Veja quais são as 10 cidades mais caras da Europa

Saber quais são as cidades mais caras da Europa pode ser importante para você em várias ocasiões. Uma delas é quando você está montando o seu planejamento e roteiro de viagem. Você pode mudar o destino pensando nesse custo-benefício, por exemplo.

Outro motivo é que você vai matar a curiosidade de saber qual é o custo de vida ou o valor do quilo do frango em cada uma das cidades listadas aqui. Ficou curioso, não é mesmo? Abaixo, temos a lista, que segue métodos usados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como gastos com alimentação, moradia, transporte e saúde.

E assim como fizemos no último artigo, onde citamos as 10 cidades mais seguras da Europa, nesse aqui também vamos trazer a lista invertida. Assim, você verá o país menos caro, dos 10 listados, até que se chegue ao mais caro de todos. Você vai se surpreender!

10 – Copenhague (Dinamarca)

Copenhague está na lista de cidades mais seguras da Europa, como citamos no artigo anterior. No entanto, também é uma cidade muito cara. Para se ter uma ideia, o quilo do peito de frango por lá sai por algo como 12 dólares.

E um aluguel de um apartamento de 85 metros quadrados fica em 2 mil dólares no mês. Lembrando que a moeda de lá é a Coroa Dinamarquesa, ok?

9 – Dublin (Irlanda)

A capital irlandesa também é bem cara. Portanto, se você está pensando em fazer um intercâmbio por lá é bom começar a fazer as contas também. Para se ter uma ideia, um aluguel de um estúdio mobiliado não sai por menos de 1 mil euros.

8 – Berna (Suíça)

A Suíça tem uma cidade que está entre as mais seguradas do mundo, que é Zurique. Porém, tem outra cidade que está entre as mais caras, inclusive, ocupando um lugar entre as cidades mais caras da Europa: Berna.

Aliás, a notícia não é muito boa para quem vai viajar para a Suíça: várias cidades estão entre as mais caras do continente. Continue lendo para saber quais são as outras. Em Berna, um almoço não custa menos do que 21 dólares.

7 – Lausanne (Suíça)

Aqui já temos outra cidade suíça: Lausanne. Você pode até não conhecer esse destino, mas saiba que é um bom lugar do ponto de vista turístico, mas não financeiro. O menu básico do almoço deve chegar a 27 dólares facilmente por pessoal, viu.

6 – Basileia (Suíça)

Mais uma cidade da Suíça que está na lista das cidades mais caras da Europa é a Basileia. Ela fica no 6º lugar geral da Europa. O motivo? Para se ter uma ideia, uma viagem de táxi pela cidade, por 8 quilômetros, pode custar mais de 35 dólares.

Ah, e tem uma curiosidade aqui, que tem a ver com o gasto com a saúde, uma caixa de remédios antibióticos pode custar quase 40 dólares, no seu preço mais popular.

5 – Oslo (Noruega)

Para variar um pouco a lista, vamos falar da Noruega. A sua capital é Oslo e Oslo está entre as cidades que não são nada baratas, viu. Se você é daquele tipo de turista que onde vai quer beber uma Coca-Cola, considere que 2 litros custam 4,5 dólares.

Se quiser ir curtir a noite em um pub vai pagar 61 dólares pelo menos. E lá a moeda local é a Coroa também, só que Norueguesa, obviamente.

4 – Londres (Reino Unido)

Outra cidade que entra na lista de “segura” e “cara” ao mesmo tempo. Londres é linda e irresistível para qualquer casal apaixonado. No entanto, a cidade da Rainha Elizabeth II pode furar o seu bolso, viu.

Um apartamento de 85 metros quadrados custará, pelo menos, 2 mil euros.

3 – Reykjavik (Islândia)

Entrando no pódio e para variar, de novo, temos uma cidade bem diferente, de um país bem diferente também. Além de muito gelada, Reykjavik é cara. A capital do país vai te cobrar nada menos do que 25 dólares por uma garrafa de vinho dessas “mais baratas”.

Já uma passagem de transporte público (no valor mensal) é de mais de 100 dólares. Lá também se usa a Coroa, só que islandesa.

2 – Zurique (Suíça)

No 2º lugar do pódio, e como não poderia ser diferente, a Suíça aparece novamente. Zurique entra na lista de segura, linda e muito cara. É a cidade mais populosa do país, só que para comprar 12 ovos você gastará não menos do que 9 dólares.

Se quiser passar uma temporada por lá, reserve dinheiro porque o aluguel mensal não vai sair por menos do que 2 mil dólares em uma zona que não seja no centro.

1 – Genebra (Suíça)

E é a Suíça que fecha a lista das cidades mais caras da Europa. Agora, falamos de Genebra. E vamos direto ao ponto: o aluguel de um apartamento chega aos 3 mil dólares. O corte de cabelo masculino passa dos 40 dólares e isso tudo assusta muito os brasileiros que passam por lá.

O índice de preços das cidades

Se você quer ver a continuação da lista ou quer saber qual é o índice de preços por pessoas de cada cidade, saiba que o site Expatistan te mostra isso. Inclusive, foi de lá que tiramos as informações para este conteúdo.

O legal do site é que tem um mapa interativo que mostra as cidades mais caras com base em cores. Obviamente, a cor vermelha indica as cidades mais caras e a verde aquelas que ficam mais em conta. Confira.