas, sendo que você encontra buracos e desníveis em alguns locais.

Sobre os carros em Cuba

Para fechar o tópico que fala de carros, ainda considerado um passeio em Cuba que seja feito de carro, leve em conta que você não encontra apenas aqueles carros antigos por lá. Bom, vamos por partes, logo falaremos disso.

Se você se programar, vai ver que alugar um carro em Cuba é simples. Quanto as regras de trânsito, elas são comuns e seguem os limites de velocidades. Em alguns trechos há a cobrança de pedágios, como conhecemos. O furto de carros é baixíssimo e a criminalidade também.

Sobre os carros velhos, saiba que aqueles veículos da década de 50 que são verdadeiros esquadrões americanos ou soviéticos ainda existem. Porém, há também veículos novos, mais moderno, que pode até ser mais barato no aluguel.

passeio em Cuba

Bônus – quando ir para Cuba

A gente tem que considerar que o clima de Cuba é tropical. Então, há um sol que vigora por todo ano. No entanto, o clima é agradável – ao menos, mais do que em algumas partes do nosso país. O vento fresco ajuda muito nisso.

A estação mais quente fica entre junho e agosto. Nesse caso, o calor é bem forte, acima dos 30 graus. Por isso, um passeio em Cuba precisa ter cautela. Ao mesmo tempo, esse é o período que mais chove. O inverno vai de dezembro a março, que é uma estação seca. A temperatura é mais agradável.

Saiba como conseguir tirar o visto para Cuba

O único detalhe que você tem que se atentar é para os meses de junho a novembro, que é quando se fala em furacões. Assim, há alertas o tempo todo. Mas, não quer dizer que vão ter furacões, ok? De qualquer modo, vale a dica para ficar de olho no noticiário local.

Resumidamente, se você quer aproveitar o melhor do clima cubano, com certeza, ir para lá entre novembro e abril pode ser o mais recomendado. Você evita furacões e chuvas.