Vinicunca – leia 5 dicas rápidas para encarar essa montanha famosa no Peru

A Vinicunca é a montanha famosa do Peru que todos conhecem por montanha colorida ou montanha arco-íris. O lugar fica em Cusco, que dá pouco menos de 1h30 de viagem de avião de Lima, a capital do país. Ah, mas também dá para ir de ônibus.

No entanto, a dica aqui não é para saber como você vai chegar até Cusco. Mas, sim vamos falar sobre dicas rápidas para quem quer trilhar o caminho todo, da base até o topo da montanha. A distância é de 6 quilômetros e 5.100 metros de altitude. Por isso, toda atenção importa.

Sendo assim, as principais dicas têm a ver com essa questão da altitude, da respiração. Aliás, mesmo que você tenha uma vida ativa, do ponto de vista físico, considere ler os tópicos abaixo para estar mais preparado para a próxima viagem à Cusco, no Peru.

1 – Lembre-se da altitude

A primeira coisa que a gente deve mencionar aqui tem a ver com os cuidados com a altitude. Isso porque considerar que o topo da montanha só leva 6 quilômetros não basta. Inclusive, a maior dificuldade não está na distância, mas sim na altura.

Quando se chega até o topo, você estará a 5.000 metros acima do nível do mar. Por isso, qual é a dica? Existem várias delas. Mas, uma das principais tem a ver com o “costume” em viver em um nível do mar mais alto do que estamos habituados.

Isso é tão comum e eficaz que até jogadores de clubes de futebol fazem. Você já deve ter ouvido falar disso, não é? Logo, um bom começo poderia ser o de visitar locais como Machu Picchu, que tem elevação menor, se no máximo 2.500 metros de altitude.

Após isso, aí sim dá para ir para Cusco, que tem elevação maior. E, só depois de alguns dias, partir para a montanha.

2 – Você tem pressa do quê?

A próxima dica para encarar essa montanha famosa no Peru que é a Vinicunca tem a ver com o seu tempo. Assim sendo, tem muita gente que quer logo chegar no topo e vai “correndo”. Porém, isso gera um grande problema porque o ar começa a ficar mais raro a cada passo.

Sendo assim, como a gente pode resolver essa questão? Uma boa dica para esse caso é pensar em treinar o seu psicológico. E isso não é complicado se você souber que não está participando de uma corrida e sim fazendo um passeio.

Por isso, leve em conta ir devagar e respirando com muita calma. Até mesmo porque mesmo tendo uma vida física ativa, você poderá ter dificuldades na respiração. Então, concentre-se no caminho, vá com calma e boa aventura.

3 – Aprenda a minimizar os sintomas

Esse tópico é um complemento de tudo o que falamos acima. No entanto, é outra técnica que pode ajudar você nessa caminhada – literalmente falando. Se você não tiver muito tempo para se ambientar com o lugar ou se tiver dificuldades no trajeto, saiba usar opções.

Como assim, usar opções? Lá no Peru você vai encontrar algumas pílulas chamadas de “sorojchi pills”. O que é isso? São pílulas que ajudam você a aliviar os sintomas da altitude. Assim, é um tipo de remédio muito comum no Peru, que serve para o “Mal de Altitude”.

Outra boa dica para manter na bolsa ou na mochila tem a ver com as folhas de coca, que são vendidas em toda parte do país. A ideia é que a mastigação dela ajuda na oxigenação. No entanto, cuidado porque cada pessoa pode responder a isso de uma forma.

4 – Leve a sua alimentação e faça a hidratação

O tópico número 4 também tem o seu nível de importância para quem quer subir até o topo da montanha famosa no Peru, que é a mais famosa de todas. Logo, considere que praticamente todas as empresas oferecem café da manhã antes do começo da caminhada.

No entanto, nem sempre essa única alimentação é suficiente. Por isso, recomenda-se que você tenha na mochila alguns “snacks” ou alimentos que te ajudem a equilibrar essa parte nutricional do corpo. Barras de cereal costumam ser indicadas. E jamais se esqueça da água.

5 – Faça o uso de roupas adequadas

A pergunta é simples: o que você veste quando vai para a praia? Ok, sabemos a resposta. Mas, agora diga: o que você veste quando vai para uma montanha no Peru? Pouca gente tem a resposta certa. Só que nós encontramos.

Assim, o ideal é que se tenha roupas quentes, especialmente se você for para lá nos meses mais frios do ano, como junho e julho. No começo da caminhada, você pode até sentir calor, mas depois vai sentir as mãos geladas. Portanto, lembre-se também das luvas.

O que você tem que saber sobre a montanha colorida do Peru

Se você curtiu essas dicas, ótimo. Com certeza, você vai estar mais preparado para o seu passeio turístico que levará até o cume da montanha. No entanto, pode ser que você ainda não saiba tudo sobre esse trajeto.

montanha famosa no Peru

Por exemplo, você sabia que no meio do caminho dá para ir para o Vale Vermelho também? Ou sabia que dá para comprar o ingresso do passeio pela internet? Aliás, você já se perguntou qual é a melhor época para fazer a caminhada até o topo da Vinicunca?

Considere que montanha famosa no Peru não é das tarefas mais fáceis devido à altitude. De todo mundo, você ter informações importantes como as que vem dessas perguntas acima pode te ajudar a ter um passeio sem sustos.

Por isso, a gente criou uma matéria, que foi lançada no blog ontem, que fala sobre isso: “A montanha colorida do Peru vale a pena? Saiba sobre a trilha até o topo da Vinicunca”. Na matéria, a gente também cita o tempo que demora para fazer a caminhada toda.