É verdade que dá para usar o RG para entrar na Argentina?

A verdade é que hoje em dia o brasileiro pode optar pelo RG para entrar na Argentina. De fato, isso existe e tem a ver com um acordo entre os países. Para você que tem o interesse nesse assunto, continue lendo que vamos explicar cada detalhe dessa regra.

Por curiosidade, saiba que hoje vamos falar da Argentina. Mas, também existem outros países que permitem a entrada de brasileiros somente com o RG. Por exemplo, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Paraguai, o Peru e o Uruguai.

Voltando a falar da Argentina, saiba que o Itamaraty diz que os requisitos de entrada de brasileiros na Argentina são: “na condição de turista, os cidadãos brasileiros devem apresentar passaporte ou cédula de identidade civil (RG) emitida pelos institutos das polícias”.

Desse modo, não nos deixa dúvidas de que viajar para a Argentina pode ser mais fácil do que parece, ainda mais se a gente considerar a parte burocrática que existe para ir para outros países, não é mesmo? Abaixo, nós vamos falar mais do acordo entre Brasil e Argentina.

O acordo do Mercosul com relação aos documentos

O Brasil e a Argentina são membros do Mercosul. Por isso, dá para o brasileiro usar o RG para entrar na Argentina. Logo, o que esse acordo diz? Que não há a necessidade de se ter um passaporte para fazer a viagem a turismo, por um período de até 90 dias.

Assim, a regra mais importante sobre isso tem a ver justamente com o documento. Logo, o RG precisa estar em bom estado de conservação e com uma foto que permita a identificação clara do titular. Sobre o período de validade de 10 anos, não há informações no Itamaraty.

No caso de o RG não permitir uma boa visualização da foto do usuário, geralmente isso acontece com documentos antigos, o agente de imigração poderá pedir outro documento para esclarecer a identidade. Nesse caso, pode ser uma CNH (carteira de motorista), por exemplo.

De todo modo, quem quer evitar esse tipo de risco deve providenciar um novo RG antes da viagem, o que é algo recomendado pelos especialistas em viagens ao exterior. Sabendo disso, vamos falar agora e outras dúvidas que muita gente tem sobre o mesmo assim.

Saiba onde ficar em Buenos Aires – 5 hospedagens baratas na capital argentina

Para terminar esse tópico, não podemos deixar de falar sobre as taxas portuárias. Considere que os aeroportos argentinos cobram um valor de 18 dólares para os voos internacionais. Assim, recomenda-se que o turista tenha o dinheiro separado para isso.

A viagem com menores de 18 anos

Geralmente, quando os brasileiros menores de 18 anos vão para a Argentina é preciso tomar alguns cuidados. Especialmente se eles vão sozinhos ou acompanhados de apenas um dos genitores (pai ou mãe).

Nesse caso, vai ser preciso a autorização da viagem. Ela deve ter emissão feita em cartório ou junto com o Juizado de menores. Se a família for morar na Argentina, então, será preciso também uma autorização do Itamaraty.

O documento é feito em duas vias originais, sendo que uma delas ficará com o agente de fiscalização da Polícia Federal. Junto com essa cópia, também é preciso ter outras cópias, como a do RG do menor.

A entrada de animais domésticos

Agora que a gente sabe que dá para usar o RG para entrar na Argentina, a gente também quer saber sobre a entrada de pets. Será que isso é possível? Saiba que a autoridade argentina diz que sim. Mas, quais os cuidados?

Por exemplo, é preciso estar junto com um certificado zoosanitário e de comprovação de vacina antirrábica, emitidos no Brasil. A vacinação tem que ser feita ao menos 30 dias antes do ingresso do animal no país argentino e com vigência menor do que 1 ano.

A viagem por vias terrestres

Como a gente sabe, também dá para viajar para a Argentina por vias terrestres, como de carro. Porém, saiba que nesse caso é preciso ter a carteira de habilitação atual, além do comprovante de propriedade do veículo.

Aliás, o veículo será autorizado, por algum tempo, a ingressar na Argentina. O prazo é de 90 dias no máximo. Após isso, estará sujeito a multas e apreensão. Lembrando ainda que uma boa ideia é ter a Carta Verde, uma espécie de seguro para o carro que vai para o exterior.

Curiosamente, saiba que a Carta verde tem validade para todo Mercosul e permite a entrada de veículo brasileiro licenciado no Brasil. Assim, ela considera até mesmo a quitação do veículo e pode ser mais burocrática em casos de financiamentos ou alienações.

Outras formas de entrar na Argentina

Além da via aérea e terrestre, considere que também dá para entrar na Argentina através do mar. Por exemplo, em cruzeiros marítimos. Nesse caso, os cidadãos brasileiros devem considerar que deverão permanecer no navio até que a alfandega faça o trâmite necessário.

Sendo assim, é muito importante saber se você tem autorização para pisar em solo Argentino antes de deixar o navio. Já sobre navios particulares, considere que será obrigatória a apresentação do formulário alfandegário, com cópia da carta de imigração e passaporte.

Sobre a permanência na Argentina

RG para entrar na Argentina
The Argentina flag, Casa Rosada, Plaza de Mayo, Buenos Aires, Argentina.

Tudo o que falamos acima vale para viagens de até 90 dias, consideradas como viagens de turismo. Ou seja, o Itamaraty diz que “Não há requisito especial, uma vez que turistas brasileiros podem permanecer na Argentina por até 90 dias sem visto”.

No entanto, mudam-se as regras para os casos de imigração irregular, estudantes brasileiros no exterior, trabalhar no exterior, viagens acima de 90 dias, viagens de estudo, estudantes de medicina, etc. Inclusive, há acordos sobre a residência no Mercosul.

O artigo de hoje termina por aqui. Porém, se você gostou de saber sobre a permanência e hospedagem de brasileiros na Argentina, saiba que teremos um próximo artigo falando exatamente disso, que você poderá ler quando quiser.