Conheça as 5 melhores praias de Portugal

As férias estão chegando e você ainda não sabe para onde ir? Já pensou pegar o avião e partir para Portugal? Os brasileiros adoram o país luso porque a língua de lá é muito parecida com a nossa.

Mas, veja bem: há outros milhares de motivos para conhecer e passear em Portugal. Por exemplo, as praias. Isso mesmo! Lá tem praias que valem a pena. Confira algumas delas.

1 – Lagoa do Fogo

O nosso primeiro destino é a Lagoa do Fogo, localizada no centro da ilha de São Miguel – Açores, a 575 metros de altitude, com profundidade máxima de 30 metros.

Ela entra na categoria de praias selvagens, com águas que vão da cor anil à cor turquesa e foi classificada em 1974 como Reserva Natural.

Pensa só o tamanho da beleza? Outra característica desse paraíso é que é um ponto rodeado por uma densa vegetação, de encher os olhos, bem específica dessa região.

Ela ocupa a enorme caldeira do vulcão do fogo.

2 – Praia da Ribeira

No Macedo de Cavaleiros está a praia da Ribeira, que entra na categoria praias de lagoas.

Se você é chegado em esportes com água, não tem erro. Lá tem canoagem e conta ainda com uma estrutura diferenciada.

É possível jogar vôlei em um campo, visitar as barraquinhas de artesanato com produtos regionais, um bar e pontos de apoio.

Para as crianças, há um parque infantil. Bem legal! A praia fica bem pertinho de uma zona enorme biológica, sendo refúgio para muitos bichos selvagens.

3 – Praia do Porto Santo

A próxima parada é a Praia do Porto Santo, situada onde o próprio nome diz, em Porto Santo – Madeira.

São 9 quilômetros de um extenso e contínuo areal de areias finas e douradas, por isso, a praia entra na categoria de dunas.

Essas areias dão o nome ao Porto Santo de “Ilha Dourada” assim como o de “Ilha Morena”.

O que chama bastante a atenção do visitante aqui é o tanto de espécies de plantas indígenas existente. As águas cristalinas são outro diferencial, bem transparentes e morninhas.

4 – Praia de Zambujeira

A praia de Zambujeira do Mar fica em Odemira – Alentejo, e se encaixe em praias urbanas.

Do alto da falésia já é possível ver esse paraíso de arrepiar. A visão é deslumbrante.

O movimento da maré, vezes alta, vezes baixa, deixa descoberta uma grande parte de areia.

Por isso, muitos banhistas vão até essa paisagem. Bom para correr enquanto se olha o mar, bom para tomar sol e para juntar a família para fazer uma refeição bem legal à beira do mar.

5 – Lago de Odeceixe

Outra dica é visitar a Lagoa de Odeceixe, em Aljezur – Algarve, que entra na categoria de praias de arribas.

Aqui tem uma particularidade: uma praia fluvial. É que ela é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, fazendo fronteira natural com o Alentejo.

Quem for consegue nadar na água salgada do mar e na água doce do rio. Possui uma enorme biodiversidade e acaba sendo o habitat privilegiado para as aves.

Se você gostar de natureza, de ver o voo dos pássaros, pode ir até lá, pois é como se fosse um ponto com boas condições para observar esses animais.