Como viajar para outros países sem saber falar inglês?

O inglês é a língua universal e uma exigência básica para quem quer viajar para o exterior. Porém, não é todo mundo que teve a oportunidade de aprender o idioma ou tem tempo e recursos para estudar de última hora.

Nesses casos, o que fazer para garantir uma boa viagem em um outro país? Isso é o que você descobre a seguir, com 4 ótimas dicas que trouxemos para você. Acompanhe!

1 – Planeje tudo com antecedência

A nossa primeira dica para que a sua viagem internacional dê certo mesmo sem o domínio do inglês vale para toda e qualquer viagem, não importa o destino ou o idioma falado por lá: planeje-se com antecedência.

Isso é necessário por que, sem saber se comunicar em inglês ou no idioma local, fica muito mais difícil se virar e arranjar qualquer coisa. Imagine, por exemplo, ter que comprar as passagens para determinado passeio de última hora sem ter como se comunicar.

Como saber qual meio de transporte é melhor e mais barato, onde comprar as passagens, de onde sai e que horas; tudo isso através da mímica e de algumas palavras arranhadas aqui e ali? Não dá!

Por isso, o ideal é planejar e pesquisar tudo com antecedência: todos o roteiro, como serão feitos os passeios, melhores formas para se locomover no destino, etc.

Tudo precisa ser pensado e planejado em detalhes para que a necessidade de comunicação durante a viagem seja mínima.

2 – Aprenda as palavras básicas do idioma

Planejar-se com antecedência vai ajudar muito durante a sua viagem e vai garantir que você só precise se comunicar o mínimo possível.

Porém, esse mínimo ainda existe e você precisa aprender pelo menos as palavras básicas para conseguir dar conta.

Além disso, imprevistos acontecem e sem o básico fica muito mais difícil lidar com eles.

Por isso, outra ótima dica para que a sua viagem dê certo mesmo sem o domínio do inglês é que você aprenda o básico do básico do inglês e/ou do idioma local do destino.

Palavras como “Obrigado”, “Onde fica X”, “Onde eu consigo Y” e “Como eu posso chegar em Z” fazem total diferença e podem salvar seu dia em um país onde você não conhece nada nem ninguém.

3 – Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia está aí tornando tudo muito mais fácil e transformando o mundo, então, por que não usá-la para se comunicar durante a sua viagem?

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a se comunicar melhor no exterior e a grande maioria deles é gratuita.

Talvez o melhor exemplo disso seja o Google Tradutor.

Completamente grátis, ele é cheio de funcionalidades interessantes que te permitem até mesmo discutir futebol com um local.

Com ele, é possível fazer a tradução simultânea de uma conversa em tempo real, apenas com o seu celular, por exemplo.

Mas existem diversos outros, como o Google Maps, que pode te ajudar a se locomover mais facilmente no destino, sem precisar ficar pedindo informações o tempo todo.

E o Verbalizelt, que te dá acesso a uma comunidade de tradutores ao redor do mundo para te ajudar com qualquer questão linguística.

4 – Use e abuse da mímica

No fim, a boa e velha mímica continua valendo e pode ser a sua mais importante aliada em uma viagem internacional sem o domínio do inglês.

Por isso, não tenha vergonha e use e abuse dela sempre que necessário!

E não tenha medo dos micos! Estes todo mundo passa e podem até tornar a sua viagem mais divertida e descontraída!