Descubra 5 dicas fáceis para economizar dinheiro em viagens nacionais

Os tempos não estão dos melhores. Porém, para quem gosta de viajar isso não quer dizer que você tenha que ficar em casa. Aliás, dá para viajar gastando pouco. Ainda mais com essas dicas para economizar dinheiro em viagens nacionais. Descubra como baratear o seu passeio.

Até mesmo porque somos seres humanos e precisamos daquele tempo para descansar, relaxar e receber todos os benefícios que só as viagens podem trazer. Uma viagem é algo que tem o seu custo, mas quase sempre os benefícios compensam.

Portanto, vamos logo às dicas para você começar a estudar a possibilidade de fazer uma viagem daqui alguns meses. São dicas bem simples, mas que podem fazer a diferença para o seu bolso e para o seu orçamento também.

1 – Alimentação

Um dos principais gastos que as pessoas têm em uma viagem é com a alimentação, mesmo que nem sempre se dão conta disso. Portanto, a primeira dica para economizar dinheiro em viagens nacionais tem a ver com o planejamento das refeições na viagem.

Basicamente, você tem que fazer as contas de quantas refeições deverão ser feitas durante a sua viagem. Depois, você também pode pesquisar na internet aqueles lugares que são mais econômicos para cada tipo de refeição.

ANÚNCIO

Outra ideia é considerar que bares e restaurantes possuem estrelas também, como de hotéis. Obviamente, quanto mais chique, mais estrelas e mais caros. Pense em alternativas, como ir no mercado e cozinhar na o seu lugar de hospedagem ou por refeições mais baratas.

2 – Passagens Aéreas

Aqui vamos dar uma dica para a compra de passagens aéreas, mas essa dica pode ser para qualquer compra que você for fazer: pesquisa online e com antecedência. Inclusive, essa dica também faz muito sentido para encontrar uma hospedagem barata.

A primeira coisa é buscar promoções de passagens aéreas. Sendo que muitos sites e plataformas oferecem pacotes completos, com hospedagens. Isso pode ser bem mais cômodo para você e sem ter que ser mais caro também.

Saiba quais são os 5 melhores aplicativos para reservar hotéis pelo celular

A pesquisa online pode ser feita de forma simples, como uma simulação. Na maioria das vezes, nem cadastro é preciso ser feito. Você insere o seu destino, datas e já tem uma resposta. Dá ainda para buscar sobre alugueis de carro ou até mesmo pontos turísticos para conhecer.

Para essas buscas, lembre-se que podem haver taxas de serviços na sua hospedagem assim como taxa de embarque ou serviços para as passagens.

Ainda quanto aos transportes, saiba que em uma viagem dentro do país existe a possibilidade de viajar de carro ou de ônibus. Fazendo a pesquisa antes você poderá saber se isso vai lhe custar mais barato ou não.

3 – 10% a mais

A próxima das dicas para economizar dinheiro em viagens nacionais é pensar em levar um pouco a mais do que você previu no seu plano de viagem. O ideal é acima dos 10% porque isso vai garantir que você considere a inflação ou mudança nos preços.

Então, fazer um orçamento para ter uma média de quanto você vai gastar na viagem é importante. No entanto, mais do que isso é bem legal ter um dinheiro a mais para evitar surpresas e dores de cabeça, né.

Até mesmo porque pode ser que você não resista àquela cervejinha na praia ou até mesmo em pegar um táxi para não ter que ir de pé até tal lugar. Então, 10% já é suficiente para isso.

4 – Passeios

Outro item que pesa muito no orçamento da viagem, mas as pessoas acabam deixando de lado tem a ver com os passeios. Ainda mais se você for para lugares turísticos que possuem cartões postais e visitas guiadas.

O passeio famoso você vai fazer, mas saiba que ele tem um custo. Por isso, é importante pensar em comprar os ingressos antes, pela internet mesmo e garantir aquela economia de dinheiro e também o fato de não ter que ficar na fila da bilheteria.

Uma dica muito interessante para quem quer fazer uma viagem barata é pensar em intercalar os passeios pagos com aqueles que são gratuitos. Obviamente, a sua conta não vai ficar tão pesada quanto se você fizesse apenas passeios caros.

5 – Itens específicos

Saiba que alguns itens específicos podem ser necessários para a sua viagem. E isso custa dinheiro. Logo, temos mais uma das dicas para economizar dinheiro em viagens nacionais e não passar apuros. Pense em detalhes.

Por exemplo, o seguro pode ser viável assim como uma roupa de frio, biquínis ou até mesmo itens de segurança para quem vai praticar esportes radicais. Esses gastos precisam ser considerados porque, com certeza, vão fazer parte da sua viagem.

Outra coisa é que você pode precisar se adaptar para uma nova rotina, mesmo que curta. Então, é legal ter uma farmacinha bem montada com os remédios que podem ser usados. Assim como bonés, óculos de sol e protetores se você for para a praia, por exemplo.

O planejamento da viagem

As dicas acima são para quem vai fazer o planejamento da viagem, um detalhe que é muito importante para ter uma viagem mais segura. Assim sendo, se você não sabe como montar esse roteiro, saiba que temos algumas dicas.

Por exemplo, considerar onde, quando, quanto e até mesmo os documentos. Inclusive, nós já explicamos tudo isso em outro artigo, que foi publicado recentemente aqui no blog.

ANÚNCIO