Descubra 4 pontos turísticos em Penedo (RJ)

Penedo é uma cidade que está no Rio de Janeiro e acaba sendo uma alternativa mais barata do que viajar para a capital carioca. Por isso mesmo é sempre uma ótima ideia para quem quer viajar sem gastar muito. Neste conteúdo, listamos os pontos turísticos em Penedo.

São atrações e atrativos incríveis para você fazer e conhecer nessa próxima viagem a Penedo. Inclusive, para fins de curiosidade, Penedo é uma antiga colônia finlandesa, que tem parque ecológico e fica a pouco mais do que 150 quilômetros da capital do Rio.

Também é uma alternativa interessante para quem está em São Paulo, na capital, sendo que são pouco mais de 250 quilômetros de lá. O resultado é que Penedo acaba sendo muito buscado por famílias e casais que querem encontrar variedades gastronômicas e do ecoturismo.

1 – OS DOCES

Um dos pontos fortes de Penedo são os doces. Então, já temos aqui um dos principais pontos turísticos em Penedo. O chocolate, por exemplo, é feito na cidade mesmo, na Rodovia Dutra. O lugar é chamado de Fábrica do Chocolate de Penedo.

Já dentro da cidade dá para encontrar a Casa de Chocolate, que é outro ponto turístico tradicional. Ela fica na Av. Casa das Pedras e tem um espaço muito acolhedor com chocolates e sorvetes para toda a família. Inclusive, há espaço para crianças.

Também dá para falar dos sorvetes, que é outro tipo de doce muito famoso na região toda. No verão, eles fazem sucesso. O Sorvete Finlandês fica na cidade também, sendo um atrativo muito cobiçado pelos turistas.

2 – AS CACHOEIRAS

Você sabe que as cachoeiras estão sempre ligadas a trilhas, não sabe? Então, tanto as cachoeiras como as trilhas são destaques de Penedo também. Inclusive, o lugar é considerado um dos mais indicados para a prática do ecoturismo no Brasil.

Entre as cachoeiras, temos opções focadas em crianças ou em quedas d’água. O Poço das Esmeraldas e a Cachoeira Três Bacias fica bem longe do centro, mas são as mais indicadas para os aventureiros de plantão.

Já as Três Cachoeiras ficam perto da estrada e é de fácil acesso. A Cachoeira de Deus está há 4 quilômetros do centro. E dá para tomar um banho de piscina natural por lá.

3 – O PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

É em Penedo que fica o Parque Nacional de Itatiaia muito famoso no Brasil. Tem gente do mundo todo que vem até ele para conhecer, inclusive, pesquisadores e estudantes. Portanto, é um ponto turístico também e de grande importância natural.

Por lá, você pode fazer um passeio bem legal, já que ele tem mais de 280 quilômetros quadrados. Ele fica entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais e é cercado por fauna e flora da Mata Atlântica. Tem cachoeiras, animais, trilas.

Aliás, é nesse parque está o 5º maior pico mais alto do Brasil, conhecido como Pico das Agulhas Negras. A boa notícia é que ele pode ser visitado durante todo o ano e fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Penedo.

4 – VILA DA MAROMBA

A próxima opção que trouxemos aqui é a Vila da Maromba, que é uma pequena vila que fica no topo da montanha. E isso já é motivo o suficiente para você ficar curioso em visitar, não é mesmo? O lugar pertence a região de Visconde de Mauá, perto de Itatiaia.

Para ir até lá é preciso pegar um carro no formato 4×4. Aí, a dica é que você tenha, ao menos, 1 dia inteiro para conhecer o lugar todo e suas belezas naturais.

Descubra como encontrar pacotes de viagens promocionais na CVC para o Rio de Janeiro

Bônus – PARA A FAMÍLIA E ESPORTISTAS

Diferente do que muita gente pensa, Penedo não é só para quem gosta de trilhas, esportes radicais ou cachoeiras. Agora que você já conhece alguns dos pontos turísticos em Penedo, saiba que o lugar também é muito indicado para famílias e casais.

Inclusive, como você sabe, lá tem atrações que fazem sucesso, como o passeio a cavalo, por exemplo.

Do lado dos esportistas, o que mais faz sucesso é aquilo que está ligado ao instinto aventureiro, como o passeio de quadriciclo, pelas trilhas e tudo que envolve adrenalina na natureza, como o arborismo.

Seja para famílias ou aventureiros, existem ótimas opões de hospedagem em Penedo. Aliás, um bom exemplo é o Hotel Rio Penedo, que fica perto do centro e bem próximo da Casa do Chocolate também. O hotel é muito confortável e silencioso.

Por outro lado, tem também a opção é a Pousada do Lago, que tem uma ótima localização também, sendo que é bem perto do centro. Por lá, o cliente pode escolher entre apartamentos e chalés, sendo que eles ficam ao redor de um lago e tem acomodações com clareira e varanda em algumas opções.

Para se ter uma ideia de preço, a Trivago tem uma lista com as opções de hospedagem. O Hotel Bougainville, por exemplo, custa R$ 138 pelo booking e é considerado muito bom pelos visitantes. Você pode ver esse anúncio e outros no site da Trivago e comparar o melhor para você antes de viajar para Penedo.