Conheça a história do Vale Sagrado dos Incas, no Peru através de 5 povoados

A história do Vale Sagrado dos Incas é muito importante para toda a civilização. Assim, a região foi muito usada pelos incas devido as vantagens geográficas e climáticas. Sobre os incas, o que se sabe é que se tornou o maior império da América pré-colombiana.

Para quem está perdido, a gente vai explicar de forma simples. O Vale Sagrado fica nos Andes Peruanos e é composto por diversos rios que formam pequenos vales. Lá, a gente encontra monumentos arqueológicos e povos indígenas. O assunto de hoje é sobre esses povos.

Só por curiosidade, saiba que o povo inca se estendia por territórios que hoje correspondem a países como Colômbia, Chile e Argentina. Mas, a parte do Vale Sagrado que vamos citar abaixo está toda no Peru.

Os povoados do Vale Sagrado

Como já mencionamos acima, o Vale Sagrado é composto por rios e vales. Assim, tem monumentos, sítios e povos. Logo, atualmente continua sendo um importante centro de produção agrícola. Em 2006 foi declarado como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Outra curiosidade para esse início de texto é saber que Cusco é como uma capital dos Incas. Assim, conta com 300 mil habitantes ao redor e fica a 3.400 metros acima do nível do mar. A cidade foi um centro cultural e administrativo do império inca.

Ainda sobre a história do lugar, saiba que em 1948, Pachacuti chegou ao poder e atribui a organização ao império. Junto com o filho, Tupac Yupanqui, montaram a civilização, que chegou até Quito (Equador) e ao Rio Maule (Chile).

No entanto, os espanhóis queriam tomar Cusco para concluir a dominação da região. Logo, em 1533 começaram as batalhas sangrentas. A resistência terminou em 1572, quando Tupac Amaru I, o último líder inca conhecido, foi capturado e decapitado.

Agora, vamos direto aos povoados que existem no Vale Sagrado.

1 – Pisac

A história do Vale Sagrado dos Incas passa pelo povoado Pisac. Ele fica a 30 quilômetros de Cusco, que é um grande centro do país. Cusco, inclusive, é onde fica a montanha colorida, que tem um topo que alcança 5.000 metros de altitude.

Aqui no blog, por duas vezes, nós já falamos desse lugar. Se quiser, você pode ler mais tarde: “A montanha colorida do Peru vale a pena? Saiba sobre a trilha até o topo da Vinicunca” e “Vinicunca – leia 5 dicas rápidas para encarar essa montanha famosa no Peru”.

Mas, voltando a falar do povoado de Pisac, saiba que esse é um dos centros arqueológicos mais importantes de todo Vale Sagrado. Assim, além de balcões dedicados à agricultura, eles também possuem restos de palácios e templos religiosos dos incas.

2 – Chinchero

O próximo povoado que vamos falar aqui é o Chinchero. Eles possuem mais de 2 mil anos de história. Ou seja, estavam lá antes mesmo do domínio inca. Do lado da história, saiba que esse povo conserva alguns vestígios da antiga civilização.

Por isso, acaba sendo sempre uma boa opção para o turista que busca a história.

3 – Ollantaytambo

Ao lado do Pisac, esse povoado é considerado, atualmente, o mais importante de toda civilização inca. Logo, também conta parte da história do Vale Sagrado dos Incas. Além disso, está a 90 quilômetros de Cusco, sendo considerada uma das poucas cidades incas habitadas.

O lugar tem construções em monumentos e antigos palácios, que é onde vivem os descendentes cusquenhos. Do lado histórico, esse lugar foi usado de forma estratégica para dominação do restante do Vale.

4 – Maras

O 4º povoado que vamos citar aqui são os Maras. Ele tem as salinas, que existem antes mesmo da dominação inca. Além disso, o lugar fica a 40 quilômetros de Cusco e tem atualmente mais de 3 mil pequenas piscinas escavadas na montanha.

Assim, tem um cenário dos mais incríveis. Aliás, essas piscinas servem para a produção.

5 – Moray

Por último, como povoado que conta a história do Vale Sagrado dos Incas, nós vamos citar aqui o Moray. Esse é, na verdade, um sítio arqueológico que se parece com um anfiteatro. Você já deve ter visto essa imagem alguma vez na vida. Ela temanéis circulares.

Assim, estudiosos acreditam que Moray foi centro de investigação inca, onde eram feitos experimentos agrícolas em vários níveis de altura.

história do Vale Sagrado dos Incas

Curiosidade – conheça também sítios arqueológicos em Cusco

Todos esses povoados citados acima estão em regiões mais rurais. No entanto, na área urbana, também em Cusco, você pode ver vários sítios arqueológicos que contam a história inca. Sendo assim, nós trouxemos aqui 3 deles que podem ser vistos em passeios a pé.

Os muros incas – eles ficam no centro de Cusco e estão presentes há minutos da Praça de Armas. Tem um que é o mais visto e procurado: na rua Hatun Rumyioc. Nele tem uma pedra de 12 ângulos, que representa a perfeição da arquitetura inca.

A Sacsayhuaman – é um tipo de fortaleza antiga que fica a 2 quilômetros do centro da cidade. Logo, historiadores contam que ela foi construída por Pachacuti para defender o Império Inca contra as tribos que o ameaçavam. Nesse caso, é preciso de ingresso para entrar.

O Qenko – é um sítio arqueológico que ficam a 6 quilômetros do centro de Cusco. Inclusive, é um local sagrado que tem a ver com a morte. Assim, eles acreditavam que ali eram feitos sacríficos e mumificações.