A verdade é que não é nada fácil dizer qual é a melhor cidade da Espanha para brasileiro morar. Afinal, isso vai depender muito do seu objetivo. Por exemplo, se for se aposentar por lá, considere a nossa indicação 7 (Mallorca). Se for para trabalhar a 1 (Madrid).
Mas, sobre trabalho, considere que tem uma indicação mais barata que Madrid, que é o tópico 5 (Toledo). Bom, para você saber mais sobre qual pode ser o seu melhor lugar na Espanha, conheça essas 7 cidades que são incríveis – cada uma com seus pontos positivos.
1 – Madrid
É muito complicado a gente falar de uma cidade espanhola sem começar por Madrid. Afinal, é a capital do país e onde tudo acontece. Até a localização dela é importante: fica no centro da Península Ibérica. É a maior do país, com 3,2 milhões de pessoas.
Para quem busca emprego na Espanha, por exemplo, esse costuma ser o começo. Afinal, é lá que estão as principais ofertas de emprego. No entanto, é uma daquelas que possui o maior custo de vida, também. A se começar pelo preço dos imóveis.
Mas, por que poderia ser a melhor cidade da Espanha para brasileiro morar? Porque tem uma vida noturna agitada, com ótimos museus, parques lindos, hospitais públicos eficientes, transporte público de qualidade. Então, é um lugar a ser estudado.
2 – Barcelona
Também não tem como citar uma cidade da Espanha e não se lembrar rapidamente de Barcelona. É a capital da Catalunha, muito moderna e única. Além da beleza arquitetônica, Barcelona tem uma ótima tendência gastronômica e para as artes.
Além do mais, vem se tornando mais sustentável a cada ano. Hoje, dá para encontrar ciclovias e áreas exclusivas para pedestres, o que organiza demais o trânsito local.
É uma cidade histórica, com mais de 2 mil anos e 1,6 milhões de pessoas. É a 2ª cidade mais populosa do país e a que mais atrai turistas. Tem serviços públicos de qualidade também. Porém, é considerada a 2ª cidade mais cara da Espanha, perdendo para Madrid.
3 – Valência
Para quem gosta de Barcelona, mas acha caro demais, Valência acaba sendo uma das primeiras alternativas que vem à cabeça. O motivo é que muito parecida do ponto de vista arquitetônico e moderno.
Valência é a 3ª maior cidade do país, com 800 mil habitantes. Porém, também é muito visada pelo turismo, sendo que clima é o atrativo (17º C durante o ano todo e sem chuvas). Outra coisa é que é um lugar seguro, bem mais do que as duas cidades citadas acima.
Aliás, você já ouviu falar da Paella? É um prato muito emblemático da gastronomia espanhola e foi inventado lá na região de Valência.
4 – Sevilha
A próxima alternativa, que pode ser a melhor cidade da Espanha para brasileiro morar, é Sevilha. Na verdade, é um lugar indicado para quem gosta de história e tradição. Essa cidade tem a cara da Espanha: touradas, palácios, flamenco, castanholas, etc.
É um universo multicultural incrível, que traz a herança de romanos, judeus e árabes. Seguindo a nossa ordem, essa é a 4ª maior cidade do país, com 700 mil habitantes.
Tem como diferencial, que pode ser agradável para nós, brasileiros, o povo. Eles são simpáticos e hospitaleiros. Também tem transporte público de qualidade, mas apenas ônibus e não o metrô. É ótimo para quem gosta de pedalar, com 250 estações de bicicleta.
5 – Toledo
Agora, vamos ser bem francos. Todas as cidades acima são ótimas. Porém, elas são caras, seguindo a ordem desse texto. Assim, aqui temos uma das opções um pouco mais econômicas. Mas, esse não é o principal diferencial de Toledo.
Na verdade, ele é o lugar mais escolhido por quem quer trabalhar na Espanha, mas não morar em grandes centros urbanos. O motivo é simples: Toledo é mais em conta e fica pertinho das outras cidades – dá 50 minutos de trem para Madrid, por exemplo.
Fora isso, tem muita área verde, ótima gastronomia e um valor cultural incrível.
6 – San Sesbastián
Começamos a falar das cidades espanholas que são mais desconhecidas do que as grandes cidades de lá. San Sebastián é uma delas. Na verdade, muitos gostam de falar que é um “pedaço da França na Espanha”.
Na história, ela foi destino da corte espanhola para o verão. Isso porque fica longe da calorenta Madrid. Tem mar e montanha. Além de ser um lugar muito elegante. Quanto à população é bem restrita, com pouco mais de 187 mil habitantes.
É um lugar ótimo para quem gosta de comer bem – mas, nem sempre dá para gastar pouco. Por lá, a gente encontra vários restaurantes Michelin. Ah, só uma coisa: em julho a cidade fica cheia por conta do Festival de Jazz e em agosto tem a Semana Grande.
7 – Palma de Mallorca
E para fechar, nós temos a Palma de Mallorca. Ela é conhecida por ter paisagens incríveis. Bom, vamos explicar porque essa pode ser a melhor cidade da Espanha para brasileiro morar. É simples entender o motivo.
Palma de Mallorca é a capital de Mallorca, que por sua vez faz parte do arquipélago das Ilhas Baleares. É ali junto com Menorca, Ibiza e Formentera. Assim, são mais de 440 mil habitantes em uma cidade portuária, que foi de mouros, romanos e cristãos.
Atualmente, tem um núcleo histórico muito bem preservado, com restaurantes e bares. No entanto, o que mais chama a atenção é o mar, com águas cristalinas.
Para saber mais da Espanha
Se você se interessa pela Espanha, considere que nós temos uma série de artigos recentes que fala sobre esse país. Aliás, seremos mais específicos: os conteúdos falam sobre morar na Espanha.
Assim, temos a matéria que cita os tipos de vistos, a que fala se a aposentado pode ir viver lá na Espanha e tem ainda a que conta os passos para morar legalmente na Espanha. Confira todas elas.