Conheça 9 museus que são pontos turísticos no interior do estado de São Paulo

Tem muita gente que mora no interior e não sabe muito bem como aproveitar os pontos turísticos que tem bem perto de onde moram. Pensando nisso, listamos aqui 9 dos museus mais importantes, que são verdadeiros pontos turísticos no interior do estado de São Paulo.

Uma boa parte deles está na região de Ribeirão Preto, que é uma cidade referência em agronegócio. No entanto, até mesmo os nascidos em tal cidade sabem ou conhecem a história da região porque nunca visitaram os museus que estão ali perto.

Como veremos abaixo, são vários os museus que resgatam esta memória do interior. Então, para você que está na região ou mesmo na capital, que tal separar um final de semana e colocar o pé na estrada para reviver estas histórias? Confira a listagem abaixo e se impressione.

1 – MUSEU DO CAFÉ FRANCISCO SCHMIDT

O Museu do Café em Ribeirão Preto é um dos pontos fortes da cidade. Com certeza, é um ponto turístico de reconhecimento. Aliás, ele é que o prédio do Museu do Café Cel Francisco Schmidt existe desde 26 de janeiro de 1957.

Assim, a construção recebeu dinheiro do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e do Comendador Geremia Lunardelli, que é considerado o 3º Rei do Café do Brasil. Infelizmente, o Museu do Café está fechado para reforma, mas deve abrir as portas nos próximos meses.

Informações: (16) 3633-1986.

2 – MUSEU NACIONAL DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL

Também focado na área do agronegócio, temos agora um museu em Pontal. Nesse caso, o prédio foi construído nos primeiros anos do século XX. Só que na época não era museu, obviamente. Mas, sim uma usina de cana-de-açúcar – e isso foi até 1974.

Mais tarde, com o objetivo de resgatar a memória industrial de cana que influenciou a história de toda a região, o Engenho Central foi transformado em museu.

Informações: (16) 3497-5008.

3 – MUSEU HISTÓRICO ALAUR DA MATTA

A cidade de São Simão também tem um dos pontos turísticos no interior do estado de São Paulo. Dessa forma, o Museu Histórico foi fundado em 1978 por Alaur da Matta – por isso, tem o nome dele.

Matta foi um arqueólogo amador e professor de marcenaria. Atualmente, o Museu é administrado pela Fundação Cultural Simoense. Aliás, ele ainda funciona ativamente, sendo que o seu foco está em preservar a identidade cultural da comunidade.

Por lá, alunos e estudiosos vão fazer pesquisas sobre a preservação e a difusão do patrimônio histórico e cultural da região e, especialmente, da cidade.

Informações: (16) 3984-9064.

4 – MUSEU CAPITÃ ALTAMIRA

Atualmente, o lugar também é um centro de documentação da Segunda Guerra Mundial. O museu fica em Batatais. Assim, em suma, ele é composto por um memorial organizado pela Capitã Altamira Pereira Valadares.

Altamira foi uma expedicionária brasileira que colecionou objetos relacionados à história da Segunda Guerra Mundial. E até hoje ela é citada e lembrada nos livros de história.

Informações: (16) 3761-2642 e (16) 99212-9325.

5 – MUSEU EDUARDO MATARAZZO

O Museu Eduardo André Matarazzo fica na cidade de Bebedouro. Ele tem um acervo pessoal da família Matarazzo – que é uma família muito importante para cidade e a região de Ribeirão Preto. Sendo assim, você vai ver carros, aviões, tanques de guerra, armas e outros objetos históricos.

Informações: (17) 3342-2255.

6 – MUSEU DA CIÊNCIA PROF. MÁRIO TOLENTINO

O Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino fica no coração de São Carlos. Por lá, você vai encontra mais de 29 experimentos de física. Com isso, eles são divididos em categorias, como ótica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia e electromagnetismo.

Informações: (16) 3307-6903.

7 – CASA DA MEMÓRIA ITALIANA

O Instituto Casa da Memória Italiana também fica em Ribeirão Preto. É uma casa de organização privada. Inclusive, é considerada nova, sendo fundada em 2013. Logo, a ideia é preservar a história da imigração italiana.

A Casa conta com a realização de atividades museológicas para pessoas, escolas, alunos.

Informações: (16) 3625-0692.

8 – MUSEU CASA DE PORTINARI

Seria impossível não citar a antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski. Hoje, o Museu é uma Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e representa a forte ligação do artista com a cidade.

Aliás, o mais legal desse, que é outro dos pontos turísticos no interior do estado de São Paulo, é que o local é o mesmo onde o artista realizou as suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Informações: (16) 3664-4284.

9 – MUSEU DE ARTE DE RIBEIRÃO PRETO

E para terminar, o MARP, que também fica em Ribeirão Preto. O prédio onde está instalado o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi foi construído no início do século passado.

pontos turísticos no interior do estado de São Paulo

Inicialmente, foi sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. Em 1956, foi ocupado pela Câmara Municipal da cidade. Mas, em 1992, o MARP foi inaugurado de forma oficial com todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Informações: (16) 3635-2421.