Tem como viajar de graça de avião? 3 formas de fazer isso no Brasil

Já pensou em embarcar para aquele destino paradisíaco que você sonha em conhecer sem pagar nada pelas passagens aéreas? Parece improvável, mas viajar de graça de avião é algo completamente possível e até relativamente simples, desde que você saiba o que fazer.

Existem diversas maneiras de conseguir essa façanha e abaixo trouxemos as três mais simples e práticas para você conhecer e aproveitar a sua próxima viagem economizando.

1 – Overbooking

Muitas das pessoas que compram passagens aéreas não comparecem no dia do voo, o que faz com que 10 a 20% dos assentos nos aviões fiquem vagos em cada viagem.

Como as companhias aéreas não querem sair no prejuízo, elas acabam vendendo mais passagens do que o número de assentos disponíveis, num processo chamado de overbooking.

E você pode se aproveitar disso para viajar gratuitamente. Para tanto, procure sempre marcar os seus voos nas tardes de domingos e pela manhã durante a semana, pois, dessa forma, suas chances de pegar um voo cheio aumentam.

No dia da viagem, chegue mais cedo ao aeroporto e, após o check in, pergunte se o voo não está superlotado.

Caso haja overbooking, voluntarie-se para pegar o próximo voo e, em troca, peça um voucher, vale-passagem ou até mesmo uma compensação em dinheiro.

As companhias geralmente sequer discutem e aceitam a proposta, já que o overbooking é crime e um processo por conta dessa prática pode sair muito caro.

As despesas pelo tempo extra que você vai gastar para pegar o próximo voo, como diárias e refeições, também são pagas pelas companhias aéreas e você pode viajar de avião de graça futuramente.

2 – Voos com a Força Aérea Brasileira

Você sabia que qualquer cidadão brasileiro tem o direito de viajar de graça nos aviões da FAB. Embora a maioria das pessoas acredite que esse é um benefício apenas de militares e políticos, qualquer um de nós pode pegar uma carona com a Força Aérea sem pagar nada por isso.

Porém, não é possível escolher datas, horários e nem exigir nenhum tipo de conforto. As viagens gratuitas nos aviões da FAB estão condicionadas à disponibilidade de voos para o destino escolhido, vagas e modelo de aeronave.

Por isso, só funciona para quem possui uma flexibilidade muito grande.

Se esse é o seu caso, você só precisa comparecer no Correio Aéreo Nacional (ANC) da localidade de onde deseja embarcar e preencher uma ficha de inscrição.

Geralmente, a resposta chega em 10 dias e sem limite de antecedência – você pode ser avisado da viagem 5 dias ou apenas 1 hora antes.

3 – Amigos e familiares tripulantes

Essa dica é ainda mais restrita, mas é válida para algumas pessoas.

Os tripulantes de companhias aéreas possuem uma série de benefícios e entre eles está a possibilidade de conceder descontos e passagens gratuitas para pessoas indicadas – que pode ser você, caso possua parentesco ou amizade com algum tripulante

Dessa forma, você pode aproveitar aquela viagem dos sonhos sem se preocupar com o peso das passagens no seu bolso.