Saiba quais são os tipos de quarto de hotel que existem

Talvez você nunca tenha passado por isso, mas quem já passou sabe qual é o sentimento: você se prepara para uma viagem, mas quando chega no local vê que a sua acomodação é bem ruim, muito básica. O motivo? Você não escolheu bem um dos tipos de quarto de hotel.

Aliás, você sabe quais são os tipos que existem na maioria dos hotéis do mundo todo? A gente fez este conteúdo para trazermos a resposta, continue lendo para descobrir. E leve em conta que o que muda não é só o preço, viu.

De um modo geral, quanto mais luxuoso, moderno e cômodo um quarto for, mais caro ele será. De modo geral, o preço do quarto mais simples em comparação com o mais caro pode ser de 10 vezes menos. Por isso, é bom conhecer as opções.

Os tipos de quarto de hotel

A gente trouxe aqui os 4 principais tipos de quarto de hotel que existem no mundo. Mas, saiba que alguns lugares podem oferecer variações entre eles. Porém, essas variações apenas apresentam pequenos detalhes diferentes, como uma vaga a mais na garagem, por exemplo.

Assim sendo, você conhecendo essas opções, que são as principais no mundo todo, vai ficar bem mais fácil de você escolher a melhor acomodação para você na próxima viagem que fizer, seja aqui no Brasil ou em outro país.

1 – Standard

Os mais famosos dos tipos de quarto de hotel que existem são aqueles padrões, também chamados de Standard. Ele é o tipo mais comum, mais barato e vem com conveniências que são básicas e ditas como imprescindíveis.

Por exemplo, você vai encontrar uma TV (que nem sempre é em HD), um banheiro simples e dificilmente vai ter uma visão panorâmica ou da janela do quarto para a praia, por exemplo. Ainda assim, costuma valer a pena pelo custo-benefício.

É o tipo de lugar que preza pelo conforto, bom preço e não pelo aconchego. Já quanto ao valor de um quarto Standard não dá para saber. Isso porque existem uma variação com base no hotel, como com a localização, estrelas, qualidade e serviços extras.

2 – Master

O Master é o próximo dos tipos de quarto de hotel que existem no Brasil e no mundo. Ele também é chamado de quarto executivo e, quase sempre, é o escolhido pelos funcionários de empresas. Fica exatamente no meio termo entre o Standard e o de Luxo (a seguir).

Sendo assim, o preço também ficar na média entre esses 2 tipos de quartos. Logo, temos uma acomodação intermediária, que possui uma TV (que pode ser HD) além do que você já conhece: banheiros, ventiladores, internet wi-fi.

Hotel ou Pousada – Qual vale mais a pena?

O diferencial mesmo está no fato de ter uma localização um pouco mais privilegiada do que o Standard. Geralmente, é em andares mais altos e com vistas externas. Além disso, pode ter uma pequena sala de estar, com sofá, mesa, cadeira, frigobar, etc.

3 – Luxo

A próxima opção é o quarto de luxo. Aqui você já faz uma ideia do que estamos falando, né? O quarto é luxuoso porque preza pelo conforto e aconchego. Além disso, sempre vem com serviços bônus e extras adicionados no valor total dele.

Inclusive, alguns até tem ofertas de bebidas alcoólicas ou sobremesas, além das sessões de massagens e o acesso a academias e salões e jogos ou piscinas ou quadras de golfe.

Como você também já deve imaginar, esse quarto é bem mais caro do que o Standard e um pouco mais caro do que o Master – perdendo apenas para o Master Superior. Ele tem tudo o que os quartos anteriores têm, além de ter ar-condicionado, vistas para o mar ou jardim, etc.

4 – Master Luxo

A última opção entre os tipos de quarto de hotel é o Master Luxo, que está acima do Luxo e tem tudo o que o Luxo tem, só que algumas coisas a mais. Geralmente, o que muda é o espaço dele, que contém ambientes separados, ideal para quem busca muita comodidade.

Aliás, esse tipo de quarto também é chamado de Deluxe em alguns lugares. Inclusive, os banheiros são bem mais amplos e podem até ter banheiras de hidromassagem. Geralmente, está no andar mais alto do prédio e com as vistas mais bonitas.

tipos de quarto de hotel

Bônus – o que é um quarto duplo?

Muita gente tem dúvidas sobre o quarto duplo, que também pode baratear a sua estadia ou noite em um hotel. Mas, o que será que é isso? Basicamente, trata-se de um único quarto (que pode ser de qualquer tipo e tamanho) com 2 camas de solteiro ou 1 cama de casal.

A ideia de quarto duplo é que ele servirá para 2 pessoas. Assim como um quarto triplo vai servir bem para 3 pessoas. Então, o detalhe é que você deve escolher o quarto duplo que virá com 2 camas de solteiro ou 1 cama de casal. Geralmente, os preços não mudam.

Hotel Urbano oferece pagamento de hospedagem no boleto

Bônus – 2 o que é um quarto com suíte?

A última dúvida de muita gente que trouxemos aqui e pode ser útil para você também tem a ver com o quarto com suíte. E isso é bem fácil de explicar também. De maneira simples, o quarto com suíte vem com banheiro.

Mas, em hotéis, todos os quartos têm banheiros – exceto aqueles que são compartilhados, o que não é tão comum assim. Então, um quarto com suíte em um hotel pode significar um ambiente separado para o banheiro, com poltronas, armários e bancadas.

Para não errar, considere perguntar sobre isso no hotel antes de fazer a reserva.