7 pratos suíços para experimentar além do melhor chocolate do mundo

Você tem uma viagem agendada para a Zurique, Berna ou outra cidade da Suíça nos próximos dias ou meses? Aliás, você tem o sonho ou uma grande vontade de ir para lá? Se sim, possivelmente, já adicionou na sua a degustação do melhor chocolate do mundo, que está entre os principais pratos suíços, né.

Agora, você já parou para pensar que existem outros pratos suíços que também são famosos… E podem te fazer gostar da culinária local? É verdade. E tanto é que a gente separou uma listinha bem legal com algumas opções.

São opções de pratos que vão dos mais exóticos até os mais conhecidos. Deixando de lado um pouco do chocolate suíço, vamos falar de outros alimentos. Como o queijo, a salsicha e até mesmo um tipo de pão bem interessante. Anote aí essas opções na sua lista de viagem para a Suíça!

1 – Zopf

E já que tocamos no assunto do pão, vamos começar por ele. Anote aí esse nome, que é bem simples de ser lembrado, afinal, só possui 4 letras: zopf!

Zopf é um tipo de pão que deve ser consumido bem quentinho. O que ele tem de diferente? Ele tem manteiga na massa. O que o deixa muito leve e saboroso. Mas, não é só isso. Ele pode ser combinado com queijos, geleias e outros ingredientes.

Isso vai depender da “padaria” que você visitar por lá. Ah, e para não errar na escolha, considere o formato do Zopf. Ele é em formato de tranças e por isso, o nome de Zopf, que é alemão. O formato lembra muito a nossa “rosca caseira”.

Ah, e só para dar um incremento aqui no tópico, já que estamos falando do pão suíço, vale falar também do croissant. O croissant é um prato típico, que está disponível em praticamente todos os estabelecimentos da área de gastronomia do país.

Se você vai à supermercados, restaurantes, cafeterias ou padarias, vai encontrar o croissant. E aí que o nome original dele é Gipfeli, sendo uma atração à parte com o seu recheio de baunilha ou de chocolate. E tem ainda a versão básica, que é sem recheio.

2 – Fondue de Queijo

E como você deve imaginar, vamos falar muito sobre queijos, né. Afinal, em o queijo suíço, que todo mundo fala e conhece. Além do chocolate e do canivete. Mas, deixamos esses dois últimos para outra hora.

E se o assunto é o queijo, que tal falarmos do fondue? Esse é um dos pratos suíços mais saborosos também. E imperdível para quem vai para a Suíça. É muito conhecido aqui no Brasil, mas nada vale como comer o fondue de queijo suíço na Suíça, não concorda?

Há diferentes formas de fazer o prato e isso também vai depender do lugar que você for. Tem quem come com pães e tem que prefira com batatas, por exemplo. Há quem acompanhe com vinho branco ou com especiarias. E etc!.

3 – Raclette

Mais uma vem, o prato tem o queijo como ingrediente principal. O Raclette é um dos pratos suíços mais pedidos em cidades como Berna ou Zurique. É aquele tipo de queijo que pode ser posto sobre carnes e ele… Derrete!

Geralmente, o queijo Raclette é serviço em uma pequena tábua elétrica. E aí, quando se esquenta a tábua, o queijo vai derretendo. E quando mole, o que você faz? Coloca o queijo sobre acompanhamentos, obviamente.

4 – St. Galler Bratwurst

É um nome meio complicado, mas vale a pena citar porque foge um pouco dos queijos. O Galler é um tipo de salsicha de carne de vitela. E se você achou pouco, saiba que ele acompanha o banco e outras especiarias, inclusive, o queijo fresco.

De maneira geral, a salsicha é assada na brasa. Assim, a casca fica crocante e ele pode ser servido junto com batatas cozidas ou fritas. Sabe aquela ideia de filmes, de pessoas achando salsicha? Então, basicamente, isso funciona mesmo na Suíça.

Ah, e tem ainda o Bratwurst Mit Brot, que é o lanche feito com essa linguiça/salsicha. Ele é como o hot dog, sabe? Só que no lugar da nossa salsicha, vai a salsicha dos suíços. Ele também vem com mostarda artesanal e está disponível em vários restaurantes.

5 – Birchermuesli

O prato tipicamente suíço é bem diferente do que você está esperando ler… É um dos pratos suíços mais exóticos que você vai ler e conhecer hoje. Primeiro, vamos à sua composição: aveia, cereais, frutos secos. Aí, ele acompanha um suco de limão com leite condensado.

É basicamente isso mesmo. E o prato é muito serviço em cafés da manhã. Geralmente, também é acrescentado ou incrementado com iogurte natural.

6 – Rosti

Aqui no Brasil vários restaurantes servem o Rosti, portanto, é bem provável que você já conheça. Ele é a base de batata ralada, com queijos, ovos e o incremento de vários temperos. Especialmente o bacon.

Em alguns lugares brasileiros, o Rosti é adaptado para algo como “batata recheada”. Mas, o Rosti original é um pouco diferente e, por isso, mesmo vale a pena ser experimentado. Na tradução do Rosti original, vamos encontrar algo como “bolinho achatado de batatas cozidas com casca em manteiga na frigideira”.

7 atrações turísticas em Zurique, na Suíça, para você conhecer

7 – Queijo Suíço

Por último, para fechar a nossa lista de pratos suíços, vamos falar de um dos mais conhecidos e buscados até aqui. Os queijos suíços são muito conhecidos e devem ser experimentados como prato principal também. Eles são os mais consumidos pelos suíços.

O mais interessante é perceber que o queijo suíço não é um tipo de queijo. É o fato dele ser feito e produzido na suíça, mas existem várias opções deles. Por exemplo, tem o queijo Gruyeres, que é muito usado como base para o fondue.

Só que a lista ainda passa por Emmentaler, Berner, Scharfe e Vacherin. Todos muito pedidos por lá e pouco conhecidos por aqui, pelos brasileiros.