Leia 7 dicas essenciais para estudantes dos cursos da Langara College, no Canadá

A Langara College é uma faculdade público que fica em Vancouver, no Canadá. Ela tem mais de 20 mil alunos anualmente e tem o diferencial de ter e incentivar vários programas universitários, de carreira e estudos. E existem vários cursos da Langara College, inclusive de pós-graduação.

Agora, independente do curso que você tiver escolhido e for fazer, saiba que há boas dicas para quem vai passar pelo campus da Langara. E nós fomos atrás das melhores dicas, que vão fazer a diferença na sua vida acadêmica. Assim, há questões educacionais, de saúde, entre outras.

Por exemplo, considere que dá para comprar materiais didáticos usados de alunos mais antigos. E considere também que dá para se cadastrar no programa de saúde público, através da universidade. E lá tem uma biblioteca gigante também, que permite vários serviços, de impressão até livros. Saiba tudo isso nas próximas linhas.

1 – A carteirinha de estudante

A primeira dica é você saber que é muito positivo tirar a sua carteirinha de estudante da Langara College. Isso pode ser feito no primeiro dia de aula ou em dias anteriores, também.

O motivo é que ela será importante para tudo o que você for fazer no campus ou até mesmo fora dele. É uma espécie de “second piece of ID”, como eles gostam de falar. Assim, serve até mesmo para dirigir por lá (junto com a carteira de motorista brasileira).

2 – O transporte

Sobre o transporte há várias dicas. Vamos resumir as principais delas. Independente dos cursos da Langara College que você estiver fazendo, saiba que dá para chegar lá de metrô: da Canada Line até a estação Langara 49th.

Outra forma comum é ir de bicicleta. Para se ter uma ideia de Downtown até lá são 35 minutos e com vários lugares para “amarrar” a sua bike dentro do campus. Para isso, leve a sua corrente. Outra dica é sobre o Campass Card.

Ele é tipo um vale-transporte que dá acesso ao transporte público de lá. E você pode solicitar junto com a carteirinha de estudante, sendo que vai permitir o transporte gratuito.

3 – O sistema público de saúde

Essa também é uma dica muito valiosa e mesmo que não esteja inteiramente ligada à área da educação, considere que é importante para todo estudante. Ao lado do bloco A tem o departamento de estudantes internacionais. E é lá que você deve ir.

Assim, você poderá solicitar o formulário para pedir o direito ao MSP, que é o sistema público de saúde de lá. Eles vão tirar foto do seu documento e enviar um formulário para você mandar pelo correio. Em 1 mês você terá acesso ao sistema.

4 – A compra dos livros

Essa dica é muito mais financeira e, por isso mesmo, interessante. Se você é aquele estudante mais ansioso, cuidado. A dica é não comprar nada de livros antecipadamente. Isso porque nem todos os professores mudam o material didático usado.

Logo, você poderá comprar usados dos alunos mais antigos. Além do mais, cada material pode custar até 170 dólares, o que costuma ser bastante dolorido para os bolsos, né? No Facebook, você também encontra grupos de trocas de livros do Langara College.

5 – A alimentação no campus

Agora, vamos falar de um assunto que também vale para todos os estudantes brasileiros que estão fazendo algum dos cursos da Langara College. Saiba que, geralmente, as aulas acontecem entre as 9 horas e 14 horas e 20 minutos. Isso para pós-graduação.

Então, uma boa dica é comer por lá, na hora do almoço. Mas, onde comer? Dá para pensar na cafeteria Tim Hortons ou em outras que estão lá no campus. Assim, você encontra de lanches naturais até pizzas, cafés, hambúrgueres, etc. Os preços ficam entre 3 e 10 dólares

6 – A biblioteca do Langara

A biblioteca do campus é, sem dúvidas, o melhor lugar para estudar lá no Langara College. Sendo assim, ela tem vários andares e outras tantas salas de estudo. Tem sala de informática também e tudo disponível para os alunos.

Vai estudar na Europa? Conheça essas 4 universidades europeias

É lá que dá para imprimir arquivos e documentos. Para isso, você tem que colocar o crédito na carteirinha, fazer o login no computador e imprimir. É prático. Na mesma biblioteca tem o “Writing Centre”, que é onde ficam os instrutores que ajudam os alunos com o inglês.

E, obviamente, é o lugar onde há mais livros em todo o campus. Dá para pegar “emprestado” e levar para casa para estudar. E tem além dos didáticos, como romances ou livros modernos.

7 – O novo aluno

Uma última dica importante que nós temos aqui é sobre os novos alunos da universidade. Saiba que a Langara tem vários eventos para receber tais alunos, especialmente aqueles que são internacionais, como os brasileiros. A ideia é entrosar mesmo.

cursos da Langara College

E ainda tem os workshops, que também acontece, ao menos na maioria, durante o início do período letivo. Inclusive, se há uma boa dica é escolher apenas aqueles que são interessantes para você porque ninguém dá conta de participar de todos. Aliás, há um panfleto com a programação.

Outra coisa é que eles oferecem um programa grátis para que um aluno mais antigo auxilie um aluno mais novo no primeiro dia de aula. Assim, a ideia é ser uma espécie de mentor para mostrar como as coisas vão funcionar durante os próximos dias.