Conheça 10 passeios turísticos em Paris imperdíveis para quem ama arquitetura

A Cidade da Luz, como Paris é conhecida, é um dos destinos certos para muitos casais apaixonados. O motivo você já sabe: é uma torre que tem por lá. No entanto, nem todo mundo considera outros passeios turísticos em Paris que também são de cair o queixo.

Para início de conversa, saiba que Paris é uma referência em todo o mundo quando o assunto é a arquitetura. Assim como em toda a França, lá tem muitos edifícios, construções e monumentos que variam do que é histórico e vai até o contemporâneo.

Pensando nisso, a gente listou aqueles passeios que você não deveria perder se ama a arquitetura. São lugares lindos e que contam um pouco da história da cidade. Veja.

1 – As docas de Paris

Você já ouviu falar das docas de Paris? São construções feitas por Jakob e MacFarlane em 2010. Portanto, tratam-se de empreendimentos novos. No entanto, o armazém foi feito de forma original em 1907. Hoje, ele é dedica à moda e ao design.

As docas ficam às margens do Rio Sena e tem uma estrutura que foi inspirada no fluxo do rio local. A fachada é toda em tubos de aço com cobertura de vidro.

2 – A Fundação Louis Vuitton

A marca você já conhece. Mas, já ouviu falar da fundação Louis Vuitton? Ela também é uma referência moderna e nova, que foi criada em 2014 por Frank Gehry. A marca é de 1854 e o centro cultural funciona como um museu de arte também.

Ele fica à beira do jardim aquático e foi inspirado em velas de um barco. Está entre os passeios turísticos em Paris que você deve conferir porque tem uma arquitetura com blocos brancos revestidos por painéis de concreto e fibra. Também há vidros e madeira por toda parte.

O edifício tem 2 andares com 11 galerias e mais de 4 mil metros quadrados.

3 – La Seine Musicale

Esse é outro dos destaques que você deve conhecer porque é muitíssimo recente. Ele é de 2017 e de responsabilidade de Shigeru Ban e Jean de Gastines. O terreno está às margens do Rio Sena também e tem um auditório, um teatro, ambientes variados, lojas e até parque público.

É um dos símbolos de Paris. Sendo que o mais incrível é a imagem, de um domo envidraçado no topo do prédio. O formato é de uma vela náutica e tem painéis fotovoltaicos que se movem conforme a posição do sol.

4 – Museu d’Orsay

A partir de agora vamos começar a falar de história. Afinal, são muitas as obras primas que estão entre os passeios turísticos em Paris que você não pode perder se ama arquitetura. Um deles é esse museu.

Ele é de 1900 e foi idealizado por Victor Laloux, Lucien Magne e Émile Benard. É considerado como o melhor museu do mundo. Hoje em dia, abriga uma coleção que é a maior de todas com obras impressionistas e pós-impressionistas também.

Lá você encontra Monet, Manet, Degas, Renoir, Cézanne, Seurat, Sisley, Gauguin e Van Gogh.

Saiba quais são as 10 cidades mais seguras da Europa

5 – Les Choux de Créteil

Gérard Grandval é o responsável por essa belezura de 1974. Ela fica no subúrbio de Paris e é um grupo formado por 10 edifícios cilíndricos. Cada um deles tem 15 andares. E se você não notou ainda, Les Choux significa Os Repolhos, o que representa muito bem a obra.

A forma é funcional, sendo que as salas dos apartamentos ficam próximas das janelas e as varandas tem 2 metros de alturas, permitindo acesso ao exterior ou a privacidade.

6 – Centro Georges Pompidou

É uma das pioneiras no que diz respeito à arquitetura contemporânea. Os responsáveis são Renzo Piano e Richard Rogers. Isso tudo em 1977. O edifício abriga o Museu Nacional de Arte Moderna e tem um centro de pesquisa musical também.

O espaço está dividido em 6 andares e tem componentes de ventilação coloridos, com tubos de ar, canos, elevadores e escadas rolantes.

7 – Biblioteca Nacional da França

Outro point histórico para conhecer, ou melhor um dos passeios turísticos em Paris para fazer, é a Biblioteca Nacional. Ela foi construída em 1995 por Dominique Perrault. É outra que fica às margens do Rio Sena.

Ao todo são 7,5 hectares com mais de 60 mil metros quadrados e coleções incríveis. Inclusive, há aquelas que são verdadeiras do final da Idade Média. O lugar é composto por 4 torres, dos Tempos, das Leis, dos Números e das Letras.

8 – Galeries Lafayette Haussmann

De 1912 e com nomes de Georges Chedanne e Ferdinand Chanu, essa é a primeira galeria de lojas de luxo da França. Tem uma cúpula em aço, vidro e escadarias. Tudo está feito no estilo Art Nouveau. O prédio de 10 andares ainda funciona e com uma vista incrível.

9 – Museu do Louvre

I.M.Pei foi o responsável em 1989. O maior museu do mundo é também um monumento histórico que fica na capital da França. Ao todo, são 38 mil objetos da pré-história ao século 21. A estrutura é feita nas mesmas proporções da Pirâmide de Gizé, no Egito.

10 – Palácio de Versalhes

E para fechar a lista de passeios turísticos em Paris temos o palácio mais famoso do mundo também. Ele fica no subúrbio e era de caça de Luís XIII. Aliás, cada um dos 3 reis franceses que viveram lá até a Revolução Francesa fizeram mudanças no local.

Hoje, é um dos maiores palácios da Europa.