Leia esse guia de como o casal pode economizar dinheiro para comprar uma casa

No Brasil, atualmente, sair do aluguel é o grande objetivo de muitos casais brasileiros. E isso até se compara com o sonho de viajar o mundo afora. Afinal, são objetivos distintos e que podem ser complementar. Então, veja como economizar dinheiro para comprar uma casa.

Lembrando que você não precisa deixar de viajar para isso, está bem? Afinal, o que todos sabem é que o sonho de comprar a casa própria pode se tornar real e trazer benefícios – como sempre ter para onde voltar após uma viagem incrível de final de ano.

Para começar o assunto, saiba que antes de tudo o casal deverá estar bem focado. E ser determinado, considerando as contas organizadas e um plano financeiro para atingir essa meta, que é só mais uma entre tantas que se pode ter na vida.

Logo, com alguns reajustes, o plano poderá sair do papel. Mas, não estamos aqui para desanimar vocês: muito pelo contrário, fizemos um conteúdo especial para que junto o casal consiga finalmente arrumar aquele lugarzinho que podem chamar de seu.

O planejamento do casal

A primeira coisa é sentar com o seu cônjuge e fazer um planejamento financeiro para comprar uma casa. Inclusive, todos os especialistas concordam que esse é o primeiro passo para que o pontapé inicial seja dado.

ANÚNCIO

Obviamente, tudo deve estar em acordo entre vocês. É preciso que ambos se dediquem para dar certo e não deixar apenas nas costas de um. Então, nessa conversa inicial todos os pingos nos is devem ser colocados para que não fiquem dúvidas.

Entre as coisas que precisam definir para iniciar o projeto, temos: a criação de uma planilha financeira informando todos os gastos e ganhos no mês. Isso é para descobrir quanto conseguem poupar de dinheiro para esse objetivo.

Assim, caso identifiquem que o valor ainda será baixo e levará muito tempo vocês poderão fazer novos projetos e estratégias para que nos próximos meses o dinheiro fique dentro do esperado. Dessa forma, será possível fazer cálculos mais precisos de tempos em tempos.

O equilíbrio das contas

Já dissemos que para o plano dar certo, ambos deverão entrar de cabeça nessa jornada e se submeter a situações de sacrifício para tudo correr bem. Sejam sempre claros e transparentes um com o outro.

Na verdade, essa é uma dica não apenas para economizar dinheiro para comprar uma casa e sim para tudo na vida. Obviamente, a dica é: não esconder os valores um do outro, independente do gasto, da renda, da economia, d tudo.

Isso não é para um ser dono do outro, ok? Afinal, a ideia não é essa. Porém, para o objetivo seja alcançado com sucesso deve haver uma boa comunicação entre ambos, com sinceridade, também.

Aliás, quando falamos em equilíbrio, isso não quer dizer que cada um deverá poupar o mesmo valor do seu salário. No entanto, ambos devem somar as rendas e as economias na busca por esse sonho maior.

O uso do cartão de crédito

Aqui vale um tópico a mais para falar do cartão de crédito porque ele costuma ser o vilão das famílias e dos casais. Assim sendo, enquanto continuarem usando cartão de crédito de qualquer jeito, saiba que vai ser difícil acumular capital para comprar a casa dos sonhos.

Até mesmo porque sabemos que existem muitas vantagens e comodidade de usar um cartão para fazer compras hoje em dia. No entanto, como a intenção é poupar dinheiro para um prazo determinado, considere que ele não deve se tornar um grande vilão.

E será pior ainda se cada um tiver um cartão de crédito individual, com dívidas grandes e separadas. Logo, se estiverem com muitas contas no cartão, os especialistas sugerem que elas sejam quitadas antes de começar a pensar na compra do imóvel.

Dica final: use o mínimo possível do cartão para que não tenha que gastar com juros mais tarde. Agora, saiba que não é necessário cancelar o produto porque ele poderá ser usado no futuro, em viagens internacionais ou na compra de móveis para o seu lar, por exemplo.

O investimento do dinheiro

A grana que pouparem todos os meses não pode ficar parada em conta corrente ou dentro de casa. Por que? Porque o dinheiro parado não rende enquanto que o dinheiro em investimentos rende juros para vocês.

Logo, esse acúmulo de dinheiro e juros torna mais possível ainda a realização do sonho. Por isso, vocês precisam aprender a investir dinheiro – mesmo que nunca tenham ouvido falar disso antes.

Ninguém é obrigado a nascer sabendo, obviamente. E no Brasil pouco se fala disso. Porém, saiba que é mais simples do que parece. Busque uma corretora de investimentos e informações confiáveis na internet para conhecer as opções de ativos.

A dica é procurar por opções que apresentem pouco risco de perda – até porque a ideia não é mexer logo naquele dinheiro tão cedo assim. Logo, a segurança e a liquidez são fatores importantes para você considerar.

O financiamento e o FGTS

Como tópico final desse artigo que ensina a economizar dinheiro para comprar uma casa, a gente trouxe dois termos bem conhecidos: financiamento e FGTS, que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Depende a situação financeira de vocês e a residência que estejam de olho, saiba que poderão pedir algum programa do governo, como Minha Casa Minha Vida, Sistema Financeiro da Habitação ou o Sistema Financeiro Imobiliário.

economizar dinheiro para comprar uma casa

Se decidir fazer financiamento por bancos e financeiras, elas poderão fazer simulações de como o contrato vai ficar e isso é importante que seja feito antes mesmo de fechar qualquer contrato. Saiba também que existem valores acrescidos ao financiamento, como juros.

A última alternativa que damos nesse tópico é usar o FGTS. Se um de vocês ou ambos trabalham com carteira assinada há pelo menos 3 anos também será permitido que façam o resgate do Fundo para investir na compra da casa própria.

ANÚNCIO