Aposentado brasileiro pode morar na Espanha? Descubra a verdade

Passar uns dias na Espanha é muito bom. Para isso, o visto e o passaporte permitem até 90 dias. Mas, sobre viver na Espanha, a conversa muda. Por exemplo, será quem aposentado brasileiro pode morar na Espanha ou tem alguma regra? Vamos descobrir mais abaixo.

Até mesmo porque a Espanha é um dos países mais incríveis de toda a Europa. Para se ter uma ideia, tem cidades lá com ótimo custo de vida, bem inferior ao de capitais brasileiras. O clima também é diferente daqui. E, por isso tudo, morar na Espanha após a aposentadoria é o sonho de muitos brasileiros.

Para explicar melhor isso, a gente vai mencionar aqui, no próximo tópico, quais as maneiras que existem para ir morar na Espanha por algum tempo. Inicialmente, a gente sempre pensa no estudo e trabalho. Mas, saiba que há outras formas também. Conheça-as.

Como dá para ir morar na Espanha

Dessa forma, nós vamos apresentar aqui as formas que existem, atualmente, para quem quer morar na Espanha. Assim, falaremos sobre as mais conhecidas, que são: estudo, trabalho e investimentos. Mas, no fim, também vamos citar se o aposentado brasileiro pode morar na Espanha, combinado? Leia e saiba tudo.

Ah, e considere que estamos tratando de formas de viver legalmente na Espanha, ok?

Estudar na Espanha

Geralmente, sempre que se fala em morar em outro país, o estudo acaba sendo a forma mais aceita. O mesmo vale para brasileiros que querem ir para a Espanha. Aliás, o sistema de ensino espanhol é um dos mais referenciados no mundo todo.

Descubra tudo sobre o intercâmbio gratuito na Espanha

Atualmente, a Espanha aceita mais de 130 mil estudantes de outros países. Sendo assim, é o 3º país de toda União Europeia que mais tem alunos estrangeiros. A boa notícia é que além das escolas pagas, também dá para conseguir bolsas de estudos na Espanha.

Mas, geralmente, essas vagas são para MBA, mestrado ou doutorado.

Trabalhar na Espanha

A segunda forma mais procurada por quem quer morar na Espanha é o trabalho. No entanto, esse é um jeito bem mais complicado. Você pode ir sendo indicado por uma empresa, o que seria bom. No entanto, é raro encontrar essa oportunidade.

A outra forma é procurar por um emprego espanhol mesmo. Para isso, temos a internet e alguns sites locais. Ou você pode enviar o seu currículo diretamente para a empresa interessada. Se der certo, a própria empresa de lá faz a burocracia para você ir.

Veja o que é preciso para trabalhar como médico na Espanha

Agora, não podemos deixar de citar que tem muita gente que vai para lá como turista, que permite até 90 dias, e busca os contatos pessoalmente. De qualquer modo, mesmo que consiga o emprego, você tem que voltar para o Brasil para agilizar o contrato de trabalho.

Investir na Espanha

Agora, um pouco antes de falarmos sobre se o aposentado brasileiro pode morar na Espanha, vamos considerar que tem a opção dos investimentos. Logo, é uma ótima ideia para quem tem dinheiro e quer investir lá.

Uma ideia é pensar no mercado de imóveis espanhol, que está com preços em queda. Geralmente, ele é atrativo. Além do mais, a Espanha é a 2ª localidade na Europa que é boa para investir, sendo vencida apenas pela Alemanha.

Aliás, saiba que lá existe a “Lei de Empreendedores”, que é para os investidores estrangeiros também. Então, ela permite a autorização de residência no país.

Aposentado na Espanha

Enfim, chegamos ao ápice da matéria. Aqui é onde vamos tirar as suas principais dúvidas sobre a pergunta que não quer calar: aposentado brasileiro pode morar na Espanha – mito ou verdade? É verdade.

No entanto, considere que para isso você pode pensar na alternativa que citamos acima: investir o dinheiro na Espanha. Sendo assim, para quem se aposentou aqui no Brasil e tem o “acerto” para receber, ir para a Espanha é sim uma ideia viável.

O que a gente vai precisar considerar é que atualmente o real está bem desvalorizado frente ao euro. No entanto, se você analisar o sonho de morar em terras espanholas e o custo de vida de lá, que é um dos menores da Europa, vai ver que ainda se torna opção.

O custo de vida

Só para fins comparativos, saiba que um aposentado paga 300 euros por mês para um plano de saúde privado no Brasil. Na Espanha, o valor fica abaixo dos 100 euros.

Ah, e após morar por lá por 2 anos, você pode pedir a cidadania espanhola, ok? E acessar o sistema público de saúde.

Aposentado brasileiro pode morar na Espanha

Para se ter uma base, considere que alugar um apartamento de 1 quarto no centro da cidade vai lhe custar pouco menos de 700 euros. Já uma boa internet fica em 40 euros e um restaurante cobrará o mesmo por uma refeição para duas pessoas.

Morar na Espanha com o passaporte internacional

Para terminar o material de hoje, nós trouxemos aqui outra dúvida que é muito frequente. Só que, diferente da questão acima, aqui muita gente se engana de verdade. Isso porque não basta ter o passaporte europeu para viver na Espanha.

Isso porque o governo de lá tem regras rígidas quanto a isso. Para quem tem esse documento, a permanência por lá é a mesma de um turista, ou seja, 90 dias. Após isso, será obrigatório tirar o Número de Identidad de Extranjero.

Para esse documento, você terá que ter um plano de internet, uma conta bancária, seguro de saúde e muito mais. Tudo isso é possível de ser visto e conseguido no Consulado.