Viagens de avião não essenciais devem ser remarcadas durante crise da Covid-19

A pandemia do coronavirus (Covid-19) fez com que muitas decisões e viagens fossem canceladas. Até hoje, ninguém sabe ao certo qual será o fim disso. Mas, o fato é que adaptações serão cada vez mais necessárias e isso inclui as viagens de avião não essenciais.

Logo, isso quer dizer uma coisa bem importante: se você ia fazer uma viagem de turismo nos próximos dias, semanas ou meses, considere que o mais recomendado é que você adie a sua viagem e remarque, se possível, para uma data bem mais distante. Entenda mais.

Agora, se você faz parte do grupo de risco, essa mesma recomendação se torna ainda mais válida. Lembre-se que o grupo de risco é formado por idosos, pessoas com doenças pré-existentes e até mesmo gestantes.

O preço da passagem baixou!

Antes de a gente falar sobre os motivos e as recomendações para não viajar nessa época, a gente deve falar também que, como era esperado, os preços das passagens aéreas baixaram. Logo, isso é simples de ser explicado: redução da demanda de passageiros.

Porém, uma promoção não tem que ser um bom negócio para você se você não tem uma real necessidade de viajar agora, né? A turbulência vai além daquela que acontece dentro do avião e está fora dele também, com um vírus que circula cada vez mais constantemente.

Assim sendo, é importante que você saiba que as promoções de passagens aéreas só estão existindo porque as companhias aéreas estão sendo afetadas pela crise e para evitar a quebra ou falência trazem preços mais acessíveis.

A recomendação é para não viajar

Se você não entendeu a importância do que falamos acima, saiba que a recomendação para não fazer viagens de avião não essenciais vem do Ministério da Saúde e vale, especialmente, para viagens ao exterior.

Em caso contrário, se você tem uma viagem agendada ou precisa viajar de última hora por questões de força maior (casos reais de necessidade), então, poderá fazer isso. Mas, existe uma série de regras a serem cumpridas.

Para as viagens dentro do país, chamadas de domésticas, o Ministério não falou que elas deveriam ser evitadas. Porém, se formos seguir os aconselhamentos de todos os órgãos de saúde do mundo, vamos ver que cancelar a viagem é algo totalmente viável, também.

Vale considerar ainda que algumas companhias aéreas do nosso país estão flexibilizando as remarcações das viagens justamente por conta da pandemia. O motivo é simples: “incentivar as pessoas a não viajarem”.

Os riscos

As viagens de avião não essenciais devem ser remarcadas e ponto. Porém, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças garante que o risco de infecção dentro de uma aeronave é baixo porque os vírus e germes não se espalham facilmente devido ao ar que circula no avião.

Ainda assim, a recomendação se mantém para todo lugar do mundo.

Sem contar que caso você tenha que viajar por algum motivo realmente necessário, outras medidas devem ser adotadas. Por exemplo, a lavagem das mãos com água e sabão e o uso frequente de álcool em gel, além de máscaras faciais.

Também é importante que você saiba que no país todo está sendo respeitada a declaração da pandemia, que foi criada pela Organização Mundial da Saúde. Isso quer dizer que os seguros viagens devem cobrir custos e assistências em casos de coronavirus.

A remarcação de hotéis e cruzeiro

Apesar desse texto ser focado em viagens de avião, também é importante saber que a sua hospedagem, assim como um cruzeiro marítimo, deve ser remarcada.

No caso dos cruzeiros, todos foram cancelados e dá para reprogramar até o ano de 2021. Logo, se você não estiver a vontade para isso, a ideia é que você receba o seu dinheiro de volta. Mas, lembre-se de conhecer a política de cada empresa.

Já sobre hospedagens, considere que isso vai depender do tipo de reserva que você fez. Algumas são canceláveis e outras, não. Na verdade, a gente tem visto quase todos os hotéis aceitando a devolução do dinheiro sem multas, inclusive, no Airbnb.

O que é uma viagem não essencial?

Antes de terminar, saiba que não existe uma regra ou tradução ideal para falar sobre o que é e o que não é uma viagem essencial e uma viagem não essencial. Mas, geralmente, as viagens essenciais são aquelas que realmente possuem motivos para acontecer de forma imediata.

Por exemplo, em casos de doenças, de saúde, de vida ou morte e todo esse tipo de coisa. Então, os casos de turismo, de visitação e até mesmo de estudo podem ser considerados como não essenciais. Por outro lado, vale saber sobre a regra de cada destino também.

Tanto é que alguns países já saíram de quarentena e começaram com as suas atividades do comércio. No entanto, o que os resultados mostram é que o número de casos aumenta quando isso acontece. Portanto, o ideal é você mesmo saber a real necessidade da viagem.

Outras recomendações

Antes de terminar esse conteúdo, saiba que os órgãos de saúde também recomendam outras atividades, como não visitar shoppings e lugares fechados, independente se você está em uma cidade ou região turística.

Viagens de avião não essenciais

Em muitas regiões, praias também estão fechadas e os turistas que quebrarem a regra podem ter que pagar altas multas. O que se espera é que esse isolamento termine em alguns meses, sendo que após isso as viagens devem começar a voltar a acontecer, mas aos poucos.

Até mesmo porque ainda não existe vacina contra o coronavirus e nem mesmo remédios, comprovadamente, capazes de acabar com os sintomas ou a doença. O resultado é o trabalho árduo de cientistas para encontrar tal cura.