As férias estão chegando e você ainda não sabe para onde ir? Já pensou pegar o avião e partir para Portugal? Os brasileiros adoram o país luso porque a língua de lá é muito parecida com a nossa.
Mas, veja bem: há outros milhares de motivos para conhecer e passear em Portugal. Por exemplo, as praias. Isso mesmo! Lá tem praias que valem a pena. Confira algumas delas.
1 – Lagoa do Fogo
O nosso primeiro destino é a Lagoa do Fogo, localizada no centro da ilha de São Miguel – Açores, a 575 metros de altitude, com profundidade máxima de 30 metros.
Ela entra na categoria de praias selvagens, com águas que vão da cor anil à cor turquesa e foi classificada em 1974 como Reserva Natural.
Pensa só o tamanho da beleza? Outra característica desse paraíso é que é um ponto rodeado por uma densa vegetação, de encher os olhos, bem específica dessa região.
Ela ocupa a enorme caldeira do vulcão do fogo.
2 – Praia da Ribeira
No Macedo de Cavaleiros está a praia da Ribeira, que entra na categoria praias de lagoas.
Se você é chegado em esportes com água, não tem erro. Lá tem canoagem e conta ainda com uma estrutura diferenciada.
É possível jogar vôlei em um campo, visitar as barraquinhas de artesanato com produtos regionais, um bar e pontos de apoio.
Para as crianças, há um parque infantil. Bem legal! A praia fica bem pertinho de uma zona enorme biológica, sendo refúgio para muitos bichos selvagens.
3 – Praia do Porto Santo
A próxima parada é a Praia do Porto Santo, situada onde o próprio nome diz, em Porto Santo – Madeira.
São 9 quilômetros de um extenso e contínuo areal de areias finas e douradas, por isso, a praia entra na categoria de dunas.
Essas areias dão o nome ao Porto Santo de “Ilha Dourada” assim como o de “Ilha Morena”.
O que chama bastante a atenção do visitante aqui é o tanto de espécies de plantas indígenas existente. As águas cristalinas são outro diferencial, bem transparentes e morninhas.
4 – Praia de Zambujeira
A praia de Zambujeira do Mar fica em Odemira – Alentejo, e se encaixe em praias urbanas.
Do alto da falésia já é possível ver esse paraíso de arrepiar. A visão é deslumbrante.
O movimento da maré, vezes alta, vezes baixa, deixa descoberta uma grande parte de areia.
Por isso, muitos banhistas vão até essa paisagem. Bom para correr enquanto se olha o mar, bom para tomar sol e para juntar a família para fazer uma refeição bem legal à beira do mar.
5 – Lago de Odeceixe
Outra dica é visitar a Lagoa de Odeceixe, em Aljezur – Algarve, que entra na categoria de praias de arribas.
Aqui tem uma particularidade: uma praia fluvial. É que ela é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, fazendo fronteira natural com o Alentejo.
Quem for consegue nadar na água salgada do mar e na água doce do rio. Possui uma enorme biodiversidade e acaba sendo o habitat privilegiado para as aves.
Se você gostar de natureza, de ver o voo dos pássaros, pode ir até lá, pois é como se fosse um ponto com boas condições para observar esses animais.