Descubra esses 10 motivos para viajar para a Islândia

Viajar para a Islândia. Você também já pensou nisso alguma vez? A verdade é que atualmente muito tem se falado sobre esse país, considerado um dos mais frios do mundo. Inclusive, ele ganhou destaque até mesmo no futebol.

Mas, não importa muito o que te fez considerar uma viagem para a Islândia e sim o seu estudo para saber se realmente há bons motivos para ir passar um friozinho por lá. E sim, a resposta é totalmente positiva, você tem muitos motivos para ir para esse pequeno país.

Basicamente, a Islândia é um país com muitas atrações se considerarmos o seu tamanho. Além disso, em termos culturais, é um lugar único que todo mundo deveria conhecer. Já pensou estar em um país que acredita em elfos e onde comem tubarões?

Bom, sem mais enrolações, vamos trazer aqui 10 tópicos que são atrativos e demais interessantes para que você que está estudando viajar para a Islândia nos próximos meses ou anos. Leia com muita atenção e anote tudo no seu roteiro de viagens.

1 – O Parque Nacional Vatnajokull

O primeiro motivo que se tem para conhecer a Islândia é que por lá está o maior parque nacional de toda a Europa. Sim, você leu certo: de toda a EUROPA.

O Parque Nacional Vatnajokull ocupa 14% de todo território nacional. E, em termos mais expressivos, isso representa aí algo como 14 mil quilômetros quadrados. Incrível, não?

Mas, o que tem nesse parque? Tem muita coisa, é verdade. Tem geleira, por exemplo. E essa geleira tem 8 mil quilômetros quadrado de extensão e 400 metros de altura média.

Inclusive, a gente já fez uma matéria aqui no blog falando exatamente sobre esse parque. Se você não leu ainda, talvez essa seja a hora certa para fazer isso.

4 motivos para visitar o Parque Nacional Vatnajokull, na Islândia

2 – As cachoeiras

Ah, tem uma coisa bem legal também que precisa ser dita aqui, no começo do artigo. Dependendo do trajeto que você fizer, considere que na estrada, a cada 30 minutos você encontra uma cachoeira no país. O que acha disso?

E se você estudar um pouco mais vai ver que o país que estamos falando tem muita água, em abundância mesmo e isso se resulta em: hot springs, geleiras e mais de 360 cachoeiras.

Agora, porque viajar para a Islândia para ver cachoeiras? Além do fato de serem muitas, cada uma delas tem suas características e peculiaridades. De qualquer modo, anote aí dois nomes para serem visitados: Seljalandsfoss e Gullfoss.

Para entender melhor, saiba que Seljalandsfoss tem uma gruta, de onde dá para ver toda a cascata de água por dentro das pedras. Já Gullfoss é enorme e faz muito barulho, ficando entre 2 montanhas e com mais de 30 metros.

3 – As geleiras

Já falamos das geleiras, né? Mas, vale um tópico só para falar disso, viu. Ao todo são mais de 10 em todo território nacional. Mas, a Svinafellsjokull é uma das mais incríveis.

Já na Langjokull dá para andar de snowmobile, que é uma moto com duas pás de esqui que torna o trajeto lindo entre as montanhas de gelo.

4 – Os vulcões

Você pode até achar que estamos ficando doidos, mas acredite: nós estamos falando do país mais frio (ou um dos) do mundo e ainda citamos vulcões?

É isso mesmo. E esse, inclusive, é um ótimo atrativo para quem vai viajar para a Islândia nos próximos dias.

Em alguns lugares do país, o solo é todo acidentado, coberto com plantas e terras, daí vem a ideia de estar pisando na lua, como muitos turistas narram. Ah, o filme Interstellar foi gravado lá, tá?

E estudando esses vulcões dá para ver que eles entram em erupção e quanto maior o tempo de inatividade, maior o estrago que ele pode fazer quando voltar à ativa. As lavas e cinzas é que formam esses terrenos estranhos, como a lua.

5 – Os banhos termais

Novamente, vamos falar de coisas quentes em terras frias.

Anote esses nomes aí: Blue Lagoon e Geiseres. Esses são ótimos exemplos de hot springs, que se você não sabia o que era acima, agora saberá: espécie de águas termais que tem na Islândia.

Essas piscinas termais são acessíveis e ficam à céu aberto. Vale a pena a visita também.

6 – Reikjavik

A Islândia é tão incrível que quase esquecemos de falar da sua capita (mentira, é que a ideia de geleiras e vulcões é algo muito mais fantástico). Mas, o fato é que a capital do pais também tem seus pontos fortes.

É uma cidade pequena e possui 120 mil habitantes. Por lá tem frio o ano todo e no inverno dá para ver a luz do sol apenas 4 horas por dia.

7 – As trilhas

O país também tem muitas trilhas, sendo que as mais conhecidas ficam em Thosmork, uma região que tem paisagens que sempre são pintadas em quadros por ficar no topo da montanha.

O lugar é meio rural, afinal, estamos falando de trilhas, ne. Por isso, apenas veículos 4×4 são aconselháveis nessa cidade. E o mais legal é que dá para se hospedar por lá.

8 – Parque Nacional de Thingvellir

Outro parque nacional do mesmo país? Isso mesmo. Inclusive, ele foi cenário da série Game of Thrones, tão conhecida no mundo todo. O cenário é incrível e por lá dá para ver duas placas tectônicas que estão se separando em 4 centímetros por ano.

Se você acha que isso não é interessante, saiba que é o único lugar do mundo onde uma placa tectônica pode ser vista por cima do nível do mar.

9 – A Praia Preta

Outra curiosidade é que tem uma praia preta por lá. E isso é o que torna motivo de sobra para você que está estudando viajar para a Islândia.

Chamada de Vik, essa é uma cidade minúscula, com apenas 300 habitantes. E o mais incrível é que ela não tem areia, mas sim basalto, que é uma rocha fina que vem de erupções vulcânicas.

10 – Batman e Sense 8

A gente já falou de várias cenas que foram gravadas no país. Mas, ainda temos que citar que Batman Begins e Sense 8 também tiveram cenas gravadas por lá.

No caso da série da Netflix, a visita deve ser feita no Riley e no filme, saiba que foi construída uma rodovia com a beirada da geleira de Vatnajokull.