Conheça as 3 principais vantagens dos bancos digitais

O mundo está em constante evolução, principalmente porque a tecnologia avança cada vez mais, trazendo muito conforto e facilidade para as pessoas. Se você é alguém que viaja e gosta de controlar as finanças, com certeza, conhece as principais vantagens dos bancos digitais.

No entanto, se você ainda não tem uma conta digital, saiba que está perdendo tempo – e dinheiro. Afinal, a economia financeira é uma das vantagens desses bancos, que não cobram taxas de manutenção ou administração, como os bancos mais tradicionais fazem.

Afinal, nós podemos conversar com amigos do outro lado do mundo por mensagens, áudios, vídeos, tudo pela tela do celular. A modernidade tem um papel interessante de ligar as pessoas e lugares. E isso não seria diferente no setor bancário, onde a tendência é ser digital.

Atualmente, quem está utilizando dessa tecnologia são os bancos digitais. Sendo assim, já pensou poder efetuar as suas operações apenas pelo celular sem precisar ir até agências e pegar filas? Ótimo, né. Então, conheça mais sobre esse novo formato.

Mas, o que são bancos digitais?

Assim como os bancos tradicionais, os digitais são instituições bancárias que oferecem tudo aquilo que se procura nesse tipo de serviço. Só que aqui se adiciona a primeira grande vantagem, que é justamente a de ser online.

Seja pelos aplicativos ou site de cada empresa, você poderá acessar todas as informações sem ter que ir na agência bancária. Ou seja, você pode movimentar o seu dinheiro e pagar as contas sem sair de casa, por exemplo.

Para ter acesso a elas é preciso utilizar celular ou o computador e pedir a abertura de uma conta. Além dos seus documentos pessoais, normalmente é pedido que envie uma selfie para comprovar que não se trata de uma fraude.

Depois disso é só esperar que seu pedido seja aprovado. Lembrando que cada instituição tem um prazo máximo para lhe mandar sua resposta. Ah, quando precisar fazer algum saque, saiba que poderá efetuar em qualquer caixa 24 horas que tenha na sua cidade – mas, cuidado que isso pode ter custos.

As 3 principais vantagens dos bancos digitais

Abaixo, separamos as 3 principais vantagens dos bancos digitais, mas como já mencionamos acima existem outras também. No entanto, essas daqui podem fazer você começar a pensar, agora mesmo, em abrir a sua conta digital.

1 – Isenção de taxas

Uma das principais vantagens de se tornar cliente de algum banco digital é poder usufruir dos serviços sem que seja necessário pagar taxas – especialmente as de manutenção e administração, que corrói boa parte do seu orçamento, né.

Isso só é possível pelo fato de justamente não apresentarem o serviço físico, que acaba sendo responsável pelo aumento dos gastos dos donos de bancos. Entre eles, aluguel, força, água, segurança e salários dos funcionários.

Como esse benefício, você conseguirá também economizar no momento que decidir se cadastrar em algum banco digital e utilizar seus serviços.

Além de ficar isento dessas taxas altas para que os bancos consigam pagar suas contas mensais, eles também não habituam cobrar qualquer quantia na hora que você precisar fazer transações eletrônicas.

Dessa forma, você emite a fatura de boleto, faz transferências para outras contas e depósitos sem pagar por isso. A maioria não cobra nem mesmo na hora que for fazer saque – mas, alguns cobram. De qualquer modo, o aconselhável é ver as vantagens de cada banco digital.

2 – Praticidade e comodidade

A praticidade para poder utilizar os serviços de um banco digital é um grande atrativo para qualquer pessoa. Esse será o fim das suas idas as agências e horas nas filas para resolver algum problema ou mesmo para pagar alguma conta.

Tudo poderá ser feito na hora que quiser, no seu celular ou computador, necessitando apenas que tenha acesso a internet. Caso tenha dificuldades com o serviço, não se preocupe, pois, as empresas oferecem suporte online para sanar todas suas dúvidas.

Outra bela comodidade é poder verificar seu saldo e extrato bancário no momento que for mais propício para você, sem depender do horário de abertura de agências, podendo utilizar seu serviço onde quiser. Por exemplo, na praia, quando estiver de férias.

Além disso, você terá acesso a saques que podem ser efetuados nos Caixas 24 horas, algo que também costuma ser bem mais rápido que fazer saques em bancos tradicionais, tendo que ir na agência do banco que você tem conta.

3 – Sem burocracia

Se você está cansado daquela burocracia em que os bancos tradicionais costumam trabalhar, migrar para o digital é uma excelente opção. O motivo para que a burocracia seja bem menor é o fato de poder fazer tudo que precisa na hora, por meio do site ou do seu aplicativo.

Para conseguir entrar na conta de forma remota não tem segredo e a facilidade com que se pode fazer isso é um dos pontos altos dos bancos digitais. Também não há quantidade limite para que possa fazer as transações, depósitos, transferências e pagamentos.

vantagens dos bancos digitais

Caso você precisa ter acesso a outros serviços mais complexos de um banco, como pedido de cartão de crédito, empréstimo ou até investimento, não será impedido de finalizar o processo por conta da burocracia, pois sua solicitada será analisada bem rapidamente – em minutos.

Quais os melhores bancos online?

As opções para escolher banco digital são várias, mas não se preocupe com isso, pois encontramos um conteúdo falando sobre os melhores. Na matéria você fica sabendo sobre cada uma das contas, dos bancos, das taxas e das vantagens deles. Leia.