A montanha colorida do Peru vale a pena? Saiba sobre a trilha até o topo da Vinicunca

Sempre que a gente ouve falar desse lugar, vemos que ele é muito interessante. Talvez pelo ar rarefeito de 5 mil metros de altitude. Ou pelo caminho íngreme. Mas, mais ainda pelo cenário. Por isso, fica a dúvida: a montanha colorida do Peru vale a pena? É isso que vamos estudar.

Para isso, vamos trazer alguns pontos importantes sobre esse cenário de filme que tem no Peru. Inclusive, vamos falar também sobre o caminho até o topo da montanha. Curiosamente, saiba que os guias recomendam mastigar folhas de coca para melhorar a oxigenação.

Sendo assim, para terminar essa introdução vamos considerar os nomes. Como assim? A montanha colorida do Peru também é chamada de Vinicunca, montanha arco-íris ou montanha 7 cores. Mas, no fim das contas, estamos falando do mesmo lugar, ok?

Algumas informações preliminares

Antes de encararmos essa caminhada, vamos considerar uma análise importante sobre o lugar. Primeiro, saiba que conforme estudos, as cores são consequência da oxidação de diferentes minerais. Especialmente, o ferro, magnésio, prata.

O segundo ponto interessante é que o lugar só começou a ser visitado de forma mais intensa a partir de 2010. A partir disso, tornou-se uma das principais atrações turísticas do Peru. O lugar está há 140 quilômetros de Cusco e dá para fazer um bate-volta.

Terceiro ponto: considere que o caminho em direção à montanha vai passar por outra trilha, à direita, que leva ao Vale Vermelho (Valle Rojo). Assim, você também tem a chance de conhecer esse outro ponto turístico incrível do Peru. (Abaixo falaremos dele).

Por fim, sobre a dificuldade da trilha, considere: ela tem 6 quilômetros e não é difícil (exceto no trecho final). Isso tudo é contado pelos brasileiros que passaram por lá. No entanto, a dificuldade acontece devido ao ar rarefeito. Mas, eles afirmam que “a recompensa é grande”.

Ah, sobre o preço do passeio, ele é de 80 soles. Além disso, tem que pagar mais 10 soles para entrar no parque. E se você for visitar o Vale Vermelho, que citamos acima, são mais 10 soles. Logo, temos 100 soles muito bem gastos nessa caminhada.

Entendendo o tour para a montanha

Um pouco antes de respondermos à pergunta sobre se a montanha colorida do Peru vale a pena, vamos falar do tour. Isso porque é preciso contratar o passeio em Cusco ou na internet. Além disso, dá para conseguir nas agências que ficam na Praça das Armas.

Também sobre o tour, considere que durante junho, julho e agosto (alta temporada), o lugar fica cheio de visitantes e você pode ficar sem o passeio. No entanto, a melhor época para ir para lá é de março a setembro, que é período de seca e com pouca chuva.

Outra coisa é saber que algumas empresas oferecem pacotes completos, com alimentação, por exemplo.

Comprado o ingresso, saiba que para visitar a montanha das cores, você vai ter que sair bem cedinho do ponto de partida. Geralmente, as 5 horas ou 6 horas. Depois de 2 horas de estrada, você toma um café em uma cidadezinha à beira da rodovia.

Então, mais 1 hora e 30 minutos de estrada de chão e você chega até os grandes penhascos.

A trilha até o topo da montanha

Agora, esse talvez seja o ponto mais importante para a dúvida sobre se a montanha colorida do Peru vale a pena ou não. Considere que após a descida do ônibus, você tem orientações dos guias e começa a caminhada.

O percurso todo tem 6 quilômetros e com pequenas subidas e descidas. Logo, para quem está preparado não é nada “fora do normal”. No entanto, a questão da altitude pode dificultar a vida de muita gente. Isso porque começa a 4.600 metros acima do mar e vai até 5.000 depois.

montanha colorida do Peru vale a pena
Vinicunca, Cusco Region, Peru. Montana de Siete Colores, or Rainbow Mountain.

Geralmente, os turistas brasileiros dizem que o trecho final é o mais complicado. Isso porque é feito de trilhas menores, com inclinações. “Porém, é o que vai te levar até a cereja do bolo”, eles dizem. Assim, a dica é ir em um ritmo possível, fácil e que permita um passeio sem sustos.

Ainda sobre a trilha, saiba que a qualquer momento dá para “contratar” um cavalo que leva durante o caminho. No entanto, o custo é de 80 soles para ida e volta. O problema está no fato de que ele não vai no último trecho, que é o mais complicado.

IMPORTANTE: Sobre a altitude!

A gente se viu com a necessidade de criar um tópico final para falar sobre a altitude. Isso porque poucos brasileiros sabem a importância disso.

Logo, considere que, com base em estudos, o corpo humano perde 1% da capacidade de respiração a cada 100 metros acima do nível do mar.

Por isso, o topo da montanha colorida, que tem 5.100 metros, diz que o ser humano terá apenas 49% da capacidade normal de respiração. Por isso, a dificuldade no trecho final.

Curiosamente, muita gente comenta que faz o trecho todo, da base até o topo da montanha, em 1 hora e 30 minutos.

Sobre o Vale Vermelho

Como prometemos acima, saiba que o Vale Vermelho também é uma opção interessante de passeio no Peru. Inclusive, dá para fazer esse trecho na volta do topo da montanha colorida. Aliás, isso pode ajudar você a saber se a montanha colorida do Peru vale a pena, também.

Você também pode gostar de ler: Veja o que fazer em Paracas, no Peru – 3 ideias que valem a pena

Essa nova caminhada é bem menor, de 20 minutos ou um pouco mais. E o final você deve imaginar: um vale de cor vermelha. A entrada custa 10 soles, como falamos, mas sempre dá para negociar. A dica é evitar comprar de “estranhos”, que vendem bilhetes falsos.