Saiba porque você não pode deixar de conhecer Florianópolis

Para quem gosta de viajar e não tem uma época certa para isso, precisa começar a considerar Florianópolis como próximo destino. Não é novidade para ninguém que a cidade é considerada uma das mais encantadoras do Brasil e, por isso, você não pode deixar de conhecer a famosa Ilha da Magia.

Ao todo, a capital catarinense possui 42 incríveis praias, atendendo aos mais diversos públicos praianos. Além do belíssimo litoral, a querida Floripa oferece várias alternativas para a diversão, seja lá o mês para o qual a viagem está programada.

Podemos afirmar que se você está buscando um destino de viagem inesquecível, Floripa com certeza irá superar as suas expectativas. Mas, para te convencer 100% disso, vamos te dar alguns motivos para preparar hoje mesmo a sua viagem para Florianópolis.

florianópolis
Foto: (reprodução/internet)

É cultura que você procura? Floripa tem de sobra

A história da cidade começa com a colonização dos açorianos, fato o qual marca até hoje os traços culturais da capital. Além deste aspecto, por estar situada no sul do país, Florianópolis acaba sendo um grande acervo da história brasileira, tendo sido palco de momentos marcantes.

O cartão-postal da capital catarinense é a Ponte Hercílio Luz. O local é motivo de parada obrigatória para os turistas que passam por lá e querem tirar uma foto para levar o registro como recordação.

Outros lugares do Centro Histórico que chamam e atraem o público são: a Catedral Metropolitana, a qual recebe a maior quantidade de visitas; a Praça XV de Novembro, onde se encontra uma figueira centenária; o Teatro Álvaro de Carvalho e o Palácio Cruz e Souza, que serve como sede do Museu Histórico.

Ah, o verão nas praias de Florianópolis…

Motivo de suspiros: é assim que iremos definir este litoral. Esta é uma verdade seja para quem vive na cidade ou para aqueles que simplesmente estão de passagem. O litoral catarinense é lindo e encantador! Aliás, este é o principal motivo pelo qual Florianópolis é chamada por muitos de Ilha da Magia.

As praias que são mais desenvolvidas podem ser encontradas no Litoral Norte da capital de Santa Catarina. A mais famosa, sem dúvidas, é Jurerê. Sempre muito requisitada, principalmente na época de verão, esta praia é a preferida de muitos famosos.

Acompanhando Jurerê, temos as vizinhas Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Lagoinha do Norte e Ponta das Canas, as quais possuem um mar bem calmo. Mas, se a ideia é pegar umas ondas e se aventurar no surf, o ideal é partir para a praia Brava. Todas localizadas uma próxima da outra.

O inverno também é uma ótima estação na cidade

Lembra quando falamos que não importa muito a época do ano que você queira ir para Florianópolis? É porque realmente não importa se está frio ou quente por lá, a cidade continua maravilhosa para ser explorada, com muito charme em seus principais pontos turísticos.

No inverno de Floripa, é muito comum sair para apreciar os rodízios de sopas, vinhos e comer um ótimo fondue. As opções para este tipo de passeio são bem variadas, tornando até mesmo uma cultura local nessas épocas.

Além disso, é no inverno que a cidade fica mais tranquila, devido ao trânsito mais tranquilo, à menor quantidade de turistas e dias mais secos, com pouca chuva. Apesar do frio ser mais rigoroso no sul, a época é uma boa ideia para quem não gosta muito de cidades quentes.

Quer sair à noite? Floripa não vai te decepcionar

Tem passeios para todos os tipos de turistas e, se você é dos viajantes que ama um bom passeio noturno, vai conseguir aproveitar muito Florianópolis. A cidade, além de ter uma noite bem badalada, oferece diferentes tipos de festas, que contemplam aos mais variados tipos de público.

Ah, e não demora muito para a noite começar em Floripa, viu? Tradicionalmente, as festas começam cedo com os “esquentas” em bares e pubs da cidade. Depois daí, o destino é partir para as boates e outros estabelecimentos que funcionam durante toda a madrugada na região.

Lugar tranquilo, sem ter com o que se preocupar

O sul do Brasil é conhecido pela excelente qualidade de vida que costuma oferecer. É lá que se encontram os maiores índices de desenvolvimento humano do país, não sendo nem um pouco diferente em Florianópolis.

Durante os dias que estiver passeando por Florianópolis, você poderá aproveitar um pouco das vantagens que esta realidade oferece. Exemplo disso, é o baixo nível de criminalidade encontrado por lá, o que oferece uma grande segurança na hora de ir explorar a Ilha da Magia na viagem.

Cidades vizinhas super interessantes

Se você é um viajante aventureiro e gosta de explorar bem os locais para os quais está indo viajar, vai amar Florianópolis. Quando fizer tudo o que tinha que fazer na capital, o que acha de alugar um carro e partir para conhecer as cidades vizinhas em Santa Catarina?

Entre as opções, tem:

Bombinhas

O local é conhecido em todo o Brasil devido à possibilidade de realizar o mergulho ecológico no Mirante 360º. Nesta programação, você poderá mergulhar com diferentes tipos de peixes nas incríveis águas cristalinas da reserva.

O nome da cidade foi escolhido devido ao barulhinho que a areia de lá faz quando são pisadas, parecendo um estalo de bombinhas.

Penha

Este local não podia ficar de fora desta lista. Afinal, é na Penha que está localizado o famoso parque de diversões Beto Carrero World. Fundado há 27 anos, o parque é considerado o maior de todos em toda a América Latina.

O mais legal é que, se você não estiver sozinho na viagem, toda a sua família poderá se divertir nas atrações disponíveis no parque. Se o plano é se aventurar, Penha não pode deixar de receber a sua visita. A cidade fica a apenas 1 hora e 30 minutos de Florianópolis.

Imbituba

E, por último, mais aventura em Imbituba. Nesta cidade vizinha você irá encontrar ainda mais opções de praias, ainda mais belas que as da capital, se é que isso é possível. A mais famosa de Imbituba é a Praia do Rosa, uma das preferidas para que curte praticar o surf.

Além da diversão em alto mar, os aventureiros também podem encarar uma trilha ou o ecoturismo. Algo interessante é que, de junho a novembro, Imbituba é o destino das baleias-francas para poderem dar à luz. Portanto, se estiver em Floripa nesta época, precisa dar um pulo nesta cidade.