Descubra esses 5 motivos para viajar para a Eslovênia

Você já parou para pensar sobre os motivos para viajar para a Eslovênia que você tem hoje à sua disposição? Pode parecer bobagem, mas o destino é sim parte do roteiro de viagens de muitos brasileiros.

E tudo começa pelo fato de que a capital desse país, chamada de Liubliana, foi considerada como a Capital Verde da Europa no ano de 2016. A partir disso, já é possível imaginar os feitos da cidade para ganhar o “prêmio”.

Assim sendo, separamos 5 de todos os motivos para viajar para a Eslovênia que a gente poderia dizer que são os melhores. E, claro, estamos falando mais especificamente da capital do país, que é ponto de parada obrigatório para quem vai passar por lá.

Aliás, antes de qualquer coisa, saiba que hoje em dia não circulam por lá carros pelo centro e a caminhada ou as bicicletas são boas pedidas. Além disso, a cidade foi a primeira a cumprir os padrões do Green Destinations Standard.

1 – Os parques

Os parques da cidade estão entre os principais motivos para viajar para a Eslovênia. E isso você deve considerar agora que está estudando essa possibilidade.

A cidade da Liubliana tem mais do que 560 metros quadrados de área verde espalhadas por toda a região. E isso dá 80 hectares de espaços verdes. Esses lugares foram criados a partir de áreas abandonadas, acredita?

Entre os parques mais famosos da cidade que podem ser citados aqui, temos: o Tivoli Park e o monte Roznik. Além do Sisenski Hrib Landscape Pard e os jardins de Krakovo. Isso sem falar ainda do jardim botânico da cidade, né.

2 – O meio de transporte

Já demos uma palhinha aqui do que são e como são os meios de transporte na Eslovênia, especialmente na sua capita. Mas, vamos lá porque isso merece um tópico à parte.

Com base no Plano de Mobilidade Sustentável, o centro da cidade é considerado uma zona ecológica. E o que isso quer dizer? Que por lá são bem vindos apenas pessoas e ciclistas, além dos animais, claro. Mas, carros, não!

Os carros não têm acesso na cidade, especialmente nas principais ruas do centro. E o motivo para isso é bem claro: dar prioridade para o que é dito como sustentável.

Aí dá para citar as bicicletas públicas, que ficam em estações e os veículos elétricos, além de barcos de passeio nos rios.

5 dicas para fazer uma viagem sustentável em qualquer lugar do mundo

3 – A água

Outro dos motivos para viajar para a Eslovênia tem a ver com a água da Liubliana. Como assim? Calma que vamos explicar isso de forma muito sucinta. A água de lá é uma das melhores de toda a Europa.

E você nem vai acreditar: ela quase não passa pelo tratamento químico, sendo que o motivo para isso é que a cidade estimula o consumo de torneira mesmo.

Inclusive, ao passar pela cidade, muito provavelmente, você vai ver as fontes públicas de água que estão espalhadas pela capital desde o ano de 2008. E você já sabe por quê, não sabe? Estimular a vida saudável para as pessoas e o acesso à água limpa, também.

E sobre a água, saiba que o assunto não para por aqui, não. O Governo local ainda comenta que vai ampliar o número de fontes, que hoje é de 22. Assim sendo, você só tem que ter a sua garrafinha para abastecer de ponto em ponto.

Ah, e tem um último detalhe aqui que você também vai achar incrível. Existe um aplicativo gratuito que é para quem quer encontrar os pontos de águas na cidade. Ele se chama Tap Water Ljubljana e pode ser baixado em celulares com Android.

4 – Os passeios

Você já imaginou como devem ser os passeios na Eslovênia? Calma que a gente te ajuda com isso, também. Existem diversas formas de se divertir no país europeu. E esses tours fazem as pessoas se aventurar por toda a cidade e cultura local, que é sustentável por si só.

Dá para ter tours de bicicleta, de segway ou kavalir (veículos elétricos). Mas, também tem os famosos passeios à pé, que são caminhadas, chamadas de walking tours. E nesses passeios dá para ver toda a cultura local, além da história e arquitetura.

Os brasileiros que passaram por lá e recomendaram a capital da Eslovênia dizem que esse é sim um dos motivos para viajar para a Eslovênia. E isso acontece porque dá para conhecer muita coisa diferente do que temos aqui.

Dá para fazer tour da apicultura, ver fazendas melíferas, toda a tradição dos povos locais e até mesmo passar no Open Kitchen, que é um mercado loca.

5 – As aventuras

Esse tópico até poderia estar junto com o de cima, mas como encontramos muita gente que tem o interesse de ir para lá para se aventurar, separamos em um novo item.

A cidade tem muitas atrações de lazer que tem tudo a ver com os esportes mais radicais, se assim podemos dizer. Além disso, não esqueça de que estamos falando da natureza também, né. Então, temos o que é chamado de ecoturismo.

Entre os passeios mais voltados para essas pessoas estão o standup paddle e o kayaking, que acontece no rio da cidade. Também dá para falar da trilha no Caminho da Lembrança e Camaradagem, além do rafting, tirolesas e pistas de ciclismo.

Tudo isso é o que faz do país um ótimo roteiro de viagens. Inclusive, há motivos para viajar para a Eslovênia para quem gosta de natureza e para quem gosta de aventura, assim como para quem gosta de beleza e descanso.