Conheça um lugar autêntico de show de tango em Buenos Aires, na Argentina

Ao falar em viagens para a Argentina, o que você mais vai ouvir as agências falarem é sobre o tango. Afinal, a dança é típica do país. O problema é que muitas vezes é para gringo ver. Hoje, você vai conhecer um lugar autêntico de show de tango em Buenos Aires.

De fato, já vamos adiantar uma coisa: essa é uma opção bem diferente daquela que as agências de turismo vendem, ok? Assim, é um lugar ótimo para quem quer aprender a dar os primeiros passos na dança. Para quem quer fugir dos passeios clichês, esse é o lugar certo.

E, na verdade, essa não é uma crítica. Mas, de fato, sair do Brasil para ir para esses lugares ver a dança feita com morenas do Brasil pode não ser algo correspondente ao que realmente acontece na cidade argentina. Então, vamos falar da tradição, do que é real, da verdade.

A Bendita Milonga

Em San Telmo temos a Bendita Milonga. Esse é o lugar o qual vamos mencionar aqui nessa matéria hoje. Por isso, anote aí esse nome. Inclusive, é lá que acontece o show de tango mais tradicional do país. E ele é frequentado por moradores, pessoas locais.

Isso tudo dá um ar muito mais regional e menos turístico para o brasileiro conhecer. Agora, essa história de aulas de tango é verdade mesmo? Mesmo que pareça algo para vender, saiba que vale a pena arriscar porque você não vai apenas ver e sim fazer acontecer.

Para quem gosta de dança, é o lugar perfeito para dançar tango em solo argentino. Aliás, algo bem diferente de quando a gente passa pelas ruas da capital e vê casais fazendo performances meio diferentes para conseguir alguma colaboração financeira do turista.

Sabe o Puerto Madero? Então, além de tudo ser caro por lá, saiba que as casas de shows que aparecem em folhetos são focadas em conseguir vender ingressos. Por isso, possuem casais de dançarinos profissionais e nem sempre originais do tango argentino.

O lugar

O lugar fica em um sobrado, com escadaria na frente, que é de madeira. Tem também espelhos nas laterais. Assim, o local é bastante amplo, com pista de dança, obviamente. Tem o palco, as mesas e as cadeiras que ficam espalhadas pelo salão.

Não é boate. Não é bar. Mas, nos lembra muito uma gafieira. Imagine só uma gafieira de tango em Buenos Aires. Então, esse lugar é a Bendita Milonga, que é descrita por muitos brasileiros que já passaram por lá, como o legítimo tango argentino.

Ah, e já falamos falar dos preços. Afinal, a nossa ideia é deixar o máximo de informações para vocês que vão para lá nos próximos meses ou anos. Anote aí: o último preço comentado na internet foi o de 80 pesos para cada pessoa – algo em torno de R$ 20.

show de tango em Buenos Aires

Aliás, esse é o valor para quem quer fazer as aulas e para quem só quer assistir. Afinal, ninguém é obrigado a dançar, obviamente. Mas, com certeza, se estiver lá, você vai querer fazer isso.

O ensaio

Na verdade, não é bem um ensaio. Mas, antes de a orquestra ou a banda começar a tocar de verdade, dá para tirar uns primeiros passos. Assim, é ideal que se chegue antes das 22 horas. E não se preocupe se você não sabe nada da dança porque você não será o único estrangeiro.

Então, após o ensaio é que começa o show de tango em Buenos Aires para ninguém botar defeito. A partir das 23 horas, o espetáculo, entre alunos e profissionais, começa para valer. É hora do show, rapaziada.

Assim, as luzes se apagam. A orquestra começa a tocar e toda a tradição musical argentina encanta turistas e os próprios moradores locais. Sem dúvidas, é um patrimônio cultural da Argentina. Você verá pessoas dançando, violinos, pianos e um espetáculo completo.

O endereço

Para quem se interessou pelos ensaios do tango verdadeiro, saiba que eles acontecem todas as segundas-feiras, das 21 horas até as 23 horas nesse lugar, chamado de Bendita Milonga. E há opções de petiscos e bebidas também, ok?

O endereço é Calle Perú, 571, San Telmo, Buenos Aires.

Bônus – como economizar dinheiro em Buenos Aires

Para terminar essa matéria sobre um show de tango em Buenos Aires, a gente tem aqui uma dica extra de leitura. A gente fez um conteúdo há alguns meses e falamos exatamente sobre uma viagem para Buenos Aires. Aliás, sobre como economizar dinheiro nessa viagem.

E para isso criamos alguns pontos importantes e imprescindíveis para quem vai para esse lugar incrível, que fica bem aqui perto do Brasil. Assim, temos dicas sobre a hospedagem, o transporte, a alimentação, a compra de produtos, o uso do dinheiro, entre outras.

show de tango em Buenos Aires

Inclusive, também falamos sobre qual é a melhor forma de levar dinheiro para o país dos Hermanos. Será que o cartão de crédito é uma boa ideia? Ou vale mais a pena trocar o real pelo dólar ou pelo peso? A gente discutiu isso na matéria. Leia quando puder.