Já pensou em embarcar para aquele destino paradisíaco que você sonha em conhecer sem pagar nada pelas passagens aéreas? Parece improvável, mas viajar de graça de avião é algo completamente possível e até relativamente simples, desde que você saiba o que fazer.
Existem diversas maneiras de conseguir essa façanha e abaixo trouxemos as três mais simples e práticas para você conhecer e aproveitar a sua próxima viagem economizando.
1 – Overbooking
Muitas das pessoas que compram passagens aéreas não comparecem no dia do voo, o que faz com que 10 a 20% dos assentos nos aviões fiquem vagos em cada viagem.
Como as companhias aéreas não querem sair no prejuízo, elas acabam vendendo mais passagens do que o número de assentos disponíveis, num processo chamado de overbooking.
E você pode se aproveitar disso para viajar gratuitamente. Para tanto, procure sempre marcar os seus voos nas tardes de domingos e pela manhã durante a semana, pois, dessa forma, suas chances de pegar um voo cheio aumentam.
No dia da viagem, chegue mais cedo ao aeroporto e, após o check in, pergunte se o voo não está superlotado.
Caso haja overbooking, voluntarie-se para pegar o próximo voo e, em troca, peça um voucher, vale-passagem ou até mesmo uma compensação em dinheiro.
As companhias geralmente sequer discutem e aceitam a proposta, já que o overbooking é crime e um processo por conta dessa prática pode sair muito caro.
As despesas pelo tempo extra que você vai gastar para pegar o próximo voo, como diárias e refeições, também são pagas pelas companhias aéreas e você pode viajar de avião de graça futuramente.
2 – Voos com a Força Aérea Brasileira
Você sabia que qualquer cidadão brasileiro tem o direito de viajar de graça nos aviões da FAB. Embora a maioria das pessoas acredite que esse é um benefício apenas de militares e políticos, qualquer um de nós pode pegar uma carona com a Força Aérea sem pagar nada por isso.
Porém, não é possível escolher datas, horários e nem exigir nenhum tipo de conforto. As viagens gratuitas nos aviões da FAB estão condicionadas à disponibilidade de voos para o destino escolhido, vagas e modelo de aeronave.
Por isso, só funciona para quem possui uma flexibilidade muito grande.
Se esse é o seu caso, você só precisa comparecer no Correio Aéreo Nacional (ANC) da localidade de onde deseja embarcar e preencher uma ficha de inscrição.
Geralmente, a resposta chega em 10 dias e sem limite de antecedência – você pode ser avisado da viagem 5 dias ou apenas 1 hora antes.
3 – Amigos e familiares tripulantes
Essa dica é ainda mais restrita, mas é válida para algumas pessoas.
Os tripulantes de companhias aéreas possuem uma série de benefícios e entre eles está a possibilidade de conceder descontos e passagens gratuitas para pessoas indicadas – que pode ser você, caso possua parentesco ou amizade com algum tripulante
Dessa forma, você pode aproveitar aquela viagem dos sonhos sem se preocupar com o peso das passagens no seu bolso.