Descubra qual é o atual custo de vida na França para brasileiros

Se tem uma coisa que ninguém esconde é a vontade de conhecer ou viver em Paris – ou em outras cidades francesas. Porém, o que todos deveriam saber é que o país tem um dos maiores custos de vida também. Por isso, vamos estudar o custo de vida na França para brasileiros.

Afinal, o ambiente é cheio de cultura e o lugar ótimo para estudantes. No entanto, será preciso ter algum bom recurso financeiro para estar lá. O site Numbeo nos deu alguma ideia disso, que vamos mencionar abaixo. Os gastos estão divididos por categorias, como veremos.

Logo, muito mais do que conhecer a Torre Eiffel, estamos falando sobre viver lá. Isso inclui um orçamento que envolva moradia, alimentação, contas domésticas, com transporte, com saúde e com lazer. Confira cada um desses tópicos e saiba quanto custa viver na França.

Moradia

Como todo lugar do mundo, a regra sobre o gasto com moradia é bem simples: quem mora no centro paga mais caro pelo aluguel ou preço do m² do imóvel. Da mesma forma, mesmo com preço maior, as vezes vale a pena porque conta do transporte, localização, etc.

No caso da França, a gente também pode considerar essa informação como verdadeira. Além disso, temos que saber sobre o tipo de imóvel, também. Assim, os valores que temos aqui são médios. Então, se você vai morar em Paris, saiba que os preços serão bem mais altos, ok?

Conheça as 5 cidades próximas a Paris para estudar na França

O aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade custará 660 euros. Enquanto que um apartamento de 3 quartos fora do centro ficará em 950 euros. Já para quem está pensando em comprar uma casa na França, considere que o preço do m² é de 6.141 euros no centro da cidade ou de 3.772 euros fora do centro.

Alimentação

Uma refeição em um restaurante simples custa 13 euros. Se for para um casal comer a vontade, o valor sobe para 50 euros. Mas, ainda tem os preços dos alimentos no mercado, sendo que essa compra e o preparo em casa sai mais barato, sempre.

O litro do leite é de 1 euro, o arroz branco custa 1,65 euro o quilo, o peito de frango tem valor de quase 11 euros para cada quilo. A cebola fica em menos de 2 euros, a banana também, e a maça é mais de 2,50 euros para cada 1 quilo de cada fruta.

Por isso, um casal conseguirá viver fazendo compras em mercado com, mais ou menos, 400 euros.

Contas domésticas

Aqui temos itens básicos que são necessários para a sobrevivência. E isso também tem importância grande na hora de saber o custo de vida na França para brasileiros. Mas, o que entra na conta: gás, água, eletricidade, lixo, etc.

E a conta foi separada assim: os itens básicos serão formados pelos serviços de energia elétrica, aquecimento e arrefecimento (comuns na Europa), água e lixo. Tudo isso vai sair mais ou menos 140 euros para um apartamento de 85 m².

Depois, a gente tem as contas de telefonia. O valor é de 0,17 euros para um plano pré-pago para chamada local a cada 1 minuto. A internet custará 27 euros para um bom acesso de 60 Mbps ou um pouco mais.

Transporte

O transporte público francês é um dos melhores do mundo. Isso vale para as grandes cidades, que tem trens, metrôs e ônibus. Por outro lado, você também pode optar pelas bicicletas, que torna possível viver sem carro por lá. Isso é bem mais barato e acessível.

No caso do interior, ter um carro pode ser mais viável. Ou tem a opção do transporte público também. Lembrando que quem tem menos de 26 anos tem descontos. Assim como famílias com mais de 3 filhos ou desempregados. O valor é de 1,6 euro para cada tíquete. Ou dá para pagar uma mensalidade de 51 euros e usar no mês todo.

Saúde

O sistema público de saúde francês também é bom. Só que ele é diferente do nosso. Assim, você paga pela consulta primeiro e depois o governo vai reembolsar você (em parte das despesas). Esse reembolso fica entre 70% e 100%.

Há ainda a opção de ter um seguro de saúde pela empresa ou contratar um por conta própria para custear o restante que o governo não devolver. Mas, se for no particular, uma consulta com um especialista vai custar 25 euros e as urgências são mais caras, obviamente.

Lazer

Para terminar esses tópicos sobre os gastos que somam o custo de vida na França para brasileiros temos o lazer. Por lá você encontra diversas opções gratuitas, especialmente os passeios. Mas, também dá para optar pelas versões premium, se é que você entende.

Uma academia tem custo de 35 euros por mês. Mas, um aluguem de campo de tênis custará 15 euros por hora. Enquanto que o cinema tem ingressos a partir de 10 euros. A cerveja nacional custa 6 euros para cada 500 ml em um bar. A Coca-Cola de garrafa de 300 ml é 2,44 euros.

Então, qual é o custo de vida na França?

custo de vida na França para brasileiros

Se a gente for resumir toda a história aqui e consideramos as opções mais em conta do que trouxemos, vamos ter uma tabela que fica assim:

  • Aluguel – 660 euros
  • Despesa doméstica – 140 euros
  • Alimentação – 350 euros
  • Transporte – 100 euros
  • Saúde – 50 euros
  • Lazer – 300 euros

Total de 1.400 euros para um casal.

Obviamente, se a família for maior, isso muda. Se você for mais econômico, também. A questão é que temos aqui um valor médio de um custo de vida em uma cidade não tão grande na França. Se for Paris, lembre-se que esse valor deve dobrar ou mais do que isso.