Confira 10 dicas para economizar em viagens nacionais – Parte 2

No artigo anterior, que foi a primeira parte desse conteúdo, a gente citou 3 dicas para quem quer economizar em viagens nacionais, sendo todas focadas na hospedagem. Logo, como você deve ter lido, falamos do Airbnb, de hostels e até mesmo da troca de serviços por pernoites.

Inclusive, falamos também que dá para você passar uma noite na estrada e economizar no hotel, você viu? Se não viu, pode ler agora mesmo antes de continuar com essa segunda parte do texto. Mas, se já leu, considere que agora vamos focar em outras áreas.

Sendo assim, falaremos sobre como economizar no deslocamento, na alimentação e nos passeios que você vai fazer em cidades brasileiras. Bora lá?

DESLOCAMENTO

Abaixo, vamos partir do número 4 porque as outras 3 dicas já foram citadas no artigo anterior, como você bem sabe. Elas eram de hospedagens e agora vamos começar falando da economia no deslocamento.

4 – Use buscadores online de passagens baratas

E a primeira das ideias para quem quer economizar em viagens nacionais pensando no deslocamento é você usar as plataformas online para pesquisar as passagens em promoção ou que estão com ofertas ou preços com descontos.

Não é raro que a gente encontre ótimas oportunidades em passagens aéreas em diversos sites que fazem essa busca em todas as companhias aéreas.

Sendo assim, considere que vale muito a pena baixar os aplicativos que fazem isso. Mais do que isso, você sempre pode ativar as notificações para que eles te avisem quando alguma passagem que você tenha interesse estiver em promoção. Entre eles, Skyscanner e Google Flights.

5 – Use transporte público

A próxima dica dessa categoria tem a ver com o transporte público. Ainda mais em cidades que fogem das capitais. Logo, usar táxi em viagens é algo que vai pesar no seu orçamento, com certeza.

Portanto, não há dica melhor do que dizer para “se virar” a pé mesmo ou ainda optar pelo transporte público. Inclusive, saiba que andar a pé também aprofunda a experiência na viagem.

ALIMENTAÇÃO

A próxima área escolhida aqui é a da alimentação. O motivo é que entre uma escolha e outra dá para economizar ou gastar mais. Portanto, aqui vem as dicas para economizar em viagens nacionais pensando no que você vai comer ou onde vai comer, né.

6 – Cozinhe a própria comida

Sem dúvidas, está entre as melhores formas de economizar nas viagens. Além do mais, é simples fazer isso – mesmo para quem torce o nariz em discordar. Saiba que você pode comprar ingredientes no supermercado e preparar a própria comida.

Para isso, no entanto, considere a sua hospedagem, que deve ter uma cozinha ou pelo menos um fogão ou forno ou micro-ondas, etc.

Ainda assim, saiba que só de preparar o próprio café da manhã e o jantar você já terá uma grande economia financeira. Agora, se o seu café já estiver incluído na diária, melhor ainda, né? Também não podemos negar esse serviço que quase sempre vem incluso.

7 – Leve uma garrafa de água

De todo texto, sem dúvidas, essa vai ser a dica mais simples que você vai ler. A verdade é que muita gente ainda não se ligou que ter a própria garrafinha de água ajuda a economizar um montão de dinheiro.

Então, não titubeie e sempre carregue com você uma garrafinha de água para ir enchendo ao longo do dia. Apesar de ser comum apenas em países europeus, saiba que aqui no Brasil também há algumas cidades que possuem os bebedouros públicos.

PASSEIOS

Por fim, a nossa última categoria é a de passeios. Afinal, não dá para viajar sem pensar em visitar pontos turísticos, fazer as compras das lembrancinhas e os famosos passeios para sair da rotina, né? Então, vamos considerar o que dá para economizar nessa área.

8 – Faça passeios por conta própria

Em todo lugar, mas especialmente nas cidades turísticas, sempre há os passeios guiados por guias turísticos. No entanto, praticamente todos eles podem ser feitos por conta própria, partindo de uma pesquisa antecipada que o viajante deve fazer – para não correr riscos.

Logo, a dica é a seguinte: antes de pegar o avião ou o ônibus pesquise os pontos turísticos e as opções de passeios do seu destino. Depois, leia matérias, notícias e blogs que mostram como dá para fazer esse tour por conta própria sem precisar de um guia ou uma agência.

9 – Feche passeios no local

Agora, você deve estar pensando que fechar passeios no local é mais caro. E isso é verdade. Mas, a regra tem uma exceção. Se você quiser economizar em viagens nacionais, saiba que pode considerar os passeios menos buscados e menos concorridos.

Eles sim são mais baratos se comprados na hora justamente porque a procura é menor e os vendedores fazem de tudo para conseguir vender um “pass”. Ah, sem contar que se houver qualquer mudança de planos, você não perde dinheiro como se tivesse comprado antes.

10 – Faça um orçamento antes

E para terminar de vez com esse conteúdo, considere que antes e durante a sua viagem você deve considerar um orçamento financeiro. Claro que ele pode se alterar, mas vai servir como norte para você não se afundar em problemas e, futuramente, em dívidas.

Em resumo, a dica para montar um orçamento é: saber quanto você tem para viajar, planejar os principais gastos da viagem por dia, estipular porcentagens para passeios e outros gastos, além de se atualizar sobre isso a cada novo dia na viagem.

Sobre o planejamento da viagem

E como espécie de bônus, nós trouxemos aqui um artigo recente onde citamos algumas dicas para quem quer planejar uma viagem sem ter que prejudicar o orçamento do mês e da família.

economizar em viagens nacionais

Ao todo, são 3 dicas fáceis e possíveis para qualquer pessoa, independente do salário dela. Bora conferir? 3 dicas para planejar uma viagem sem prejudicar o orçamento financeiro.