Saiba se a previdência privada vale a pena para você

Quem gosta de viajar sabe muito bem que por mais prazerosa e culturalmente rico que esses passeios são eles custam dinheiro. Até mesmo quem não gosta de viajar sabe disso. Por isso, estudar se a previdência privada vale a pena é uma ótima ideia de planejar novas viagens.

O motivo é que ao chegar na aposentadoria você pode lidar com diferentes situações. Por exemplo, pode estar dependente do governo e do pagamento dos salários mínimos ou você pode ter uma previdência complementar, que vai garantir uma qualidade de vida melhor.

Nessa qualidade de vida melhor é que entra a possibilidade de viajar. Afinal de contas, como a gente sempre fala aqui no blog há várias opções de viagens para aposentados. Inclusive, alguns até realizam sonhos de quando eram mocinhos.

O que você tem que saber sobre a previdência privada

Para te ajudar a encontrar uma boa resposta para a pergunta sobre “se a previdência privada vale a pena para você”, a gente criou um conteúdo que é feito em tópicos. Abaixo, você vai ver tudo o que é importante sobre esse produto – como um guia prático. Confira.

Para quem é

As previdências privadas são destinadas para pessoas que estão pensando nos objetivos de longo prazo, ou seja, para 20 anos ou mais. Ao passo que esses recursos poderão ser um complemento ao pagamento da previdência social.

Quais os riscos

Não é tão simples falar dos riscos da previdência – porque eles são quase nulos. De qualquer modo, se gente comprar com um fundo de investimento, saiba que a previdência privada é baseada em normas de seguros, o que implica na diversificação de riscos jurídicos.

Os impostos pagos

Também na comparação com os fundos de investimento, o pagamento do imposto de renda pode ser feito apenas no momento do resgate. Por isso, durante o período de acumulação não há reduções do valor aplicado. Ou seja, não tem come-cotas.

Como é o acesso

Outra coisa importante de saber na hora de analisar se a previdência privada vale a pena é que o patrimônio acumulado na previdência privada não vai para o inventário. E isso é bom porque permite uma cesso mais rápido dos beneficiários aos recursos.

Quais os tipos

Atualmente, há dois tipos de previdências privadas no Brasil. Em resumo, deve optar pelo PGBL o indivíduo que declara o imposto de renda pelo modelo completo e que faça a contribuição para a previdência oficial. Assim, até 12% da renda bruta tributável é abatida.

Os demais indivíduos, ou seja, que investem mais de 12% de sua renda em previdência privada, podem optar pelo VGBL.

Como escolher a melhor previdência privada

Agora você conhece um pouco mais da previdência privada. Porém, ainda não tem tudo o que precisa para escolher o melhor modelo para você. Para isso, aliás, é fundamental fazer simulações e analisar os investimentos que serão feitos e o valor que será recebido.

Por exemplo, saiba que há o regime tributário. Nesse caso, tem a tabela progressiva (para quem terá baixa renda tributável no futuro e tem alíquotas até 27,5%) e tem a tabela regressiva (rendas tributáveis expressivas com alíquota que atinge 10% sobre os resgates).

No entanto, saiba que é muito importante começar a pagar a previdência desde cedo. E vamos supor que lá na frente você encontre uma opção melhor de previdência privada. Então, nesse caso, considere que o investidor pode fazer a portabilidade para planos da mesma natureza.

A previdência privada vale a pena

De um modo geral, a previdência privada vale a pena quando se pensa em ter uma renda que complemente o pagamento do governo, através do INSS. Afinal, você poderá ter o recebimento de 2 fontes de renda, né.

Só que para responder essa pergunta de forma sincera, você teria que analisar a sua situação atual e fazer projeções para o futuro – além de conhecer mais desse produto. Acima, você viu uma boa parte de como a previdência privada funciona.

O próximo passo talvez seja o de analisar as vantagens desse produto bancário. Por exemplo, você tem a vantagem de poder usar o patrimônio acumulado em outras situações, de não ter a cobrança dupla chamada de come-cotas, de escolher um dos tipos e de pagar pouco por mês.

Agora, se você quer saber exatamente como cada um desses benefícios funcionam na prática, você pode ler uma matéria que fizemos e fala exatamente disso: veja 5 vantagens de ter uma previdência privada para viajar na aposentadoria.

Como planejar a própria aposentadoria

Se você trabalha por conta própria, sabe que fazer esse planejamento é um pouco mais complicado porque você não terá a previdência apenas como um complemento. Na maioria dos casos, ela será a renda principal da sua aposentadoria.

previdência privada vale a pena

Logo, nesse caso, parece que a resposta para “se a previdência privada vale a pena” é muito mais simples: vale! Só que isso não quer dizer que você não tenha que se preocupar com o planejamento – mais do que isso, agora é que é preciso pensar nisso.

E se você não sabe criar uma aposentadoria própria usando a previdência privada, no caso de ser trabalhador autônomo, saiba que também temos um conteúdo bem detalhado sobre isso. Inclusive, nele a gente fala sobre: as despesas com a previdência e os planos previdenciários.

No mesmo conteúdo, ainda temos dicas sobre os cuidados que se deve ter ao contratar uma previdência privada no nosso país. Leia e se programe para o futuro