Hotel ou Pousada – Qual vale mais a pena?

Saber a diferença entre um hotel, pousada, hostel, resort e as demais estabelecimentos que recebem viajantes evita dores de cabeça e gastos desnecessários durante a sua viagem, sabia disso?

Cada um destes lugares possui a sua função, valores e momento específico para ser usufruído. Portanto, resolvemos diferenciar dois dos serviços mais utilizados: hotel e pousada. Afinal, qual a diferença entre um hotel e uma pousada? E qual vale mais a pena para você? Descubra!

Hotel

Os hotéis são estabelecimentos de hospedagem que, geralmente, são graduados de uma a cinco estrelas para o nível de conforto e serviços que ele oferece.

Normalmente são construídos em prédios de três ou mais andares e  possui uma divisão por quartos ou apartamentos.

A equipe de funcionários de um hotel, normalmente, é dividida em variados setores como cozinha, limpeza, gerência e recepção.

Comumente oferecem um ambiente mais formal e é muito procurado por viajantes a trabalho ou que buscam se hospedar em centros urbanos. E, no geral, funciona durante o ano todo.

Pousada

Pousadas são estabelecimentos mais intimistas, geralmente em zonas mais afastadas dos centros urbanos.

Geralmente, funcionam em prédios horizontais ou com no máximo três andares. Ao contrário dos hotéis, não são divididos em apartamentos. As pousadas são divididas em quartos, cabanas, chalés e outros tipos mais privativos de acomodações.

Pousadas oferecem cafés da manhã fartos e com traços de comida caseira. É ideal para quem busca férias em família.

Algumas pousadas, contudo, funcionam somente em uma estação do ano. Como as pousadas de inverno, por exemplo.

Qual vale mais a pena?

A resposta é: depende.

Pode ser a pousada…

Se você entrar no Google e procurar pelos termos mais buscados relacionados a pousadas verá nomes de lugares como: Pousada em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Bertioga, Búzios, Florianópolis, Ilha Bela, entre outros.

O que todos esses lugares têm em comum? Um forte apelo turístico por lugares com belezas naturais. Seja uma praia, uma serra ou no campo, para este tipo de viagem, as pousadas são os lugares ideias.

Normalmente ficam próximas destas belezas naturais e possuem serviços que atendem especificamente este tipo de turismo.

Assim como pode ser o hotel…

Outra pista de qual será a melhor opção para a sua viagem é buscar por “Hotel” no Google. Os termos relacionados que mais aparecem, geralmente, são para grandes centros urbanos ou cidades no exterior.

Como em Dublin, Paris, Belfast, Londres e Amsterdam. Como as pousadas não são tão populares nos grandes centros urbanos da Europa é natural que as buscas por hotéis seja maior.

Ainda mais pelo fato da maioria dos hotéis ficarem dentro das cidades. Próximos à rodoviárias, metrôs ou em avenidas de fácil acesso.

Por isso esta é uma opção muito procurada por quem está em uma viagem de trabalho ou por quem busca conhecer e aproveitar tudo o que a cidade destino tem a oferecer.

Qual é o seu tipo de viagem?

Se você busca por um local mais intimista, ideal para levar toda a família sem estresse. Longe de grandes centros urbanos, a pousada é o ideal.

Se você precisa ir para outra cidade a trabalho ou quer conhecer e aproveitar o que há de melhor dentro daquele município, o melhor é buscar pelos hotéis.

Dicas de sites para encontrar hotéis e pousadas: TripAdvisor, Booking, Kayak, Hotel Urbano e Trivago.