Conheça 5 destinos de ecoturismo no Brasil que são conhecidos

O ecoturismo tem se tornado uma expressão muito falada no mundo todo. Mas, você sabe o que é isso? Nada mais do que a possibilidade de deslumbrar belezas naturais incríveis. Pensando nisso, o que fizemos foi selecionar alguns dos destinos de ecoturismo no Brasil.

Portanto, se a sua ideia de viagem perfeita tem a ver com a natureza você deveria considerar o ecoturismo. Aliás, os destinos de ecoturismo. E quando o assunto é esse, saiba que o Brasil tem um grande destaque mundial.

Afinal, por aqui o que não faltam são as trilhas, as cachoeiras, os montes, os rios, os lagos, as cavernas. Inclusive, abaixo temos ótimas indicações com destinos turísticos que tem um pouco de tudo isso. Confira!

1 – Bonito (MS)

Você já deve ter ouvido falar que a Gruta do Lago Azul é um dos pontos turísticos mais incríveis do Brasil, não é mesmo? Mas, você sabia que esse é um dos destinos de ecoturismo no Brasil que são indicados para passeios e visitas?

O lugar fica em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Aliás, essa é a capital do ecoturismo no Brasil. Além da Gruta, você poderá encontrar outros atrativos naturais em Bonito. Por exemplo, tem cachoeiras, cavernas, outras grutas, águas azuis e tudo mais que a natureza tem de bonito.

O destino também é indicado para quem gosta de praticar esportes mais radicais. Entre eles, o mergulho, o rapel, o rafting e o trekking. Além da Gruta já citada, outro ponto que merece a sua visita é a Cachoeira da Boca da Onça e também a Lagoa Misteriosa.

Conheça Bonito (MS): passagens com 25% de desconto

2 – Ilhabela (SP)

Ilhabela é aquela praia luxuosa que fica no interior de São Paulo e que tem praias de água cristalina, sabe? Inclusive, fica bem no litoral norte, que é uma das regiões mais cobiçadas do estado. Além das belezas naturais e das 40 praias, o lugar também tem montanhas e mata.

Assim sendo, se torna outra opção de ecoturismo no nosso país. Entre as atividades turísticas de Ilhabela, você pode escalar o Pico do Baepi, que tem mais de 1 mil metros de altura. Aliás, a trilha para chegar lá não leva menos do que 4 horas.

Por lá, você também poderá explorar navios naufragados que estão nas águas profundas. Tem, por exemplo, o segundo maior naufrago das Américas, que é chamado de Príncipe das Astúrias.

3 – Monte Roraima (RR)

O Monte Roraima, que fica no estado do mesmo nome, é aquele lugar que já foi até cenário de novelas e filmes. Aliás, é considerado por muitos como um lugar místico e que fascina. Dessa forma, ele ocupa um platô de mais de 2,7 mil metros de altitude.

Por essa altura, ele é considerado um dos pontos mais altos do país. No entanto, o que pouca gente sabe é que ele outro dos destinos de ecoturismo no Brasil. Assim, é indicado para aventureiros que adoram explorar o desconhecido.

A sua paisagem é o que mais impressiona. São paredões, cachoeiras, lagos e formações de rochas em formatos variados. Aliás, tem também cavernas e vegetação com plantas carnívoras. Hoje, ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes.

4 – Fernando de Noronha (PE)

A ilha de Fernando de Noronha é um dos lugares mais incríveis do nosso país. O lugar que fica em Pernambuco é tão interessante que se tornou Patrimônio Mundial da Unesco. Inclusive, o arquipélago abriga um ecossistema muito rico e com restrição de visitantes.

Porém, quem vai lá consegue ver um espetáculo muito particular, com águas cristalinas, mergulhos com golfinhos, tartarugas marinhas e até mesmo tubarões. Entre os pontos turísticos que chegam perto do perfeito, temos a Baía de Sancho e dos Porcos.

5 – Chapada dos Veadeiros (GO)

Goiás também esconde um dos destinos de ecoturismo no Brasil mais incríveis do mundo inteiro. A Chapada dos Veadeiros é um daqueles lugares que, com certeza, você já colocou na sua lista de roteiros de viagens, não é mesmo?

O lugar também é considerado um Patrimônio Mundial da Unesco. Aliás, o título não vem à toa, obviamente. A paisagem de lá mistura cânions, rios com águas cristalinas, cachoeiras altíssimas e até mesmo aqueles paredões de pedra que só se vê em filme. Ou na Chapada.

Ao todo, o lugar possui mais de 65 mil hectares de vegetação. Inclusive, tem animais que estão ameaçados de extinção, como é o caso da Onça Pintada e do Cervo do Pantanal.

5 passeios turísticos para fazer na Chapada dos Veadeiros (GO)

Para fins de curiosidade, saiba que em Goiás também temos o Parque Estadual de Terra Ronca. Esse lugar fica em São Domingos mais especificamente e é ideal para os viajantes que adoram explorar cavernas. É um dos paraísos nacionais com mais de 60 cavernas. Assim, também pode ser considerado como um dos destinos de ecoturismo no Brasil.

Bônus – os parques nacionais e estaduais

Na parte de cima, a gente optou por escolher cidades como destinos para o ecoturismo. Mas, saiba que também existem aqueles parques que são memoráveis por si só. Por exemplo, o Parque Estadual da Pedra Azul, que fica em Domingos Martins, no Espírito Santo.

Ele é um cartão-postal de toda serra capixaba e tem mais de 1,2 mil hectares de área conservada. Logo, já dá para imaginar a quantidade de cachoeiras e piscinas naturais que temos por lá, não é mesmo?

Outros parques que são destinos de ecoturismo também são: Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA).