3 coisas que você precisa fazer em Belo Horizonte

Fim de ano chegando, clima de férias e festas no ar… então, surge uma grande dúvida: “onde ir passar os meus dias de descanso?”. Para quem sonha alto, as primeiras opções que vêm à cabeça são os destinos que estão localizados fora do Brasil, como Estados Unidos por exemplo.

No entanto, é preciso levar muito a sério a riqueza de paisagens e culturas que temos aqui em terras tupiniquins. A maioria dos brasileiros não faz ideia das maravilhas que estão guardadas em cidades bem próximas a nós. Uma delas é Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.

Nacionalmente conhecida pelo seu delicioso pão de queijo, a região abriga uma cultura riquíssima e pontos turísticos muito agradáveis. Por isso, hoje queremos te mostrar quais são os 3 lugares que você não pode deixar de ir em Belo Horizonte. Confira a continuação do nosso artigo!

belo horizonte
Foto: (reprodução/internet)

Belo Horizonte tem o maior cinema da América Latina

Tudo bem que para curtir um cineminha com uma boa pipoca amanteigada você não precisa ir muito longe. Afinal, este passeio pode estar a apenas alguns quilômetros de distância, no shopping mais próximo da sua casa. No entanto, para quem é amante desta arte e quer ter uma experiência única, vai ficar de cara com o maior cinema da América Latina, em BH.

O prédio é histórico e o seu ano de inauguração foi 1932. É certo que, com os avanços tecnológicos que o cinema teve durante o tempo que passou, o Cine Theatro Brasil deixou de ser um referencial no universo da 7ª arte. Porém, o seu sucesso no segmento já vale a visita de quem é cinéfilo e curte o assunto.

Vale ressaltar que em toda a Belo Horizonte é possível encontrar cinemas de rua como este. No século passado, este tipo de entretenimento era um dos preferidos dos mineiros, sendo os de maior sucesso o Cine 104 e o Cinema Belas Artes.

Cartão postal da cidade: Pampulha

A Pampulha é um dos locais mais queridos e falados tanto por moradores de BH quanto por turistas. A excelente arquitetura e ornamentação do local, com grandes riquezas culturais e áreas verdes, provoca uma ótima sensação em quem anda por lá.

Aliás, esta realidade visual da Pampulha não poderia ser diferente, uma vez que o responsável pelo projeto do lugar foi o renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Sim, o mesmo Niemeyer que projetou toda a cidade de Brasília.

O acervo cultural do ponto turístico pode ser explorado em duas excelentes atrações, como a Casa do Baile e o famoso Museu de Arte Moderna. Porém, para quem prefere apreciar as maravilhas que estão disponíveis ao ar livre, dá para contemplar o lago ou as pinturas de afrescos e azulejos feitos pelo pintor Cândido Portinari.

As peças estão espalhadas por diversos pontos de toda a Pampulha. Então, enquanto dá uma volta pelo parque, poderá apreciar várias outras belezas artísticas e naturais.

Uma culinária de roubar suspiros

Por último, mas não menos importante (não mesmo), temos as deliciosas comidas do povo mineiro. Como falamos no início deste artigo, o item mais famoso da culinária local é, sem dúvidas, o pão de queijo. Isso se deve ao fato de que o queijo que é produzido na região é de uma qualidade extrema.

A comida dos mineiros é tão boa que a fama que ela tem não se restringe apenas ao Brasil. Até os gringos elogiam os pratos de Minas Gerais e promovem uma boa fama da cozinha mineira lá fora. Além do pãozinho de queijo, tem costelinha, feijão-tropeiro, frango ao molho pardo e lombo com tutu. É uma comida mais gostosa que a outra.

Então, para se deliciar com essas maravilhas, nada melhor que ir para a capital Belo Horizonte. É lá que está localizada a melhor parte da gastronomia local. Para bater um bom prato mineiro, o ideal é procurar bairros famosos como a Savassi e Lourdes, com sua variedade de restaurantes.