4 motivos para visitar o Parque Nacional Vatnajokull, na Islândia

É muito comum que quem vai viajar para a Islândia coloque no seu roteiro de viagens a vista para o Parque Nacional Vatnajokull. Mas, por que será que esse lugar é tão buscado por quem vai para a Islândia?

Um dos motivos principais é a excentricidade do lugar. Mas, calma, que você vai entender, através desses motivos que listamos, por que também deveria passar por lá na sua próxima viagem.

Fonte: Internet/Parque Nacional Vatnajokull

E para quem não sabe ainda, o Parque Nacional é o maior parque nacional da Europa. Ele foi fundado em 2008, portanto, é relativamente novo. E inclui também outros parques, como o de Skafftafell e Jokulsargljufur. Ao todo são 12 mil quilômetros quadrados.

1 – O lugar

O primeiro motivo que se tem para viajar para Vatnajokull é que o lugar é incrível. Sendo que abriga a montanha mais alta do país e também a maior geleira e a cachoeira mais forte de toda a Europa.

Só isso já garante o passeio, não acha? Mas, tem mais.

Skaftafell é o nome da colina que passa por uma geleira e entre as montanhas. Imagine só a paisagem que isso dá. E há um centro para visitantes, o que mostra que o lugar está preparado. Além disso, dá para acampar também.

2 – A história

A história também é um motivo interessante. Isso porque Skaftafell surge na literatura de Njal, que é uma saga popular da Islândia.

E o lugar tem terras férteis e com história de fazendas. No entanto, a história também se passa pelas enchentes, que é quando os vulcões que ficam sobre as geleiras causam os derretimentos indo para a região mais baixa.

Hoje, as pessoas estão apenas nas regiões mais altas, obviamente.

3 – A paisagem

Bom, o que será que o visitante encontra no Parque? A lista é bem grande, mas vamos lá: tem planícies, tem areia escura, tem rios, tem geleiras, tem montanhas, tem areia, tem colinas e tem também cachoeiras.

E aí, tem dúvidas sobre o lugar e sua paisagem?

Para se ter uma ideia por lá tem muitas trilhas que são demarcadas também. De onde dá para ver as geleiras, as cachoeiras e a fauna e a flora e as aves.

Inclusive, tem uma cachoeira negra com colunas naturais de blocos de basalto em torno da queda d’água.

4 – O clima

Bom, a gente não poderia falar da Islândia sem citar o clima né. Então, ao leste, onde fica o parque, temos uma região das que menos recebem chuvas no país todo.

A região está ao nível do mar e é um verdadeiro deserto.

O que fazer no país?

É preciso pensar na época em que se vai para lá. De janeiro a março, por exemplo, dá para esquiar, caminhar e ver as cachoeiras. Em outras épocas do ano, nem tudo é recomendável.

Tem ainda empresas que oferecem passeios em quase todas as épocas do ano, vale a pena pesquisar por elas. Dá até para ver passeios em safári, escaladas no gelo ou navegação sobre os icebergs.