Veja a importância de beber água no tempo seco [5 alimentos ricos em água]

Você que gosta de viajar deve ter notado que em todo lugar que tem o tempo seco ou quando o clima está seco demais ou ainda em estações como o inverno, algumas doenças podem aparecer, como garganta irritada, tosse e até mesmo nariz entupido. Por isso, hoje vamos falar da importância de beber água no tempo seco.

Obviamente, as dicas aqui citadas não são somente para quem vai viajar. Porém, essas pessoas podem acabar se descuidando nesse momento que exige muita concentração. Por isso, aqui nesse blog de viagens hoje estamos focando nesse tema, que tem a ver com a sua saúde.

Para início de conversa, considere que a hidratação do corpo é necessária para mantermos uma boa saúde. O problema é que em certos momentos, como no inverno, o tempo esfria e isso nos dá uma sensação menor de sede. Como resultado, bebemos menos água. O que é um perigo.

E é um perigo porque mesmo que o tempo esteja frio, o clima fica seco e isso exige que nosso corpo esteja mais hidratado para evitar os problemas, os sintomas e até mesmo as doenças que já citamos acima. Pensando nisso, criamos vários tópicos, que vão te ajudar nessa missão.

Não esquecer de beber água

O seu problema maior não está em entender a importância de beber água no tempo seco, mas sim pelo fato de esquecer disso, algumas boas dicas valem a pena ser consideradas. Por exemplo, estar sempre com uma garrafinha de água por perto.

Se vai viajar, leve ela na mochila ou na bolsa de mão. Ou, quando está trabalhando home office, deixe na sua mesa de trabalho. Já se está estudando, o mesmo. Se está cozinhando, deixe perto da pia e assim por diante. Quando você ver a garrafa vai se lembrar de se hidratar.

Outra ideia inteligente é você considerar a sua rotina e também o tempo de pausa. Então, a cada 50 minutos de trabalho, por exemplo, recomenda-se uma pausa para esticar o corpo, se alongar e beber água. Ah, e ainda tem outras dicas, sobre os aplicativos.

Usar aplicativos de saúde

Esse próximo tópico é para falar sobre os aplicativos de saúde que podem servir de várias formas para você. Eles podem ser como lembretes, por exemplo ou simplesmente trazer informações sobre a hidratação em todas as épocas do ano.

O Waterbalance é um deles. Ele é ótimo para celular porque é leve e fácil de usar. Ele vai te ajudar a controlar a quantidade de água que você deve ingerir no dia. isso respeita o seu peso, a sua idade e a sua altura. Logo, ele também avisa quando você deve beber água.

O Hydro é outro app para beber água durante o ano. Ele também ajuda nessa lembrança de ir até o bebedouro ou a torneira ou na geladeira buscar a sua água. Como o Waterbalance, ele permite analisar a quantidade de água, só que traz gráficos para análises.

No Brasil, o mais famoso é o Beba Água, que tem um nome sugestivo para um aplicativo de beber água, né. A ideia dele é ser prático e trazer lembretes para lembrar as pessoas de se hidratarem durante o dia todo. Ele é todo em português.

As frutas ricas em água

Outro tópico para citar a importância de beber água no tempo seco e também para falar como isso é mais simples do que parece é esse aqui. A ideia é que durante o inverno você aposta mais em legumes e frutas ricas em líquidos, especialmente, água.

Ao todo, 5 deles são referências nesse assunto. A se começar pela melancia, que tem uma grande parte formada por água. Além disso, ela é rica em vitaminas também. Tem ainda a laranja, conhecida por ser ótima para o tempo seco e por repor parte da água que o corpo precisa.

Ainda do lado das frutas, temos o melão, que é muito próximo da melancia e indicada para a hidratação das pessoas. O mais legal é que ela é versátil e pode até ser adicionada em pratos salgados. Do lado dos legumes, temos a cenoura e o gengibre como destaques.

A cenoura é rica em vitaminas e pode até fazer parte de bebidas compostas, como com laranja. Já o gengibre é uma raiz composta de água e com sabor refrescante. Cabe muito bem em sucos verdes ou como chás, quentes e gelados.

Os cuidados na pandemia

Antes de terminar, também é importante a gente dizer que durante uma viagem, após esse período de pandemia, a gente deve tomar alguns cuidados de higiene, especialmente na hora de tomar água de qualquer lugar.

O ideal é sempre observar bem a procedência da água e higienizar bem os frascos e garrafinhas. Outra coisa interessante é evitar adicionar gelo na água – justamente por não saber a procedência de tal item.

beber água no tempo seco

Uma última dica é pensar sobre a aromatização da água. Essa é uma boa ideia para quem não tem o hábito de beber água diariamente. Mas, durante as viagens é preciso muito cuidado porque a mistura de frutas com água pode ser contaminante.