Veja quanto custa morar em Vancouver para brasileiros

Vancouver é uma cidade canadense que tem vários motivos para receber brasileiros. Um dos principais é sobre a possibilidade de estudos, em especial na Langara College. Porém, pouca gente sabe quanto custa morar em Vancouver. E nós vamos falar disso agora mesmo.

Afinal, não vai importar muito o seu motivo, que pode ser o estudo ou não. O fato é que você terá gasto, assim como tem no Brasil. Mas, a pergunta que temos é: será que o custo de vida no Canadá é mais barato do que aqui no Brasil? A gente vai descobrir isso abaixo.

E leve em conta, ainda que estamos considerando aqui valores atuais para 2020. Então, se você estiver lendo essa matéria em outra época, o ideal é que busca uma atualização dos preços, combinado? Vamos lá, fazer essas contas logo.

O custo de vida em Vancouver

A primeira coisa é que precisamos ser justos. Nós não encontramos esses números do além. Eles são da Thaís Freitas, que é do Viajadora, um blog de viagens. Ela mora em Vancouver e trouxe uma relação completa dos gastos para um casal sem filhos. Conheça-a.

O aluguel

Essa é a principal questão financeira a ser resolvida em Vancouver. Porque é, de fato, a principal despesa dos brasileiros que estão lá. No conto da Thaís, a gente vai ter uma hospedagem que se resume em “um quarto e sala em Yaletown”.

Esse lugar é bem perto da estação Yaletown-Roundhouse. E esse quarto e sala não é somente um “quarto e sala”. Ele tem garagem, academia, o quarto da empregada, máquina de lavar e secar roupas, eletrodomésticos novos e tem piso de tábua corrida.

O prédio também aceita pets. Enfim, o custo é de 1,750 dólares. Porém, Thaís afirma que essa média fica acima do que pode ser encontrado em outros bairros arredores. Dá para encontrar opções por 900 dólares, ela diz.

Além do mais, ela comenta que dá para pensar em basement para casal por até 1.500 dólares em Burnaby, quarto e sala em New Westminster por 1.400 dólares, apartamento em West End por 1.700 dólares, etc.

A mobília

Existe sim a opção de conseguir um espaço mobiliado por preços como os ditos acima. Mas, nem sempre isso acontece, obviamente. Assim, na hora de saber quanto custa morar em Vancouver pode ser que você tenha que incluir esse gasto no seu orçamento, também.

Thaís, que já mora lá, conta que a boa é comprar aos poucos e conforme a necessidade. “Para não receber a paulada toda de uma só vez”. Assim, ela traz as compras que fez em 2015, sendo que as principais foram:

  • Móveis (cama, colchão, sofá, mesa, cadeiras, cômoda, hack, banquetas) – 2.300
  • Coisas para a casa (toalhas, lençóis, edredom, talheres, pratos, vasilhas) – 350
  • Eletrodomésticos (televisão, aspirador de pós, liquidificador, torradeira) – 700

E mais recentemente falou também sobre ao olhar a maioria das coisas que comprou, viu que os preços se mantiveram, em boa parte. A dica, inclusive, é alugar caminhõezinhos do U-Haul para levar tudo para casa. “E eles também fazem a montagem”.

As despesas diárias

Sobre os gastos diários, a conta ficará mais barata do que no Brasil. Assim, se a gente considerar o custo do condomínio e da água, saiba que eles já estão inclusos no aluguel. Depois, vem os outros gastos, veja:

  • Luz – até 60 dólares no inverno
  • Internet – 63 dólares para 300 MB
  • Netflix – 16,99 como é o valor conhecido
  • Amazon – 88,48 dólares por ano

Do lado das compras, o que temos? O principal gasto é no mercado. E na região de Yaletown, que é onde a Thaís está, a maioria dos mercados são orgânicos e possuem produtos mais caros do que os tradicionais.

Ela diz que o gasto mensal fica em torno de 500 dólares. Mais recentemente, com 2 crianças em casa, ela comenta que o gasto aumentou para 900 dólares no mesmo período. Então, dá para ter uma ideia da variação.

Outros gastos

E já para fechar o artigo, vamos mencionar aqui outros gastos que a gente pode considerar nesse estudo de quanto custa morar em Vancouver. Um deles é com o transporte. Se a gente considerar o metrô, nós temos o passe mensal, que ilimitado sai por 98 dólares mensais.

Também podemos falar do sistema público de saúde, que atualmente está gratuito para alguns residentes. O plano de celular dela é de 64 dólares no mês e do marido fica em 45 dólares. Mas, há planos melhores que podem ser de 72,5 dólares, também.

Leia 7 dicas essenciais para estudantes dos cursos da Langara College, no Canadá

Se você é alguém preocupado com a saúde, pode ser que queira fazer academia. Saiba que o gasto da Thaís com esse item fica em 40 dólares por mês.

Qual é o custo de vida em Vancouver

Agora sim, para terminar o artigo, se a gente fizer uma conta mais resumida e objetiva, nós vamos observar que esse custo de vida apresentado acima, que é de uma brasileira que mora no Canadá, fica em torno de 2.500 dólares para o casal.

quanto custa morar em Vancouver

E ela explica isso: “levando em considerando um aluguel mais barato e deixando de lado gastos com o lazer, por exemplo, que vai depender muito de cada casal. Eu gosto muito de comer fora de caso e gasto uns 400 dólares com isso”.

– Curiosidade: considere que os dólares citados aqui são o canadense, ok? Atualmente, ele está em R$ 4 na cotação. E é mais barato do que o dólar americano, que atualmente está em R$ 5,27.