Conheça as 5 cidades próximas a Paris para estudar na França

O sonho de estudar na França é real para muitos brasileiros. Assim sendo, para realizar o objetivo, o primeiro passo é fazer um planejamento e uma pesquisa. Nesse estudo, a gente pode considerar as cidades próximas a Paris para estudar na França.

Mas, por quê? Obviamente, porque Paris é a capital do país e um dos lugares mais caros para se estar por lá. Em contrapartida, dá para considerar regiões próximas que valem a pena – tanto pelas paisagens, cultura como pelo custo de vida mais barato.

Desse modo, vamos listar aqui 5 ideias de cidades para quem quer estudar nesse país. E, considere que não colocamos na ordem de distância. Assim, há cidades que são ótimas para estudantes estando há pouco mais de 2 horas e outras que demora mais do que isso.

As cidades próximas a Paris

A nossa ideia, com essa matéria, não apenas falar das cidades próximas à Paris para estudar na França. Mas, sim falar das cidades francesas que costumam ser mais procuradas pelos brasileiros que querem morar lá. De qualquer modo, vamos falar também daquelas próximas à capital francesa.

Para isso, precisamos entender, muito brevemente, sobre Paris e sua localização. Ela tem uma população estimada em 2,1 milhões de habitantes e 105 Km².

A cidade fica ao norte da França central. Assim, está também ao norte do rio Sena. O Canal da Mancha fica a 375 Km da cidade. Paris é plana e com várias colinas, como a de Montmartre.

Agora, vamos falar mais das cidades para morar na França.

1 – Bordeaux

Para se ter uma ideia, saiba que dá para partir de Bordeaux e chegar em Paris de trem. Portanto, sim, essa pode ser uma das cidades próximas a Paris. Mesmo assim, considere que não estamos falando de uma viagem curta, está bem? A distância é de 600 Km.

A cidade fica a sudoeste da França. É uma região turística pelas vinícolas.

Só que tem mais detalhes sobre Bordeaux que você deveria saber. Por exemplo, é uma cidade com 250 mil habitantes, tem ótimos vinhos (inclusive, um Museu do Vinho) e, curiosamente, é chamada de a Nova Paris. Isso porque tem uma vida cultural ótima.

O melhor de tudo é que Bordeaux sempre está na lista de cidades mais baratas da França.

2 – Lille

Agora sim, realmente, temos uma cidade muito perto de Paris. Para se ter ideia, dá para pegar um trem de alta velocidade (TGV) e chegar lá em 1 hora. Assim, a distância é pouco mais de 220 Km entre ambas cidades.

Por isso, Lille é considerada uma cidade estratégica.

A cidade fica ao norte da França, como Paris. E perto da fronteira com a Bélgica e próxima também do Canal da Mancha. Atualmente, é a 4ª maior cidade do país e tem muitos monumentos importantes, como a Catedral de Lille.

Outra curiosidade é que é a 2ª maior região metropolitana da França, atrás de Paris. Isso a torna um ponto de encontro entre quem busca trabalhar na França ou estudar na França.

3 – Toulouse

De fato, está bem longe de ser uma cidade perto de Paris. Afinal, são quase 700 Km de distância. No entanto, resolvemos citar aqui porque é uma cidade muito mais barata que Paris e acaba sendo opção para muito brasileiro.

Ela fica no sul do país e é considerada a maior cidade universitária da França. Isso porque tem 3 importantes universidades por lá.

Ou seja, todo mundo que quer estudar na França acaba considerando Toulouse. No geral, é uma cidade pacata, mas como importante polo industrial do país. Tem a Place du Capitole, com diversos restaurantes, bares e cafés.

4 – Dijon

A próxima alternativa de cidades próximas a Paris para estudar na França para quem está pensando em ir para a França para estudar é Dijon. O lugar fica há pouco mais de 340 Km de distância, o que dá praticamente 3h30 de viagem de carro.

É uma cidade com 150 mil habitantes, sendo a capital da Borgonha. Assim, é uma região muito importante para a produção de vinhos. Também tem uma gastronomia local muito intensa, além de construções góticas e um centro econômico forte.

É um bom lugar para quem busca boas ofertas de emprego, por exemplo.

5 – Marselha

Para fechar o nosso texto, agora sim outra cidade bem pertinho de Paris. Marselha fica a menos de 2 horas de distância da capital francesa. Para quem conhece o lugar é na região sul, na Provence-Alpes-Cote d’Azur.

É uma cidade muito populosa, com 1,6 milhão de pessoas. Para muita gente, Marselha é como Rio de Janeiro, com uma vida muito eclética. Curiosamente, é a cidade mais antiga da França e fica na costa do Mediterrâneo.

Assim, é outra ideia para estudantes, já que além de boas ofertas de trabalho, também tem moradias baratas e um custo de vida bem mais baixo do que Paris.

As melhores cidades para morar como estudante na França

Para terminar esse texto, saiba que o site L’etudiant fez uma matéria há alguns anos citando as melhores cidades para morar na França, pensando na vida de um estudante. Vale lembrar que isso não considera a distância com Paris e sim o custo de vida e infraestrutura para alunos.

Saiba como conhecer Provence, na França, sem sair de casa

Desse modo, a lista é composta pelas seguintes cidades: Toulose, Lyon, Montpellier, Rennes, Grenoble, Nantes, Estrasburgo, Paris, Bordeaux e Lille.

cidades próximas a Paris para estudar

Assim, se a gente comparar com o nosso texto, que foca em cidades próximas a Paris, nós temos Lille como resposta média. Porque é uma cidade ótima para estudante e está a pouco mais de 200 Km da capital francesa.