Songkran – Saiba como é comemorado o ano novo na Tailândia

Em 2021, o Songkran vai acontecer entre os dias 13 de abril e 15 de abril. Portanto, se você estiver com a sua viagem marcada ou prestes a marcar ou se já estiver na em Bangkok ou outro lugar do país, é importante saber como é comemorado o ano novo na Tailândia.

Isso porque muita coisa pode mudar na sua vida e no seu roteiro, literalmente. Se você não se ligou, saiba que o ano novo tailandês é chamado de Songkran e é um grande festival (possivelmente, o maior do país). Então, vamos saber como funciona essa comemoração.

Como acontece o Songkran

Curiosamente, esse é um festival budista. Porque a maioria da população é budista, obviamente. Apesar de ter essa data demarcada, entre os dias 13 e 15 de abril de 2021, por exemplo, saiba que o evento dura por 1 semana inteira.

O que não muda para os brasileiros é que essa data é marcada pela passagem do ano velho para o ano novo. E, portanto, também é um feriado. Assim, a grande maioria das lojas ficam fechadas – aqui é uma ótima dica para quem vai viajar para a Tailândia nesses dias.

O motivo é simples: entende-se que é tempo de se reunir com a família e festejar com os amigos, exatamente como fazemos por aqui. Tanto é que nesse meio-termo, entre as datas, o dia é chamado de “Dia Nacional da Família”, onde há o ritual de banho nas imagens de Buda.

ANÚNCIO

Como o Songkran é festejado

Você já sabe quando e como acontece o evento. Então, agora vamos saber como ele é festejado. Afinal, isso também é importante para saber, de fato, como é comemorado o ano novo na Tailândia – especialmente se você é um turista.

A festa mais conhecida nessa época é chamada de Festival da Água. E o que acontece é bem prático: tailandeses jogando água uns nos outros. Na rua mesmo. E para eles, isso faz sentido porque quer dizer que a água é para lavar coisas ruins do ano que passou. É a alma lavada!

Para muitos brasileiros que já estiveram por lá nessas épocas, a ideia é que o Festival da Água é como um bloco de Carnaval do Brasil. Mas, lembre-se que apesar de tudo isso, trata-se de uma data totalmente religiosa, ok?

O Festival da Água

Aqui, criamos esse tópico a mais para falar não especificamente do Festival da Água, como está no título. Mas, sim para você saber quando dá para passear ou andar na principal cidade do país, Bankgog, nesse dia. Ou melhor, nesses dias.

como é comemorado o ano novo na Tailândia

Considere que a festa começa após o meio-dia. Portanto, dá para andar tranquilamente nas ruas até esse horário. E o evento vai até meia-noite, diga-se de passagem. E tem mais detalhe para quem vai para Bangkok: as regiões mais “afetadas” são: Silom Road e Khao San Road.

Dessa forma, o que é recomendado é que você faça a divisão da sua viagem em dois tempos. O primeiro para passear e ver pontos turísticos. O próximo para curtir o Festival. Afinal, quem está na chuva é para se molhar. Ou quase isso.

Como fica Bangkok no Songkran

Falamos do Festival da Água e agora vamos trazer mais informações legais sobre essa cidade tailandesa e como ela fica durante esses dias. Primeiro, saiba que o pequeno comércio de rua fica todo fechado. Porém, há shoppings e lojas maiores que abrem.

Quanto aos templos, praticamente nenhum deles fecha nesses dias. Até o Grand Palace fica aberto. Porém, há um problema nisso tudo: nesses dias de virada do ano, o que você mais vai encontrar é multidões por todos os templos. Afinal, as pessoas querem agradecer ou pedir.

Para evitar problemas como com o congestionamento, uma boa dica é chegar cedo, que é quando os lugares estão mais vazios. E também é no templo que acontece a maior parte do banho de águas perfumadas nos budas – não se esqueça disso.

Sobre o Wat Pho, que é um dos principais templos da cidade, saiba que nesses dias há muitas apresentações, músicas, crianças e tudo mais que remete a festa de fim de ano.

Outros festivais

Além do Festival da Água, que explica como é comemorado o ano novo na Tailândia, mais especificamente em Bangkok, saiba que também há outras festas e comemorações no país. Vamos citar algumas delas para você entender.

Por exemplo, em Ayutthaya acontece uma festa com elefantes pintados em várias cores. Já em Chiang Mai, que é uma das cidades mais cheias durante a virada do ano tailandês, saiba que há desfiles mais comuns no primeiro dia. Pattaya e Phuket também tem festas.

O importante é considerar que apesar de ser o ano novo no país todo, cada região tem os seus costumes e hábitos. E, infelizmente, em poucos dias não vai dar para você estar em todo lugar ao mesmo tempo. Por isso, é uma boa ideia pesquisar sobre cada canto da Tailândia.

como é comemorado o ano novo na Tailândia

Para saber mais sobre a Tailândia

Se você quer saber mais sobre essa país, exótico e tão amado pelos brasileiros que o visitam, saiba que a gente tem um artigo bem legal alando sobre a filosofia, os costumes, a cultura e tudo mais que você vai encontrar por lá.

Inclusive, a gente dá até algumas dicas sobre o visto também. Ah, e sobre o Thai Baht. O quê, não sabe o que é isso? Então, leia a matéria na íntegra e descubra mais agora mesmo.

ANÚNCIO