Saiba quais são as 10 cidades mais seguras da Europa

O Economist Intelligence Unit, que é uma empresa ligada à NEC Corporation, fez uma pesquisa para mostrar quais são as cidades mais seguras da Europa. Como fizeram isso? Analisando os pontos fortes e fracos de cada cidade do mundo.

Dessa forma, nasceu o Safe Cities Index, que engloba 60 centros urbanos mundiais. A ideia é uma só: mostrar as cidades mais seguras do globo terrestre. E a gente filtrou as cidades europeias, sendo que esse estudo pode servir de base para você montar o seu roteiro.

A lista abaixo está invertida. Ou seja, a gente vai começar pela 10ª cidade europeia mais segura do mundo, com base no estudo já citado aqui. Assim sendo, no final do artigo vamos ter a cidade europeia mais segura de todas. Continue lendo para descobrir.

Ah, uma curiosidade bacana de citar aqui é que o estudou coloca os países orientais sempre nas primeiras posições. E as cidades europeias começam a ocupar a partir da 4ª posição no quadro geral. Assim, todas cidades citadas aqui estão entre as 26 mais seguras do mundo todo.

10 – Barcelona (Espanha)

Barcelona ganhou o 10º lugar entre as cidades mais seguras da Europa. Para quem nunca passou por lá, vale lembrar que esse é um lugar conhecido por sua arquitetura e arte, com monumentos modernistas.

Barcelona fica às margens do Mar Mediterrâneo e tem mais de 5 milhões de habitantes. Para o mundo, é um lugar importante não apenas do ponto de vista da segurança, mas também por ser um centro comercial rico.

9 – Madrid (Espanha)

Coincidência ou não, a próxima cidade também é espanhola. Madrid fica no centro do país e tem um centro político muito forte. Tudo isso é herança do império e dos seus museus, como o Thyssen-Bornemisza.

Por lá, o que mais se destacou na pesquisa foi a segurança em infraestrutura, que deixou a cidade em 5º lugar no ranking geral.

8 – Bruxelas (Bélgica)

Bruxelas é a capital da Bélgica e tem pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. Um dos pontos fortes que foram citados na pesquisa é o fato de ser sede da Otan e do Parlamento Europeu. Mas, não é só por isso que você pode visitar Bruxelas.

Ela é uma cidade moderna e clássica, ao mesmo tempo.

7 – Paris (França)

A 7ª das cidades mais seguras da Europa é Paris, muito famosa pela Torre Eiffel. Ela é habitada por mais de 2 milhões de pessoas e sem contar os turistas, que passam por lá o ano todo. A cidade tem ruas charmosas e uma arquitetura incrível.

O rio Sena é um ponto importante, com mais de 13 quilômetros e 37 pontes.

6 – Zurique (Suíça)

A maior cidade suíça tem 400 mil habitantes, portanto, é uma cidade pequena perto das outras que estão sendo citadas aqui. No entanto, é a prova de que tamanho não é documento. É a sede de mais de 100 bancos e a média da renda das pessoas é de 7 mil dólares.

Para os turistas, podemos falar dos mais de 100 museus que tem por lá, incluindo as galerias de arte. E a segurança em saúde a coloca como 9ª no ranking geral de todos os países.

5 – Frankfurt (Alemanha)

Entrando no Top 5 das cidades mais seguras da Europa temos a cidade alemã, que é uma das mais conhecidas do mundo todo. É conhecida não só pelas guerras que o país enfrentou, mas por ser a 5ª maior do país e ter 700 mil habitantes.

É ótima para conhecer centros econômicos importantes e admirar arranha-céus.

4 – Londres (Inglaterra)

A capital da Inglaterra (e do Reino Unido, também) é famosa e você, com certeza, já ouviu falar dela. Pode ser em filmes ou séries ou noticiários, por exemplo. E o motivo é que é considerado um dos principais centros financeiros do mundo.

Tem quase 14 milhões de habitantes, tem o Big Ben, a Tower Bridge e por aí vai.

3 – Estocolmo (Suécia)

Já no pódio das cidades mais seguras da Europa temos Estocolmo, que fica na Suécia e tem 14 ilhas, 50 pontes e cerca de 900 mil habitantes. Gostou? É um dos melhores países em termos de IDH também, que é o Índice de Desenvolvimento Humano.

O destaque está na segurança em saúde, que a coloca em 4º lugar no ranking geral e segurança pessoal, que a deixa na 6ª posição geral.

Você também vai gostar de ler: Veja essas 7 dicas de segurança para uma viagem à Israel

2 – Copenhague (Dinamarca)

A 2ª cidade considerada mais segura de todo continente europeu é Copenhague. O simples fato de que 35% das pessoas de lá andam de bicicleta é um dado e tanto. E por que? Por que a cidade está na 2ª posição geral em termos de segurança pessoal, no mundo inteiro.

A cidade é a capital do país e tem 600 mil habitantes, sendo considerada uma cidade jovem.

1 – Amsterdam (Holanda)

Talvez você até desconfiasse, mas não tinha certeza. Bem, está aqui a cidade mais segura da Europa, conforme o ranking citado no início do artigo. Amsterdam é conhecida não só pela beleza do outono, mas sim por ser um lugar seguro.

Tem ótimo índice de qualidade de vida, tem muitos museus e parques também. É a capital da Holanda, tendo 820 mil habitantes e fica sempre entre os 20 países mais seguros do mundo quando se estuda a questão da segurança digital, em infraestrutura, em saúde e pessoal.