Dá para remarcar viagens aéreas?

Muitas pessoas, para aproveitar uma daquelas mega promoções relâmpago, acabam comprando suas passagens aéreas no impulso e só depois percebem que não vão poder viajar na data marcada.

Além disso, imprevistos acontecem e nada impede de que um ocorra poucas dias antes de uma viagem e a pessoa seja obrigada a adiar sua viagem. Em situações como estas, a principal dúvida sempre é: dá pra remarcar as passagens aéreas ou eu vou perder meu dinheiro?

Visando respondê-la, desenvolvemos este texto com tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto e com várias dicas bastante úteis em momentos assim. Acompanhe!

Sim! Mas há ressalvas

Sim, é possível remarcar uma viagem aérea, mas tenha em mente que você estará sujeito às políticas e condições impostas pela companhia aérea. Essas informações estão sempre disponíveis no contrato de compra das passagens e, por isso, é importante que você leia com atenção.

Ao fazer o pedido de remarcação, a cia aérea cobrará uma taxa, que na maioria das vezes é bem salgada. Dependendo da categoria da passagem comprada, os valores variam de 10% a até 50% do valor total que já foi pago por ela.

Algumas não cobram nada pela remarcação de passagens de alta categoria, já que elas são bastante caras.

Além da taxa de remarcação, também pode ser cobrada a diferença de preço entre as passagens. Mas fique atento! O valor das taxas não pode ultrapassar o valor total que já foi pago pela passagem!

Como remarcar

O processo de remarcação é diferente entre as companhias aéreas, mas não há uma variação muito grande. Na maioria das vezes, você pode fazer a remarcação pela internet, por telefone ou pessoalmente.

A nossa recomendação é de que você use a internet. Além de ser mais prático, fazer a remarcação online gera menos custos e é mais rápida.

Tudo que você precisa fazer é acessar o site da companhia aérea da qual comprou sua passagem, como o da Gol, e finalizar o processo em poucos minutos.

Você também pode optar pelo reembolso

Além de fazer a remarcação, você também tem a opção de cancelar a passagem e pedir o reembolso, para, depois, comprar outra passagem.

Esse é o procedimento ideal para quem precisa remarcar, mas ainda não sabe ao certo qual data escolher. E, dependendo de algumas condições, é possível ser reembolsado completamente, se livrando das taxas.

Se você fizer a compra pela internet ou telefone e precisar remarcar antes de 7 dias, o Código de Defesa do Consumidor te dá direito ao arrependimento e de receber de volta tudo que pagou sem precisar dar explicações.

Nesses casos, a companhia aérea não pode cobrar tarifas e, inclusive, é obrigada a devolver até mesmo a taxa de embarque e outras taxas que tenham sido pagas. Assim, você é reembolsado por completo e pode comprar outra passagem posteriormente.

Algumas cias também fazem esse reembolso na forma de crédito aberto para a emissão de novas passagens, o que também pode ser ótimo se você pretende viajar logo.