Descubra 5 dicas para conseguir benefícios grátis em hotéis

Você pode planejar a sua viagem por vários motivos e de várias formas. Independente disso, conseguir benefícios grátis em hotéis é uma ótima ideia, não é mesmo? Dá para ganhar o café da manhã ou uma noite grátis ou até mesmo a diária do estacionamento, por exemplo.

Então, mesmo que você vá com a sua família, amigos ou sozinho, considere a possibilidade de ganhar tais benefícios. Até mesmo porque uma viagem, por mais benéfica que seja, vai te custar algo e vai abaixar o saldo da sua conta. Assim, um agradinho cairá muito bem.

Agora, como é que a gente pode conseguir tais benefícios sem ter que pagar por eles? A gente foi atrás das respostas e encontramos algumas ideias. Você pode até achar que nem todas funcionam, mas há quem diga que sim. E você não tem por que duvidar, né.

1 – Lembre-se que gentileza gera gentileza

É claro que, como está em todos os ensinamentos religiosos, você não tem que fazer uma coisa pensando na sua recompensa. No entanto, a gente também deve saber que devemos sim reconhecer as nossas atitudes. E uma delas é saber que gentileza gera gentileza.

O que a gente quer dizer com isso? Que se você é aquele viajante chato, que irrita todo mundo e dá o maior trabalho para o serviço do hotel é bem provável que nem funcionários e nem gerentes façam questão de te agradar com vantagens, exceto se for o seu direito.

Assim sendo, essa não é uma dica que vai te dar um super bônus para você usar no seu hotel na próxima viagem. Mas, com certeza, é uma das dicas que podem fazer mais sentido para você a partir de agora. E pode ser passo de entrada para a sua sorte.

2 – Saiba se comunicar de forma respeitosa

Se acima a gente falou que você não tem que ser aquele chato de galochas que ficam irritando funcionários, saiba que, por outro lado, você pode ser alguém que se comunique bem e fique sabendo sobre as possibilidades de benefícios gratuitos.

Se você não entendeu o que a gente quer dizer, pense em algo mais suave do que ser “um cara de pau”. O ideal é você buscar informações sobre promoções, prêmios, sorteados, etc. Em vários hotéis existem chances de ter benefícios de alguma forma ou outro.

Nesse caso, o seu grande trabalho vai ser descobrir qual é essa forma.

3 – Nunca se esqueça de considerar as temporadas

A próxima das dicas para encontrar os benefícios grátis em hotéis é saber que a alta temporada sempre é uma época muito concorrida em todo tipo de hospedagem. Portanto, é mais difícil conseguir prêmios e benefícios nesse período.

Da mesma forma, se você for realizar uma viagem fora da temporada, saiba que pode até pagar mais barato para ficar mais alguns dias no hotel. Até mesmo porque o hotel vai preferir alugar o espaço por um valor menor do que não alugar, né.

Tem uma coisa que chama taxa de ocupação. E o que você precisa entender sobre ela é que os hotéis e as outras hospedagens fazem de tudo para manter a taxa de ocupação alta. Portanto, pechinchar sempre vai ser uma alternativa boa para você conseguir privilégios.

Curiosidade – Saiba quais são as 10 marcas de hotéis mais luxuosos do mundo

4 – Tenha um motivo muito especial em mente

Não que você tenha que mentir porque isso jamais será recomendado. Mas, se você tiver um bom motivo para ficar naquele hotel é possível que você ganhe algumas vantagens também. Quais são esses motivos?

Por exemplo, você pode ser alguém famoso e ter publicado uma foto no seu Instagram falando do hotel. Ou você pode comover o gerente dizendo que é a sua primeira viagem da vida e que ela tem sido muito feliz para você. Ou pode ser que seja o seu aniversário. Etc.

Você tem que ser criativo para conseguir alguns benefícios grátis em hotéis a partir dessa técnica do “motivo especial”. Mas, há histórias que provam que isso pode dar certo, ainda mais se for em baixa temporada, né.

5 – Saiba o que é seu por direito

Para terminar o texto sobre como conseguir benefícios grátis em hotéis, a gente tem que considerar que você, enquanto consumidor, tem vários direitos ao realizar uma viagem ou contratar uma hospedagem em hotel.

Por isso, não que você tenha que ficar procurando o erro, mas saiba que erros por parte dos hotéis podem te dar benefícios também.

Um atraso na hora de liberarem o quarto para você, por exemplo. Ou uma cobrança indevida no consumo diário. Ou ainda a inviabilidade da prestação de algum serviço prometido, como um elevador, a internet, etc.

Nesses casos, você pode pedir como recompensa um upgrade no quarto, por exemplo. Ou um desconto na diária. Ou alguns dias a mais sem custo, por exemplo. Pense nisso e saiba que se o erro é do hotel, você tem os seus direitos, está bem?

Bônus – o cartão de crédito

Apesar de já ter terminado a lista de benefícios grátis em hotéis, a gente vai citar aqui uma opção que pode ser interessante para você se tiver um cartão de crédito internacional e que faça a participação em programas de pontos.

Alguns cartões possuem, por exemplo, o serviço de concierge. Ele é indicado para te ajudar a encontrar promoções e vantagens. Tem ainda a possibilidade de trocar pontos por descontos em diárias de hotéis parceiros.

A rede Acoor e os hotéis Hilton, por exemplo, tem programas de fidelidade próprios e com parceiras com cartões de crédito. Outro exemplo é o Multiplus. Portanto, essa também pode ser uma boa ideia para você.