3 dicas para planejar uma viagem e dar a volta ao mundo

28

Na hora de viajar para outro país, todo mundo sabe que todo cuidado é pouco. E o que está na moda hoje em dia são os passeios dos brasileiros que dão, literalmente, uma volta ao mundo. Claro que eles não vão para todos os países do mundo.

Mas, de uma forma inteligente, acabam pisando em todos os continentes. Por isso, desde a criação do roteiro, o planejamento é importante porque vai permitir ao turista escolher os seus países de destino.

Só que o planejamento não fica apenas no roteiro, não é mesmo? Abaixo, você confere várias informações bacanas sobre essa viagem ao redor do mundo, que hoje está longe de ser um sonho impossível e é algo totalmente possível.

1 – Crie um roteiro de viagens

A primeira dica é clássica e das mais tradicionais. Obviamente, ter um roteiro de viagens é importante, mas quando se trata de uma viagem longa e distante, isso é mais importante ainda.

PROPAGANDA

No seu roteiro de viagens devem estar itens como os da questão financeira, dos lugares por onde você vai, do clima local e também dos documentos que precisam ser levados.

Isso porque há países que exigem vistos, passaportes, carteiras de vacinação, seguro viagem, comprovantes de hospedagens, dinheiro em espécie ou crédito no cartão e muito mais.

Então, pesquisa sobre tudo isso e monte o seu roteiro com base nos seus dias, locais, climas, recursos para a viagem de volta ao mundo.

2 – Saiba onde comprar as passagens

Esse ponto é muito importante porque hoje em dia tem várias formas de comprar passagens aéreas. E não estamos falando de comprar em uma companhia ou em outra, mas sim dos tipos de passagens mesmo.

Dá para você comprar uma passagem aérea separada para cada trecho. E também dá para você comprar passagens usando milhas aéreas do seu cartão de crédito. Assim como dá para comprar uma passagem de volta ao mundo.

Se você não conhece ainda, saiba que muitas companhias vendem a chamada RTW, que é um tipo de passagem que permite ao consumidor parar ou fazer aterrizagens em vários países. Claro que existem regras.

Aí, a dica aqui é ver as regras de cada tipo de passagem e descobrir qual é a mais indicada para você. Se você está curioso, saiba que uma passagem dessas RTW, de 7 dias, pode custar pouco mais de 3 mil dólares

3 – Construa o seu orçamento financeiro

O orçamento financeiro também está entre os itens mais importantes de uma viagem. Se for uma volta ao mundo, aí é que fica importante mesmo, né.

E o que precisa estar no seu planejamento? Gastos com hospedagens, transportes e alimentação, obviamente. Além das passagens, que já citamos aqui. E o que não podemos esquecer são as atrações e passeios, também.

Uma boa ideia é pesquisar em sites uma estimativa de custo de cada passeio. Na parte da alimentação, a dica é ver alguns blogs que trazem preços médios de pratos e restaurantes.

No fim das contas, saiba que você vai precisar levar uma espécie de “reserva” porque as coisas podem ficar mais caras do que o previsto.

PROPAGANDA