Descubra qual é o atual custo de vida na França para brasileiros

Se tem uma coisa que ninguém esconde é a vontade de conhecer ou viver em Paris – ou em outras cidades francesas. Porém, o que todos deveriam saber é que o país tem um dos maiores custos de vida também. Por isso, vamos estudar o custo de vida na França para brasileiros.

Afinal, o ambiente é cheio de cultura e o lugar ótimo para estudantes. No entanto, será preciso ter algum bom recurso financeiro para estar lá. O site Numbeo nos deu alguma ideia disso, que vamos mencionar abaixo. Os gastos estão divididos por categorias, como veremos.

Logo, muito mais do que conhecer a Torre Eiffel, estamos falando sobre viver lá. Isso inclui um orçamento que envolva moradia, alimentação, contas domésticas, com transporte, com saúde e com lazer. Confira cada um desses tópicos e saiba quanto custa viver na França.

Moradia

Como todo lugar do mundo, a regra sobre o gasto com moradia é bem simples: quem mora no centro paga mais caro pelo aluguel ou preço do m² do imóvel. Da mesma forma, mesmo com preço maior, as vezes vale a pena porque conta do transporte, localização, etc.

No caso da França, a gente também pode considerar essa informação como verdadeira. Além disso, temos que saber sobre o tipo de imóvel, também. Assim, os valores que temos aqui são médios. Então, se você vai morar em Paris, saiba que os preços serão bem mais altos, ok?

ANÚNCIO

Conheça as 5 cidades próximas a Paris para estudar na França

O aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade custará 660 euros. Enquanto que um apartamento de 3 quartos fora do centro ficará em 950 euros. Já para quem está pensando em comprar uma casa na França, considere que o preço do m² é de 6.141 euros no centro da cidade ou de 3.772 euros fora do centro.

Alimentação

Uma refeição em um restaurante simples custa 13 euros. Se for para um casal comer a vontade, o valor sobe para 50 euros. Mas, ainda tem os preços dos alimentos no mercado, sendo que essa compra e o preparo em casa sai mais barato, sempre.

O litro do leite é de 1 euro, o arroz branco custa 1,65 euro o quilo, o peito de frango tem valor de quase 11 euros para cada quilo. A cebola fica em menos de 2 euros, a banana também, e a maça é mais de 2,50 euros para cada 1 quilo de cada fruta.

Por isso, um casal conseguirá viver fazendo compras em mercado com, mais ou menos, 400 euros.

Contas domésticas

Aqui temos itens básicos que são necessários para a sobrevivência. E isso também tem importância grande na hora de saber o custo de vida na França para brasileiros. Mas, o que entra na conta: gás, água, eletricidade, lixo, etc.

E a conta foi separada assim: os itens básicos serão formados pelos serviços de energia elétrica, aquecimento e arrefecimento (comuns na Europa), água e lixo. Tudo isso vai sair mais ou menos 140 euros para um apartamento de 85 m².

Depois, a gente tem as contas de telefonia. O valor é de 0,17 euros para um plano pré-pago para chamada local a cada 1 minuto. A internet custará 27 euros para um bom acesso de 60 Mbps ou um pouco mais.

Transporte

O transporte público francês é um dos melhores do mundo. Isso vale para as grandes cidades, que tem trens, metrôs e ônibus. Por outro lado, você também pode optar pelas bicicletas, que torna possível viver sem carro por lá. Isso é bem mais barato e acessível.

No caso do interior, ter um carro pode ser mais viável. Ou tem a opção do transporte público também. Lembrando que quem tem menos de 26 anos tem descontos. Assim como famílias com mais de 3 filhos ou desempregados. O valor é de 1,6 euro para cada tíquete. Ou dá para pagar uma mensalidade de 51 euros e usar no mês todo.

Saúde

O sistema público de saúde francês também é bom. Só que ele é diferente do nosso. Assim, você paga pela consulta primeiro e depois o governo vai reembolsar você (em parte das despesas). Esse reembolso fica entre 70% e 100%.

Há ainda a opção de ter um seguro de saúde pela empresa ou contratar um por conta própria para custear o restante que o governo não devolver. Mas, se for no particular, uma consulta com um especialista vai custar 25 euros e as urgências são mais caras, obviamente.

Lazer

Para terminar esses tópicos sobre os gastos que somam o custo de vida na França para brasileiros temos o lazer. Por lá você encontra diversas opções gratuitas, especialmente os passeios. Mas, também dá para optar pelas versões premium, se é que você entende.

Uma academia tem custo de 35 euros por mês. Mas, um aluguem de campo de tênis custará 15 euros por hora. Enquanto que o cinema tem ingressos a partir de 10 euros. A cerveja nacional custa 6 euros para cada 500 ml em um bar. A Coca-Cola de garrafa de 300 ml é 2,44 euros.

Então, qual é o custo de vida na França?

custo de vida na França para brasileiros

Se a gente for resumir toda a história aqui e consideramos as opções mais em conta do que trouxemos, vamos ter uma tabela que fica assim:

  • Aluguel – 660 euros
  • Despesa doméstica – 140 euros
  • Alimentação – 350 euros
  • Transporte – 100 euros
  • Saúde – 50 euros
  • Lazer – 300 euros

Total de 1.400 euros para um casal.

Obviamente, se a família for maior, isso muda. Se você for mais econômico, também. A questão é que temos aqui um valor médio de um custo de vida em uma cidade não tão grande na França. Se for Paris, lembre-se que esse valor deve dobrar ou mais do que isso.

ANÚNCIO