Veja o que fazer em Paracas, no Peru – 3 ideias que valem a pena

Paracas é um lugar que no Peru. Como boa parte desse país, Paracas tem um destaque cultural muito interessante. Por exemplo, abriga a Reserva Nacional. Mas, não é só isso. Se você pretende visitar a região, descubra o que fazer em Paracas nessa matéria.

Aliás, para os brasileiros que passam por lá, a tradução se dá em “paraíso natural”. Inclusive, isso se explica pelo idioma Quechua, que diz que “Paracas” é algo como “Chuva de Areia”. Interessante, não? Mas, tem mais: a cidade fica na costa sul do Peru.

Atualmente, são apenas 5 mil habitantes e uma distância de 4 horas de Lima, a capital do ônibus, em um passeio de ônibus. Apesar de não ser o destino mais procurado do Peru, Paracas é um mar de opções, ainda mais para quem prefere o turismo natural.

Do lado da história, considere que Paracas foi porto da cidade. Assim, em 1820 atracou muitos navios libertadores a mando do General San Martín. A ação levou à independência do país, que pertencia à Espanha.

O que fazer em Paracas

Bom, deixando de lado a questão histórica, vamos falar logo o que fazer em Paracas na sua próxima viagem ao Peru. Bora lá.

1 – A Reserva Nacional de Paracas

Na introdução da matéria, a gente falou sobre essa reserva. Então, vamos começar por ela. O lugar é incrível. Ele foi criado em 1975 e é um parque que recebe mais de 100 mil visitantes todos os anos.

Para quem conhece o Peru, saiba que esse ponto turístico fica em uma parte mais desértica da costa peruana. Mas, vale a pena porque tem uma grande variedade de aves, como flamingos, pelicanos, pinguins e condores. Além disso, tem os mamíferos, como os leões marinhos.

Outra coisa importante é saber que a reserva oferece vistas bem interessantes, como a da La Catedral, que tem formação rochosa, que foi causada pela erosão do mar e do vento. Dá para ver a La Playa Roja, com areias vermelhas. Por fim, dá para se banhar nas águas do Pacífico.

Ainda sobre a Reserva, saiba que dá para ir através de um tour com agências locais. Geralmente, a duração vai até 5 horas e isso tem um preço de 70 soles. Mas, também dá para ir de bicicleta. O aluguel é de 20 soles o dia todo.

2 – As Islas Ballestas

Agora, também sobre o que fazer em Paracas, vamos falar das ilhas que tem lá. Na verdade, é um conjunto de ilhas rochosas que ficam a menos de 30 minutos da costa da cidade e dá para ir de barco. Elas são vistas com grande importância já que abrigam a fauna e a flora da região.

Então, lá tem muitos mamíferos, aves, peixes, etc.

Inclusive, se você for para a ilha, uma boa ideia é visitar o Candelabro de Paracas. Ele é um desenho ancestral que tem 180 metros de comprimento. Assim, a profundidade é de 1,2 metro. Porém, o significado ainda é um mistério.

Há quem ligue o desenho com as linhas de Nazca.

3 – As atividades esportivas

Uma 3ª ideia do que fazer nessa cidade peruana tem a ver com a prática de atividades físicas e esportivas. Afinal, o lugar é ótimo para o turismo natural. Sendo assim, você pode pensar em andar de buggy e de sandboard nas areias de Paracas.

Outra coisa é sobre voar de parapente ou fazer o kitesurf. Também na água tem a opção do mergulho, para quem quer conhecer as belezas aquáticas do Pacífico. Por último, algo que também tem destaque, é o Tambo Colorado.

Mas, o que seria o Tambo Colorado? É um tipo de passeio de 4 horas por um dos sítios incas mais conservados da região. Esse lugar fica a 1 hora de Paracas e tem uma história que data o século XV. Ele é da época do imperador Pachacuti.

Bônus – se possível, veja o pôr do sol do Pacífico

o que fazer em Paracas

Essa é uma última dica sobre o que fazer em Paracas que só está nessa parte final do artigo porque nem todo visitante vai conseguir realizar. Assim, se você estiver pela região na metade da tarde, uma boa ideia é caminhar na praia.

Apesar de a praia central de Paracas ser tímida, saiba que você poderá se sentar na areia e ver o pôr do sol mais lindo da vida. Afinal, ele fica sobre o Pacífico e resulta em uma cena de cinema ou de Instagram.

Após isso, você também deveria considerar um passeio por um dos restaurantes locais para apreciar a comida local junto com a visão praiana. Aliás, os preços são bem acessíveis, tanto para comidas como para as bebidas.

Bônus 2 – a montanha colorida do Peru

Ainda antes de terminar, considere que você pode pensar em conhecer a Montanha Colorida do Peru. E não pela distância com Paracas, mas sim pelo cenário. O lugar fica a 140 quilômetros de Cusco e permite um passeio do tipo bate-volta.

Além disso, tem a opção de passeio guiado, que parte de 80 soles e inclui café da manhã e almoço. No local, o custo é de 10 soles para entrar no parque. Há ainda a possibilidade de ir de transporte público, que é bem mais lento.

Se você gostou ou se interessou por essa montanha, saiba que temos uma matéria que fala dela aqui no blog. E você pode ler agora mesmo, se quiser.