Você talvez ainda não tenha ouvido falar sobre Riomaggiore, a Manarola, a Corniglia, a Vernazza e a Monterosso al mare… Só que já ouviu falar das Cinque Terre, não é mesmo?
Essa é uma região da Itália que está no sonho de muita gente. E se você não conhece ainda, melhor ficar sabendo mais porque com certeza é um ótimo roteiro de turismo para o seu próximo passeio ao redor do mundo.
Aliás, ponha aí na lista o Patrimônio da Unesco, que é um dos menores e mais populosos parques nacionais da Itália, o Parco Nazionale dele Cinque Terre.
1 – Riomaggiore
Acredita-se que essa é a primeira terra de lá. Isso para quem sai de La Spezia, obviamente. O lugar foi fundado no século 7 pelos refugiados gregos.
Para ir até o centro dessa vila é preciso virar à direita quando sair da estação de trens. Depois, se segue até um túnel que vai pela Via Colombo.
Mas, o que tem por lá? Tem a chies adi San Giovanni Battista, que tem 3 naves, 2 portais e uma fachada arquitetônica incrível. Ah, e tem o Castello di Riomaggiore também.
2 – Manarola
É outra das terras vizinhas. Ela pode ser acessada à pé pela trilha 531. E também de trem, em torno de 5 minutos. É uma cidade que encanta não só porque surgiu na era romana, mas também porque tem construções agrupadas em rocha.
Ela fica ao longo do Rio di Groppo e tem vinícolas incríveis. Por lá dá para encontrar vários restaurantes especializados em frutos do mar.
3 – Corniglia
Fica no alto, onde o barco não chega. Então, avohá: vamos de pé mesmo através de uma escadaria que tem quase 400 degraus. Também dá para pegar ônibus ou trem.
Essa é uma terra totalmente rural perto das outras. Tem poucas ruas e alguns estabelecimentos comerciais. Tem construções antigas também, de 1334, como a Igreja de São Pedro.
4 – Vernazza
É outra vila que fica na Cinque Terre. É uma vila pitoresca e tem origem romana também. Tem construções típicas e com elementos refinados.
Por lá dá para encontrar uma praia incrível e dá para subir até o Castello Doria, que é uma construção das mais antigas da região. Também tem templo religioso.
5 – Monterosso al mare
A última das terras tem 2 praias e permite a visão da estátua de Netuno, que foi datada em 1910. Dá para alugar cadeiras e guarda-sóis e curtir o mar.
Entre outras visitas podem estar aquelas que vão até o Mosteiro dos Capuchinhos, a estátua de São Francisco, a Igreja de São Francisco e até mesmo uma das gelateriais mais conhecidas do mundo, a Golosone.
Vale a pena conhecer?
Só com essa listagem acima já deu para ver que vale a pena conhecer a Cinque Terre, na Itália, não é mesmo? Considere que é preciso passar uns bons dias por lá para conhecer tudo o que há de melhor na região.
Portanto, aqui está um dos roteiros mais incríveis que você pode fazer na sua próxima viagem internacional.