Confira 10 dicas para economizar em viagens nacionais

Que o brasileiro adora viajar, a gente já sabe. Porém, para muitos de nós isso pode parecer inacessível. Só que não é verdade. Considerando essas dicas para economizar em viagens nacionais, você vai ver que é totalmente possível.

Logo, também dá para economizar quando se vai para os Estados Unidos, Europa ou qualquer outro lugar. Mas, o foco aqui é falar de viagens para outros estados ou cidades. Dessa forma, algumas atitudes podem fazer toda a diferença.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de 10 dicas interessantes para quem quer economizar nas próximas viagens dentro do país. Logo, separamos tudo por categorias e incluímos detalhes como os das hospedagens, dos deslocamentos, das alimentações e dos passeios.

As dicas para economizar em viagens nacionais

Vale lembrar que recentemente a gente publicou um conteúdo muito parecido com esse aqui. No entanto, os leitores pediram mais detalhes e, por isso mesmo, criamos essa nova versão. No antigo conteúdo, na gente listou 5 dicas fáceis para economizar em viagens nacionais.

Sendo assim, o nosso foco esteve em falar das áreas onde é possível economizar dinheiro, como no transporte, nas passagens e nos passeios. Hoje, a nossa ideia é falar dos detalhes dessas áreas. Por isso, separamos os tópicos em categorias. Veja.

HOSPEDAGEM

A hospedagem é uma das categorias que representa os maiores gastos da viagem. Logo, considere que há uma variação muito grande, já que podemos considerar as pousadas, os resorts, os hostels. Assim, a variação de preço pode ser de mais de 100%.

1 – Escolha os hostels ou o Airbnb

Quem ainda não tem o hábito de viajar acaba ficando com um pé atrás na hora de escolher esse tipo de hospedagem. No entanto, ela é a escolha certa para quem quer economizar dinheiro na viagem.

Se você vai para algum lugar onde quer curtir a praia ou os passeios pode não se importar em estar em quartos compartilhados, por exemplo. Até mesmo porque hoje existem diversas opções seguras e até certo confortáveis para você ficar.

Assim, esses ocais cobram bem menos do que um hotel 5 estrelas mais tradicional. Outra coisa é considerar que se você está viajando em grupo deve considerar a opção de reservar quartos inteiros e compartilhar com quem está com você nessa aventura.

Outra ideia é o Airbnb, uma plataforma de aluguel de espaços, como quartos ou até mesmo a casa toda. Nela, os preços são bem mais acessíveis que os famosos hotéis. Há quem diga que dá para economizar mais do que 100% com essa escolha.

2 – Passe pernoites viajando

No entendeu nada? Então, saiba que você pode começar e pensar em comprar passagens noturnas de ônibus. Por que? Essa é uma forma simples de economizar dinheiro – mesmo que quase ninguém pense nisso.

Só que uma noite na estrada quer dizer uma noite a menos na hospedagem – e isso é bem mais barato, né. Resumidamente, você economiza uma noite na sua hospedagem e pode usar o dinheiro para aproveitar mais os passeios.

3 – Troque serviços por hospedagem

A última das dicas para economizar em viagens nacionais da hospedagem tem a ver com algo que está sendo muito comum hoje em dia: trocar serviços por hospedagens, diárias, noites, alimentação, etc. E vários lugares aceitam esse tipo de permuta.

Logo, isso vai desde uma ajudinha que você pode dar na recepção de um hotel até mesmo algumas fotos profissionais para o anfitrião colocar no Airbnb. Há ainda opções para quem quiser atuar como voluntário em projetos sociais em toda parte do Brasil.

Então, para terminar, saiba que há várias opções para economizar com a hospedagem, sendo que você só precisa descobrir qual combina mais com você. Curiosamente, considere ainda procurar isso em plataformas focadas nesse tipo de serviço, como Workaway e Worldpackers.

DESLOCAMENTO, ALIMENTAÇÃO E PASSEIOS

Se você gostou dessas dicas sobre como economizar dinheiro em viagens dentro do Brasil, considere que há mais. Além de falarmos da hospedagem, que é sim um dos maiores gastos de qualquer viagem, saiba que há formas inteligentes de pagar menos em outras áreas.

dicas para economizar em viagens nacionais

Por exemplo, você pode comprar passagens mais baratas, pode usar o transporte público, pode fazer a própria comida, fechar passeios no local e muito mais. Porém, como este conteúdo ficou longo, a gente criou um próximo, que é uma continuação.

Para saber como economizar dinheiro também no deslocamento, na alimentação e nos passeios, leia a parte 2 dessa matéria: aqui. E leve em conta que lá temos as próximas 7 dicas que faltam para você ter as 10 dicas para economizar em viagens nacionais.