Confira essa lista com 7 países dos Balcãs para conhecer – e os atrativos

A península balcânica é uma grande área que fica bem no Sudeste da Europa. Atualmente, é formada por diversos países pequenos. Atualmente, a região ainda é conhecida por suas guerras. Mas, você também encontra atrativos nesses países dos Balcãs para conhecer.

Antes mesmo que você conheça as opções, a nossa dica é que você viaje para lá fora do inverno. Ao passo que a melhor época para ir é no verão, porque isso permite conhecer as incríveis praias que tem por lá. O clima é mediterrâneo.

Sobre o transporte, por lá você pode andar de carro alugado ou de transporte público. Ambos são eficazes e rápidos. Também existem os autocarros, que ligam você, turista, a diferentes países. É uma opção bem interessante também.

Mas, agora, conheça os países mais incríveis de lá para você conhecer na sua próxima viagem.

1 – Eslovênia

Esse país fica bem ali, na Europa Central e fronteira com a Itália. Por isso, pode ser uma ideia para quem vai passar uns dias em solo italiano. Se você acha que a Eslovênia é desconhecida, saiba que a sua capital está entre as mais lindas do mundo, a Liubliana.

Lá tem muitas fontes que atravessam a cidade. Entre os atrativos temos a Ponte Tripla, Castelo da Liubliana e o Museu Nacional de História Contemporânea. Além da capital, temos também Bled, que é uma cidade bem menor, que tem um lago como destaque.

Inclusive, o destaque se dá pelo fato de que o centro fica em uma ilha que tem uma igreja. Tem ainda Piran, com um lindo centro histórico e Maribor, que é a 2ª maior cidade do país, cheia de cavernas e o Castelo de Predjama.

2 – Croácia

E não é só no futebol que a Croácia tem se revolucionado. Esse lugar também está entre os países dos Balcãs para conhecer por motivos bem ilustres. Primeiro, temos as praias e depois, as ilhas. Sua capital é Zagreb, que tem uma arquitetura incrível.

Também é possível conhecer o Parque Nacional Plitvice, que tem lagos e cascatas que mudam de cor. Já na região costeira, no que é chamado de litoral croata, temos os destinos mais buscados por brasileiros, como Krk e Pag.

Dubrovnik também é uma boa opção de roteiro. Tem praias e um centro histórico de deixar qualquer turista de queixo caído. Além disso, tem ruas de mármore, vielas de escadarias, prédios barrocos e igrejas antigas.

países dos Balcãs para conhecer

3 – Bósnia

Bósnia e Herzegovina é mais famosa por seu nome do que pelo lugar em si mesmo. De qualquer modo, é um lugar que está ganhando destaque cada vez mais. Assim sendo, tem uma mistura de várias heranças culturais e religiosas.

Um dos cartões postais do país é a Ponte que foi feita no século XVI e foi reconstruída após os danos da Guerra da Bósnia. Tem ainda o Rio Trebizat e as cachoeiras de Kravice. O centro urbano de Bihac também é uma boa ideia, ainda mais para quem gosta de esportes radicais.

4 – Sérvia

Os brasileiros não precisam mais de visto para visitar a Sérvia. Por isso, desde 2013, esse tem sido um destino certo para muitos turistas. Educação e simpatia são palavras de ordem por lá. Inclusive, em Belgrado, que tem uma vida noturna bem agitada.

A arquitetura é bem variável, sendo que o destaque fica para o medieval Kalemegdan e vai até a moderna Ponte de Ada. Novi Sad é uma cidade incrível, que sofreu bombardeios da Otan durante a Guerra do Kosovo.

Do lado das belezas naturais, temos o Parque Nacional Djerdap, que tem um monte de imagens belas ao redor do rio Danúbio, com rochas em Golubac, uma fortaleza da época medieval.

5 – Montenegro

Podogorica é a capital do país e o maior atrativo desse que outro dos países dos Balcãs para conhecer. O que o viajante pode fazer por lá varia de conhecer o potencial turístico que eles possuem até um litoral que fica no mar Adriático. Budva é o balneário mais famoso.

Outra ideia é a costa montenegrina, que é formada por um vilarejo de Kotor. Por lá você encontra paisagens estonteantes, especialmente no Parque Nacional Durmitor, que tem montanhas, lagos glaciais e a possibilita da prática do rafting.

Descubra 5 países nórdicos para visitar (especialmente para quem viu Vikings)

6 – Macedônia

É aquele país que está bem entre os Balcãs e a Grécia. Por isso, acaba sofrendo influência de ambos os povos. Aliás, a capital é Skopje, que tem pontes antigas, mesquitas e ruínas que vem desde a época dos imperadores bizantinos e turcos. Também possui estátuas modernas.

O país teve um processo de revitalização bem incomum para os países da região. Assim sendo, podemos destacar o Ohrid, que fica as margens da cidade e é um charme à parte. Por lá você encontra fortalezas, igrejas ortodoxas, monastérios e casas sobre morros.

Uma curiosidade é que em Bitola dá para visitar o sítio arqueológico de Heraclea, que foi uma cidade fundada por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande.

7 – Kosovo

E para terminar a nossa lista de países dos Balcãs para conhecer temos Kosovo. Inclusive, o lugar é uma parte da extinga Iugoslávia. É uma região autônoma e independente da Sérvia. Já foi reconhecida como país pela ONU, mas não por outras nações.

Não dá para falar do lugar sem citar a Guerra de Kosovo. Infelizmente, o país ainda não tem muito charme para o turismo. Ainda assim, algumas cidades interioranas são muito agradáveis para serem visitadas. Por exemplo, Prizren e Peja.